Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 29/jan/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba concluiu nesta semana as obras de reforma direcionadas à produção de água nas Estações de Tratamento de Água (ETA) em Campo Grande. Na ETA Guariroba, foi concluída a reforma dos decantadores da estação, responsáveis pela separação de resíduos sólidos contidos na água bruta durante o processo de tratamento.
Iniciada no ano passado, a concessionária vem desenvolvendo um cronograma de reforma das estruturas de cada ETA, trazendo melhorias para o sistema de produção e tratamento de água. As reformas visam a segurança operacional das etapas de tratamento de água garantindo a qualidade da água que chega nos imóveis em Campo Grande.
Para o supervisor de produção de água da ETA Guariroba, Paulo Ricardo Nery, as reformas tem como objetivo manter a eficiência das etapas no tratamento de água da estação, refletindo diretamente na qualidade da água que chega à população.
“Com a conclusão da reforma dos decantadores e floculadores da ETA Guariroba, garantimos a integridade das estruturas e a segurança operacional de cada etapa do tratamento de água. Além da reforma estrutural, realizamos a mudança na cortina de entrada dos decantadores, evitando a quebra do flóculos e conseqüentemente melhores resultados nas próximas etapas, sempre visando garantir a qualidade da nossa água tratada”, destaca o supervisor.
Com um volume diário de água tratada de 114 mil m³ a ETA Guariroba também reformou os filtros da estação de tratamento. As obras consistem na reforma total dos filtros, onde são substituídos todos os materiais e estruturas por materiais mais modernos com melhor performance de filtração e mais qualidade.
Também como parte do cronograma de melhorias, as Estações de Tratamento de Água (ETA) Guariroba e Lageado da Águas Guariroba receberam novos equipamentos para o processo de tratamento de água em Campo Grande. Cada estação passa contar com um gerador responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento. Com os novos geradores, a produção do hipoclorito torna-se imediata e sem a necessidade de aquisição externa, deixando mais dinâmicas as etapas de tratamento de água.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 19/jan/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba manteve o Selo Safeguard, emitido pela organização internacional Bureau Veritas S.A, após auditoria de manutenção realizada ontem (18) na sede da concessionária em Campo Grande. A continuidade do selo representa a certificação que a empresa cumpre os protocolos de proteção e prevenção no combate ao coronavírus.
Esta é a terceira inspeção, de um total de quatro por ano, que integram o cronograma de auditorias do Selo Safeguard. As auditorias são realizadas para avaliar a manutenção das medidas de biossegurança adotadas dentro da empresa.
Para o gerente de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, a manutenção do selo Safeguard reforça o compromisso da concessionária com as medidas de adequação e segurança no enfrentamento à pandemia do novo coronavirus.
“Desde o início da pandemia, a concessionária buscou reforçar as medidas de biossegurança proporcionando um ambiente seguro para colaboradores e clientes. A manutenção do selo representa o comprometimento da concessionária com as normas de segurança e também a saúde da população”, destacou Fernando.
Entre as principais adequações e medidas adotadas pela Águas Guariroba estão: Balcões de atendimento ao público com proteção de acrílico, uso obrigatório de máscaras nos prédios da empresa, sinalizações de distanciamento seguro instaladas nos pisos, regras de higienização de equipamentos e veículos estabelecidos para as equipes. Também foram realizados treinamentos para os colaboradores e a saúde de todos é monitorada diariamente pela área de segurança do trabalho. Essas e outras medidas garantiram à Águas Guariroba a conquista da certificação Safeguard, após auditorias realizadas na sede administrativa e na loja de atendimento central, seguindo a todos os protocolos internacionais de biossegurança.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 13/jan/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba finalizou nesta semana a troca do reservatório de água localizado no bairro Aero Rancho II. A troca faz parte da substituição de 16 reservatórios metálicos localizados nos bairros de Campo Grande. A ação, iniciada em agosto do ano passado, tem como objetivo a troca completa de todos os reservatórios responsáveis por auxiliar as ações de abastecimento de água nas regiões da cidade.
As equipes de engenharia coordenam a substituição das estruturas, que passaram por uma vistoria técnica para dar início a troca. O objetivo é garantir a segurança operacional na reservação de água e das ações de abastecimento de água nas regiões de cada reservatório. Os reservatórios variam de capacidade, possuindo de 30 mil litros até 500 mil litros para reserva de água dependendo de cada bairro.
A troca dos reservatórios ocorrerá nos seguintes bairros: Condomínio Jardim do Lago, Recanto dos Pássaros, Chácara das Mansões, Jardim Centro Oeste, Aero Rancho, Chácara dos Poderes, Colibri, Jardim Columbia, Otavio Pécora, Rochedinho, Carandá II, Jardim Anache, Talismã e na Estação de Tratamento de Esgoto Imbirussu.
Outros dois reservatórios já foram concluídos, sendo eles no Recanto dos Pássaros (50 mil litros) e na ETE Imbirussu (130 mil litros).
“A troca dos reservatórios metálicos nos bairros de Campo Grande é um importante investimento da Águas Guariroba direcionado para a melhoria nos serviços de fornecimento de água. Dessa forma, intensificamos as ações abastecimento nas regiões e a segurança operacional de cada estrutura”, destaca o coordenador de engenharia da Águas Guariroba, Murilo Siqueira.
Além da troca dos reservatórios, a Águas Guariroba vem realizando diversas obras voltadas para a produção de água e também abastecimento. Entre as principais ações estão: Reforma total dos filtros da ETA Guariroba, substituindo por materiais mais modernos com melhor performance de filtração e mais qualidade, modernização das captações artificiais, e reforma das margens esquerda e direita do vertedouro da Barragem Guariroba.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 12/jan/2021 - Sem Comentários
“Eu sempre gostei de mexer com máquinas. Desde criança já me interessava. Eu sabia desde o início que haveriam os contras, mas nunca abaixei a cabeça”. É com essa determinação, semelhante a um mantra, que a operadora de máquinas da Águas Guariroba, Joselaine Rodrigues de Camargo, a Josy, inicia a sua rotina no setor de operações da Central de Beneficiamento da concessionária.
Josy é responsável por operar veículos de grande porte como pás carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões e é a primeira colaboradora da concessionária a atuar em uma área operacional até então formada apenas por homens. Ciente deste cenário, Josy sabe que representa uma quebra de tabu e uma mudança de visão que as empresas vem adotando no enfrentamento ao preconceito e à desigualdade.
“Eu acho que estou quebrando um tabu para questões como ‘a mulher não pode’ ou ‘a mulher não consegue’ e fico muito feliz por trazer essa representação. Confesso que não é fácil, desde a habilitação foi uma luta. Ouço histórias de mulheres que desistiram do sonho por conta do preconceito, e é realmente difícil, mas não podemos desistir. Existem diversas mulheres que hoje estão buscando capacitação, se especializando e estão cada vez mais procurando o seu lugar no mercado de trabalho” diz.
“Já houve situações em que me disseram para procurar outra área ou que não era serviço para mulher. Eu não abaixava a cabeça. Sempre tive o sonho de trabalhar com máquinas pesadas e tinha consciência que enfrentaria situações desse tipo”, recorda Josy, ao lembrar como foi enfrentar a resistência de funcionários homens nos primeiros empregos.
Para Josy, o trabalho realizado pela concessionária no desenvolvimento de programas no enfrentamento ao preconceito foram essenciais para esta nova realidade. O apoio de supervisores e dos colegas de trabalho também ajudaram Josy desde o início e hoje são um incentivo para o crescimento profissional. “A Águas Guariroba tem uma visão de enfrentamento ao preconceito e me acolheu desde o início. É uma experiência nova. Sou grata a toda a equipe que me acompanhou e se propôs a me ajudar”, destaca.
Um dos maiores presentes está no reconhecimento recebido até mesmo nas ruas durante o trabalho. “É algo novo para mim. Já teve situações em que durante um atendimento na rua, algumas mulheres me chamaram para tirar fotos e elogiar o meu trabalho e a minha representação. Isso é algo gratificante e que me motiva muito”, diz Josy.
Para o supervisor de operações da Central de Beneficiamento, Agmar da Penha Lage, um dos responsáveis pela contratação de Josy, a concessionária busca cada vez mais ampliar a visão sobre a capacitação profissional, independente de gênero e enfrentando o preconceito. “O primeiro contato com a Josy foi através de uma empresa prestadora de serviços para a concessionária. A pro atividade apresentada por ela nos chamou a atenção. Quando surgiu a oportunidade de operação de máquinas, levei a sugestão para coordenadores e gerentes e logo a procuramos de imediato”, lembra Agmar. “Este é um passo para que possamos contratar mais colaboradores para uma área em que hoje temos muitas mulheres capacitadas. É importante para a empresa e destaca a visão em relação a capacitação do profissional”, ressalta o supervisor.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 12/jan/2021 - Sem Comentários
Termina na próxima sexta-feira (15) o prazo para as inscrições do programa de trainee 2021 da Aegea, uma das maiores empresas de saneamento privado no país. O objetivo é recrutar jovens recém-formados de todo o Brasil, para um intensivo programa de 18 meses de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para compor a liderança da empresa.
Todo o processo de seleção, da inscrição às dinâmicas, será online. Candidatos de todo o país podem participar desde que formados entre dezembro de 2016 e dezembro 2019, com bacharelado nos cursos de Engenharias, Matemática, Estatística, Ciências Econômicas, Sistemas da Informação, Ciências da Computação e Análise de Sistemas. Ter disponibilidade para viagens e mobilidade para mudar para qualquer cidade e/ou estado, domínio do pacote Office e inglês intermediário são os demais requisitos para participar da seleção. As inscrições podem ser feitas até pelo site aegea.across.jobs .
“Preparar jovens, em início de carreira, para atuar em um setor que vem crescendo e com grandes desafios é um dos maiores benefícios do programa de trainee da Aegea. Estamos em plena expansão, em 2021 passaremos a atender mais de 11 milhões de pessoas em 126 municípios, e temos uma cultura alicerçada na diversidade, no aprendizado contínuo e na inovação para trazermos cada vez mais eficiência ao setor e reverter o déficit do saneamento básico”, afirma Fernando Carneiro, gerente de recursos humanos da Aegea Saneamento.
O processo seletivo será dividido em seis etapas. Após a análise curricular, os candidatos selecionados passarão por testes online e em seguida, participarão do game Repense, de uma dinâmica de grupo e passarão pela etapa que consiste em entrevista por vídeo com a área de recursos humanos. Os finalistas seguem para um painel e entrevista com o gestor.
Em sua 5ª edição, o programa de trainee da Aegea tem abrangência nacional e contará com 20 vagas. Durante o período, os trainees ficarão em rodízio por diversas áreas da companhia, em diferentes unidades, podendo ser transferido para atuar em qualquer uma das regiões onde a empresa está presente.
Esse rodízio permitirá ao trainee identificar as diferentes realidades e desafios da empresa, conhecer as pessoas e as áreas e a entender de que forma eles se conectam com o propósito da Aegea, de movimentar vidas promovendo mais dignidade e saúde para a população das cidades onde presta serviços de saneamento básico.
Em pouco mais de 10 anos de criação, a Aegea Saneamento vem construindo uma história de sucesso e parte fundamental dessa trajetória vem de sua governança e do reconhecimento do capital humano como um importante ativo. Em 2014 criou a Academia Aegea, seu núcleo de educação corporativa e que oferece diversos cursos, capacitações e treinamentos para seus colaboradores, iniciativa que também fará parte do dia a dia dos trainees.
Dentre os diferenciais da companhia está o “Respeito Dá o Tom”, programa de diversidade e igualdade racial da Aegea lançado em setembro de 2017. A iniciativa conta com três pilares principais – empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento – promove a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos e fomenta ações que contribuam com a educação e conscientização em prol do combate à discriminação racial.
O salário é compatível com a posição e, entre os benefícios, a empresa oferece participação nos lucros, assistência médico-odontológica, seguro de vida, vale alimentação e transporte.
SOBRE A AEGEA
A Aegea Saneamento é uma companhia brasileira que gerencia ativos de saneamento por meio de suas concessionárias em diversos estados do País e atua como administradora de concessões públicas. A empresa atende 8,9 milhões de pessoas em 57 municípios de doze estados brasileiros. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/ .