Arquivo de setembro 30America/Sao_Paulo 2019

Programa Respeito dá o Tom celebra 2 anos de atuação debatendo “Ação sobre o viés inconsciente”

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 30/set/2019 - Sem Comentários

O Comitê de Igualdade Racial da Águas Guariroba celebrou na ultima sexta-feira o aniversário de 2 anos de criação do Programa Respeito dá o Tom. Com o tema “Ação sobre o viés inconsciente”, o objetivo foi apresentar para os colaboradores uma reflexão sobre situações do cotidiano, em um exercício para reconhecer como o preconceito ainda pode ocorrer de forma velada.

A programação contou com uma apresentação sobre o tema pelas equipes do Comercial e uma roda de conversa pelas equipes de Planejamento, Eficiência Energética e Meio Ambiente. Além das apresentações, também foi exibido um mural de imagens trazendo a história do programa Respeito dá o Tom.

As ações em comemoração ao Respeito dá o Tom foram realizadas na sede Administrativa da Águas Guariroba, ETA Guariroba e Atendimento Central.

“O Programa Respeito dá o Tom foi uma iniciativa do grupo Aegea, que vem dando muitos bons resultados. Ao longo desses dois anos estamos conseguindo provocar sadios diálogos, mudanças de pensamentos, comportamento e empatia através das inúmeras ações realizadas pelos comitês locais e a nível institucional. É gratificante ver o envolvimento das pessoas. O nosso trabalho está apenas começando e seguimos com a certeza de que estamos contribuindo para um Brasil melhor.” destacou a coordenadora do Comitê de Igualdade Racial da Águas Guariroba, Keilla Patrícia Martins.

Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal, o programa Respeito dá o Tom é uma ação de reconhecimento nacional por promover um importante debate sobre a igualdade racial.

“É gratificante saber que ao longo desses dois anos de atuação, o Programa Respeito dá o Tom se tornou uma filosofia dentro da empresa. Nós acompanhamos todo o reconhecimento que o programa trouxe para a empresa em nível nacional, sendo um dos principais destaques na mobilização sobre a igualdade racial. É algo que realmente tem conseguido trazer a reflexão sobre o tema, nos tornando sensíveis a situações que antes não considerávamos impactantes”, disse o diretor.

Respeito dá o Tom

Lançado em setembro de 2017, o Respeito dá o Tom é um programa da Aegea e tem como objetivo a diminuição da desigualdade racial no mercado de trabalho. Para promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares principais: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

A Aegea possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil – uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de direitos humanos e na luta pela igualdade racial da população negra, através da inserção no mercado de trabalho. A certificação significa que a empresa se compromete em realizar ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.

Águas Guariroba divulga trechos em obras de revitalização de rede em Campo Grande

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 23/set/2019 - Sem Comentários

A Águas Guariroba dá continuidade às ações de revitalização da rede de água nas regiões de Campo Grande. A partir desta segunda-feira (23) as equipes da concessionária estarão na Rua Hélio Castro Moura, no trecho entre a Rua Jornalista Leite Neto e Rua Planalto, na região do Jardim Paulista.

As ações de revitalização também estarão na Rua Euclides da Cunha, no trecho entre a Rua Rio Grande do Sul e Rua Goiás, na região do Jardim dos Estados. As obras fazem parte do cronograma da concessionária direcionado para a redução de perdas de água e seguem até a sexta-feira (27).

Já na Rua 14 de julho, as equipes da Águas Guariroba estão finalizando as obras de revitalização de rede, concluindo o trecho da Avenida da Consolação até a Rua Dr. Cavalcante.

Águas Guariroba dá inicio a ações de melhoria no abastecimento de água

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 12/set/2019 - Sem Comentários

Águas Guariroba está trabalhando para garantir a segurança operacional e reforçar o abastecimento de água para todas as regiões de Campo Grande. A empresa registra recuperação gradativa nos níveis dos reservatórios, graças a ações de melhoria e do apoio da população. Porém, até o fim do período de estiagem, a concessionária mantém a atenção e pede a colaboração da população ao adotar medidas de consumo consciente de água.

Campo Grande vem registrando recordes no consumo de água diário pela população, devido a altas temperaturas chegando a 5 graus acima da média por período por mais de cinco dias. Somente nos primeiros dias de setembro deste ano, o campo-grandense consumiu 20 milhões de litros de água a mais por dia em comparação ao mesmo período no ano passado.

A Águas Guariroba realiza investimentos para a melhoria e ampliação no sistema de abastecimento de Campo Grande. No bairro Taveirópolis, foram iniciadas as obras de perfuração de dois poços de captação subterrânea que atenderão cerca de 150 mil moradores da região. Já no bairro Pioneiros, será perfurado um novo poço profundo para ampliar a produção de água, atendendo cerca de 140 mil moradores.

Novos sistemas serão interligados, como dos bairros Novos Estados e Coronel Antonino, Bela Laguna e Caiobá I e Rancho Alegre, Núcleo Industrial e Indubrasil e Carajás e Nort Park. Também está previsto, a instalação de novas unidades de bombeamento nos sistemas Buritis e União e novas válvulas redutoras de pressão (VRPs) serão colocadas nos bairros Atlântico Sul, Coophatrabalho e Nova Campo Grande. O sistema de abastecimento de água de Campo Grande conta com 104 reservatórios espalhados por toda a cidade.

Recomendações para o uso consciente da água:

  • Evite lavar o carro
  • Evite a irrigação de gramas e jardins
  • Evite a utilização da mangueira
  • Evite encher piscinas e banheiras
  • Evite lavar varandas e calçadas
  • Reutilize a água sempre que possível

Águas Guariroba orienta para consumo consciente de água

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 10/set/2019 - Sem Comentários

A Águas Guariroba informa aos moradores da Capital que o fornecimento de água poderá ficar comprometido em alguns momentos do dia. A concessionária pede o apoio da população no consumo consciente de água durante o período de estiagem, utilizando as reservas das caixas d’água principalmente para atividades essenciais. Campo Grande enfrenta um dos piores períodos de estiagem dos últimos anos. As temperaturas continuam acima do normal para esta época, o que faz com o que o consumo de água aumente muito.

Técnicos do Centro de Controle Operacional da concessionária estão monitorando os níveis de reservatórios da cidade e acionando o sistema de contingenciamento – que possibilita a utilização de água de outras fontes, como os poços profundos, para minimizar o impacto à população.

Casos emergenciais receberão o apoio de caminhões pipa. A empresa está à disposição em seus canais de atendimento: 0800 642 0115 ou 115 ou pelo WhatsApp 9 9123-0008. A Águas Guariroba pede a compreensão dos moradores pelo transtorno momentâneo e informa que está trabalhando para minimizar ao máximo o impacto do desabastecimento.

Águas Guariroba prevê ações de melhorias no abastecimento de água

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 10/set/2019 - Sem Comentários

Com temperaturas 5 graus acima da média por período por mais de cinco dias consecutivos, Campo Grande registra recordes no consumo de água diário pela população. Nos primeiros dias de setembro deste ano, o campo-grandense consumiu 20 milhões de litros de água a mais por dia, se compararmos com o mesmo período do ano anterior.

“Estamos com todas as equipes fazendo um trabalho emergencial em termos de reforço no abastecimento, ações de contingenciamento e soluções para aumento da produção de água, porém algumas regiões podem ficar desabastecidas neste período mais crítico”, afirma o diretor executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal. “A Capital está em alerta vermelho, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Defesa Civil. A concessionária pede o apoio da população no consumo consciente de água durante o período de estiagem, utilizando as reservas das caixas d’água para atividades essenciais”, reforça o diretor. “A situação é muito atípica ao que vivemos nos últimos anos e para preparar o sistema para situações como esta, já temos alguns investimentos previstos”, destaca.

Investimentos da Águas Guariroba serão realizados na melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento da Capital. No bairro Taveiropolis serão perfurados dois poços de captação subterrânea, beneficiando aproximadamente 150 mil moradores. No bairro Pioneiros, a concessionária irá perfurar um novo poço profundo, ampliando a produção de água para 140 mil moradores.

Novos sistemas serão interligados, como dos bairros Novos Estados e Coronel Antonino, Bela Laguna e Caiobá I e Rancho Alegre, Núcleo Industrial e Indubrasil e Carajás e Nort Park. Também serão instaladas novas unidades de bombeamento nos sistemas Buritis e União e novas válvulas redutoras de pressão (VRPs) serão colocadas nos bairros Atlântico Sul, Coophatrabalho e Nova Campo Grande. O sistema de abastecimento de água de Campo Grande conta com 104 reservatórios espalhados por toda a cidade.

Confira as regiões que serão afetadas: Alves Pereira, Piratininga, parte do Aero Rancho, Columbia, Anache, Jd. Presidente, Indubrasil, Santa Emília, Portal Caiobá, Tijuca I e II, Centenário, Moreninhas, Giocondo Orsi, Progresso, Mansur, Tiradentes, Flamboyant, Margarida, Estrela do Sul, Otávio Pécora, Coophasul, Laranjeiras, Coophatrabalho, Talismã, Seminário, Norte Parque, Carajás, Santa Luzia, Pioneiros, Campina Verde, Itamaracá, Bálsamo, Marajoara, Los Angeles, Dom Antônio Barbosa, Amambai, Taveirópolis, Coophamat, Aquarius, Rita Vieira, Paulo Coelho e Bela Laguna.

 

Respeito dá o Tom

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 05/set/2019 - Sem Comentários

A Águas Guariroba vem a público manifestar repúdio contra qualquer atitude que ofenda a dignidade da pessoa humana, como a que ocorreu com um de seus profissionais que sofreu discriminação nesta quarta-feira (04/09) durante o exercício de suas atividades. O trabalhador está recebendo da empresa todo o suporte jurídico e psicológico. Sob nenhuma justificativa, qualquer conduta discriminatória será tolerada pela companhia.

Com o programa de igualdade racial Respeito dá o Tom, a Águas Guariroba visa justamente combater o racismo por meio da inserção no mercado de trabalho e ações de conscientização que contribuam para uma sociedade mais justa e diversa.

Racismo é crime.
Denuncie! Disque 100