Arquivo de setembro 21America/Sao_Paulo 2020

Área de preservação com projeto socioesportivo no Jd. Los Angeles recebe plantio de 360 mudas de árvores doadas pela Águas Guariroba

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/set/2020 - Sem Comentários

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Águas Guariroba e o Projeto Socioesportivo Coruja, realizaram o plantio de 360 mudas de espécies nativas do cerrado na área de preservação permanente (APP) onde fica a sede do projeto, no Jardim Los Angeles, região sul de Campo Grande. A ação foi realizada no domingo (20), utilizando todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus, contando com a participação de alunos do projeto e da comunidade do entorno.

De acordo com Celso de Oliveira, presidente do Projeto Coruja, a sede do projeto conta com 57 mil metros quadrados de área de preservação e ações comemorativas como o plantio de mudas ajuda a despertar na comunidade a consciência ambiental. “Atendemos mais de 300 pessoas em nosso projeto e de 2018 para cá temos a parceria com a Águas Guariroba na doação de mudas para ações como esta que ajudam a desenvolver a cultura ambiental entre os moradores. Ficamos muito felizes em contar sempre com o apoio da concessionária”, destacou Celso.

Willian Carvalho, gerente de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, destaca que o Projeto Coruja é uma dessas iniciativas que envolvem a comunidade e que merecem toda a admiração. “E a empresa, observando a seriedade deste trabalho, busca sempre que possível, firmar parcerias. Além de proporcionar atividades esportivas aos adolescentes da periferia, também estimula os jovens com questões voltadas a preservação do meio ambiente, com o plantio de mudas”, lembrou. “Como um dos objetivos da Águas Guariroba com o  viveiro de mudas  é recuperar as áreas degradadas, a empresa não poderia ficar de fora dessa ação, que culmina com o Dia da Árvore e que contribui com a educação ambiental dos jovens, recuperação da área do entorno do projeto  e aproximação da comunidade”, completou.

O Projeto Coruja é ligado à Central Única de Favelas (CUFA) e oferece atividades para a comunidade como: beach tennis, futvôlei, vôlei de praia, treino funcional, basquete, basquete street, zumba, judô, tênis de mesa, calistenia e atletismo.

Manutenção emergencial em sistema de bombas hidráulicas poderá afetar abastecimento em bairros da Capital, informa concessionária

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 18/set/2020 - Sem Comentários

A Águas Guariroba realiza desde a manhã desta sexta-feira (18/09) uma manutenção emergencial no sistema de abastecimento do poço da região das Moreninhas.  A manutenção é devido a substituição de uma bomba hidráulica que compõe o sistema operacional da captação subterrânea.

Técnicos da empresa já estão trabalhando na recuperação dos equipamentos para a retomada do fornecimento de água. Além da região das Moreninhas, os bairros Paulo Coelho Machado e Dom Antônio Barbosa poderão ter oscilação no abastecimento durante o período da manutenção devido a utilização dos sistemas de contingenciamento. A previsão é que a retomada do fornecimento ocorra de forma gradativa a partir de domingo (20).

A Águas Guariroba pede a compreensão da população e orienta sobre o consumo consciente, utilizando as reservas de caixas d’água para atividades essenciais.

A equipe de atendimento da concessionária está à disposição no telefone 0800 642 0115 (24h) ou pelo WhatsApp 67 9 9123-0008 (segunda a sexta, das 7h às 22h. A empresa tem ainda o aplicativo Águas App, disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Águas Guariroba realiza manutenção emergencial no sistema de abastecimento de água em bairros de Campo Grande

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 12/set/2020 - Sem Comentários

A Águas Guariroba informa que, devido à manutenção emergencial no sistema de abastecimento neste sábado (12), o fornecimento de água poderá sofrer oscilações em algumas regiões de Campo Grande. A concessionária reforça que, neste período atípico de temperaturas elevadas e umidade baixa, em índices não registrados na Capital há mais de 20 anos, tem influenciado diretamente no alto o consumo de água e também nas operações de manutenção.

Veja aqui a lista de bairros.

De acordo com os institutos meteorológicos, a estimativa é de que as altas temperaturas e o clima seco ainda continuem ao longo da semana.

“As atuais condições climáticas ainda permanecerão pelos próximos dias. Seguiremos com as temperaturas elevadas e umidade do ar abaixo de 15%, registrando picos de índices que não tínhamos há mais de 20 anos. Após esse período, poderemos perceber uma umidade do ar mais elevada e temperaturas mais amenas e até chuvas não volumosas.”, destaca o meteorologista Natálio Abraão.

Neste cenário, a Águas Guariroba reitera a importância do consumo consciente neste período, utilizando as reservas de caixas d’água principalmente para atividades essenciais. As equipes da concessionária estão atuando nas regiões e a previsão é de que o fornecimento retorne gradativamente.

A orientação é uma medida preventiva, principalmente durante o período de pandemia, em que as autoridades de saúde orientam para que todos permaneçam em casa. Evite o uso da mangueira para lavagem de carros, irrigação de granas e jardim, lavagem de varandas e calçadas, evite também encher piscinas e banheiras e procure reutilizar a água sempre que possível.

A Águas Guariroba monitora todo o sistema de abastecimento de Campo Grande através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população. A Capital conta com um sistema de contingenciamento – que possibilita a utilização de água de outras fontes, como poços profundos, para minimizar o impacto da estiagem à população.

A empresa está à disposição em seus canais de atendimento: 0800 642 0115 (24 horas) ou pelo Whatsapp 9 9123 0008 (segunda à sexta, das 07h às 22h).

Com calor intenso e clima seco, Águas Guariroba reforça orientações para consumo consciente de água

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 11/set/2020 - Sem Comentários

A Águas Guariroba segue trabalhando para garantir a segurança operacional e reforçar o abastecimento de água para todas as regiões de Campo Grande. Com o período de estiagem, a cidade tem registrado nas últimas semanas, temperaturas elevadas com clima seco e umidade baixa, em índices não registrados na capital há mais de 20 anos, o que tem feito com que o consumo de água aumente muito.

 

Neste cenário, a Águas Guariroba reitera o pedido de apoio da população nas ações de consumo consciente durante o fim de semana e nos próximos dias, utilizando as reservas de caixas d’água principalmente para atividades essenciais. De acordo com os institutos meteorológicos, a estimativa é de que as altas temperaturas e o clima seco ainda continuem ao longo desta a primeira quinzena de setembro.

 

“As atuais condições climáticas permanecerão por aproximadamente mais 6 dias, onde já poderemos perceber uma umidade do ar mais elevada e temperaturas mais amenas e até chuvas não volumosas. Mas até lá, seguimos com as temperaturas elevadas e umidade do ar abaixo de 15%, registrando picos de índices que não tínhamos há mais de 20 anos”, destaca o meteorologista Natálio Abraão.

 

A orientação é uma medida preventiva para ajudar a manter os níveis dos reservatórios, principalmente durante o período de pandemia, em que a orientação das autoridades de saúde é para que todos permaneçam em casa. Evite o uso da mangueira para lavagem de carros, irrigação de granas e jardim, lavagem de varandas e calçadas, evite também encher piscinas e banheiras e procure reutilizar a água sempre que possível.

 

A Águas Guariroba monitora todo o sistema de abastecimento de Campo Grande através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população. A Capital conta com um sistema de contingenciamento – que possibilita a utilização de água de outras fontes, como poços profundos, para minimizar o impacto da estiagem à população.

 

A empresa está à disposição em seus canais de atendimento: 0800 642 0115 (24 horas) ou pelo Whatsapp 9 9123 0008 (segunda à sexta, das 07h às 22h).

Águas Guariroba orienta para consumo consciente de água

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 04/set/2020 - Sem Comentários

A Águas Guariroba pede o apoio da população no consumo consciente de água durante o feriado prolongado em período de estiagem, utilizando as reservas das caixas d’água principalmente para atividades essenciais.

Recentes casos de furtos de cabos de energia de equipamentos da rede de abastecimento têm prejudicado o bom funcionamento do sistema, que ainda se recupera da ocorrência. Além disso, Campo Grande tem registrado uma estiagem bastante severa aliada a altas temperaturas, o que tem feito com o que o consumo de água aumente muito.

A orientação é uma medida preventiva que ajuda a manter os níveis dos reservatórios, principalmente neste período de pandemia, em que a orientação das autoridades de saúde é para que todos permaneçam em casa. A recomendação é de evitar o uso da mangueira para lavagem de carro, irrigação de gramas e jardins, lavagem de varandas e calçadas, evitar encher piscinas e banheiras e reutilizar a água sempre que possível.

A Águas Guariroba monitora todo o sistema de abastecimento de Campo Grande através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população. A Capital conta com sistema de contingenciamento – que possibilita a utilização de água de outras fontes, como os poços profundos, para minimizar o impacto a estiagem à população.

A empresa está à disposição em seus canais de atendimento: 0800 642 0115 ou pelo WhatsApp 9 9123-0008. A Águas Guariroba reitera o pedido de apoio da população durante a falta de chuva e calor intenso.

Furto de cabos de energia do sistema de água provoca oscilação no abastecimento em bairros nesta quinta

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 03/set/2020 - Sem Comentários

A Águas Guariroba realiza desde a madrugada desta quinta-feira (03/09) uma manutenção emergencial no sistema de abastecimento localizado no bairro Pioneiros devido a um furto de cabos de energia no local.  O suspeito do furto foi encontrado próximo à unidade, com queimaduras pelo corpo e fraturas provocadas pela descarga elétrica. Equipes do SAMU foram acionadas e fizeram o resgate. O homem foi encaminhado para a Santa Casa.

Técnicos da empresa já estão trabalhando na recuperação dos equipamentos para a retomada do abastecimento de água. A normalização do sistema deverá ocorrer de forma gradativa e poderá levar até 24h para restabelecer o abastecimento.

Veja aqui a lista dos bairros afetados.

Somente nos últimos três meses, já foram registradas 14 ocorrências de furtos de cabos de energia em unidades de abastecimento de água da concessionária. No caso ocorrido hoje no bairro Pioneiros, a polícia já foi acionada e está investigando o incidente.

A Águas Guariroba pede a compreensão da população e orienta que a água dos reservatórios internos e caixas d’água seja utilizada para atividades essenciais neste período, praticando o consumo consciente.

A equipe de atendimento da concessionária está à disposição no telefone 0800 642 0115 (telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp 67 9 9123-0008. A empresa tem ainda o aplicativo Águas App, disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Novo poço do Paulo Coelho Machado reforça abastecimento para mais de 17 mil residências na região

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 02/set/2020 - Sem Comentários

A Águas Guariroba vem investindo nas ações de ampliação do abastecimento de água em Campo Grande. Na região do Paulo Coelho Machado, setor sul da cidade, já está em fase de operação um novo poço, garantindo qualidade e maior segurança operacional para o abastecimento de água em Campo Grande. A obra de implantação, iniciada em maio de 2020, contou com um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões pela concessionária.

A implantação do poço, é mais um importante investimento que beneficiará cerca de 17,5 mil residências da região direta e indiretamente. O novo poço conta com uma profundidade de perfuração de 550 metros e estimativa de vazão de água de 230 m³/ hora.

Para o gerente de operações da Águas Guariroba, Ítalo de Souza, a implantação do novo poço na região do Paulo Coelho Machado amplia as ações voltadas ao abastecimento da cidade e também capacidade de produção de água.

“Esse projeto trará melhorias para o abastecimento da região Sul de Campo Grande proporcionando flexibilidade operacional e qualidade na prestação do serviço à população”, destaca o gerente.

Além do bairro Paulo Coelho Machado, também serão beneficiados os bairros: Moreninhas, Cidade Morena e Jardim Novo Século. A implantação do novo poço trará melhorias no abastecimento de água para os moradores de Campo Grande.

Já em operação, poço do Pioneiros amplia abastecimento de água em Campo Grande

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 01/set/2020 - Sem Comentários

A região do Pioneiros, setor sul de Campo Grande, está recebendo melhorias em seu sistema de abastecimento de água. A obra de implantação de um poço, anunciada pela Águas Guariroba em setembro de 2019, contou com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões pela concessionária, garantindo qualidade e maior segurança operacional para o abastecimento de água em Campo Grande.

A obra conta com uma vazão de mais de 400 m³/ hora e é mais um importante investimento que beneficiará mais de 20 bairros da Capital, atendendo 90 mil moradores da região, direta, e indiretamente.

Para o gerente de operações da Águas Guariroba, Ítalo Souza, a implantação do novo poço na região do Pioneiros amplia as ações voltadas ao abastecimento da cidade e também capacidade de produção de água.

“Quando falamos em qualidade na prestação de serviço à população, estamos nos referindo também aos investimentos voltados para o aumento da capacidade de produção de água. A implantação do poço na região do Pioneiros é um investimento que trará melhorias nos sistemas de abastecimento de nossa cidade, proporcionando maior segurança operacional” destaca.

Entre os principais bairros beneficiados pelo novo poço estão: Botafogo, Morenão, Nashville, Guanandy II, Jardim das Hortências, Jardim Aero Rancho, Village Parati, Jardim Radialista, Jardim Centenário, Jardim Manaíra, Vila Maciel, Vila Adelina, Jardim Colonial, Jardim Agulhas Negras, Jardim Botanico, Vila Aimoré, Atlantico Sul e Jardim das Nações.

Indiretamente, também serão beneficiados os bairros: Los Angeles, Ramez Tebet, Morada do Sol, Uirapuru e Macaúbas. A implantação do novo poço no bairro Pioneiros trará melhorias no abastecimento de água para os moradores de Campo Grande.

Atendimento em água

Campo Grande é uma das capitais do Brasil com o melhor índice de atendimento total de água de acordo com o Ranking de Saneamento Básico 2020 do Instituto Trata Brasil. A capital sul-mato-grossense é uma das cidades que já atinge 100% dos indicativos de universalização dos serviços de água, superando a média nacional de 83,6%.

Além do atendimento em água, Campo Grande é também a capital com o menor índice do Brasil. Este ano, enquanto a média nacional de perdas de água registrou o índice de 38%, na Cidade Morena o índice é de 19%, conforme o ranking.