Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 31/mar/2021 - Sem Comentários
O Programa Afluentes, realizado pela Águas Guariroba, se reuniu na segunda-feira (29) com moradores da região do Rita Vieira. A reunião em formato online, contou com a participação de lideranças de bairros da região e do gerente regional de responsabilidade social da Águas Guariroba, William Carvalho. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre os serviços de água e esgoto e também o andamento das recentes obras de implantação de rede de esgoto na região.
Para o gerente de responsabilidade social, William Carvalho, o Programa Afluentes é uma iniciativa importante da concessionária buscando aproximar a empresa aos moradores de Campo Grande, buscando levar um atendimento imediato aos bairros, assim como tirar dúvidas. Mesmo em tempos de pandemia, as reuniões não pararam, se adaptando ao formato online para se reunir com os moradores participantes do programa.
“O Programa Afluentes tem um papel muito importante, aproximando a empresa e a comunidade através dos líderes comunitários. A reunião de hoje foi muito positiva já que tratamos de assuntos importantes sobre conexão e utilização correta da rede de esgoto”, destacou William.
“A reunião foi produtiva e pudemos esclarecer dúvidas em relação a diversos serviços e também sobre a disponibilidade da rede de esgoto no bairro. A concessionária é uma grande parceira por realizar este projeto que traz para perto os moradores e dessa forma busca atender as necessidades de cada região da cidade”, disse Yara Alves Leite de Freitas, presidente da Associação de Moradores do Bairro Rita Vieira.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 22/mar/2021 - Sem Comentários
Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água traz a reflexão sobre os avanços do saneamento e o acesso à esse serviço pela população em todo mundo. Dados do Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que cerca de 83,7% dos brasileiros tem acesso à água tratada e 54,1% tem acesso à coleta de esgoto, números preocupantes que aumenta o desafio em ampliar a inclusão aos serviços essenciais de saneamento.
De acordo com o presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a concessionária, vem investindo em recursos direcionados a ampliação do acesso ao saneamento em Campo Grande e o ranking representa resultado dessas ações.
“Devemos fazer uma reflexão nesta data sobre o bem essencial que a água representa, principalmente sobre preservá-la e olhando para o futuro. Atualmente Campo Grande alcançou mais de 80% de cobertura em serviços de esgoto, saindo dos 29% desde que assumimos a concessão. No abastecimento de água, chegamos ao patamar da universalização dos serviços na Cidade Morena. Tudo isso é resultado de ações positivas que refletiram diretamente nos índices que apresentam o cenário de saneamento em Campo Grande”, destaca Themis.
Completando mais de 20 anos de atuação, a Águas Guariroba vem atuando para garantir os avanços nas ações de saneamento em Campo Grande. De acordo com o Ranking de Saneamento Básico 2021, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Trata Brasil, Campo Grande continua entre as cinco melhores cidades com o menor índice de perdas de água, sendo a única capital brasileira entre as colocadas.
Enquanto a média nacional de perdas de água é de 35,66%, na Cidade Morena o índice é de 19,97%, conforme o ranking. Estas perdas são, na maioria das vezes, devido a vazamentos, furtos, roubos ou erros de medição. Este é o quinto ano consecutivo que Campo Grande está entre os cinco municípios com o menor índice de perdas de água.
Este ano o Ranking do Saneamento traz pela primeira vez a classificação do Índice de Perdas Volumétricas, que avalia a quantidade de litros de água perdidas por dia por ligação. O cálculo incorpora o volume de perdas ao número de ramais de ligações de água dos usuários. Em áreas urbanas, que possuem densidade de ramais, esse indicador pode traduzir melhor a quantidade de água perdida, uma vez que os vazamentos de água ocorrem, de 80% a 90%, nos ramais. Para este índice, Campo Grande também está entre as cinco primeiras cidades com indicadores positivos. Enquanto a média nacional de perdas volumétricas é de 454,75 Litros/ ligação-dia, a capital sul-mato-grossense possui o índice de 119,85 Litros/ ligação-dia.
“Investimos em novas tecnologias de monitoramento voltadas a redução de perdas de água. Para chegarmos a esses índices foram aplicadas, maior dinâmica para atendimento a reparos e vazamentos e um cronograma de revitalização da rede de água em setores da cidade, que somaram aproximadamente 18 quilômetros de rede revitalizada” ressalta o presidente.
Campo Grande conta com um índice de abastecimento considerado universalizado. Já a disponibilidade de rede de esgoto conta com o índice de mais de 80% da cidade, sendo que 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente.
Sustentabilidade e Saneamento
A Águas Guariroba conta com um Viveiro Mudas destinado às áreas de mananciais na região do Guariroba e Lageado. No projeto são produzidas e doadas mudas nativas do cerrado para produtores rurais, contribuindo para a preservação das áreas de mananciais.
Em quase 11 anos do projeto, a Águas Guariroba já fez a doação de mais de 40 mil mudas de árvores nativas para produtores rurais participantes do Programa Manancial Vivo. As mudas são produzidas no viveiro da concessionária, mantido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles.
Na área operacional, a Águas Guariroba realizou ações direcionadas à expansão e segurança dos serviços de saneamento de Campo Grande. Entre as ações, estão obras de ampliação nas estações elevatórias, melhorias no sistema de captação de água e nos reservatórios localizados nos bairros da cidade.
Ao todo, quatro estações elevatórias de esgoto foram ampliadas. Na região do bairro Lageado, a estação ampliou a sua capacidade de atendimento para 1290L/s, enquanto na região do bairro Marcos Roberto, próximo a Avenida Ernesto Geisel, a estação ampliou para 840 L/s a sua capacidade de atendimento. Com as melhorias, as estações estão preparadas para garantir a expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da capital. Já as estações localizadas nos bairros Jardim Noroeste e Jardim Aero Rancho, receberam novos geradores garantindo a operação continua e preventiva nas ações de coleta de esgoto nos bairros.
A Águas Guariroba também contou com obras de modernização em suas Estações de Tratamento de Água (ETA), contando com reformas em seus sistemas de tratamento, investimentos em tecnologias sustentáveis no tratamento da água e também nas melhorias operacionais no sistema de captação de água no Córrego Guariroba.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 19/mar/2021 - Sem Comentários
Seguindo as orientações do município e dos órgãos de saúde pública, a Águas Guariroba à partir desta segunda-feira (22), suspenderá seus atendimentos presenciais. A medida faz parte das ações de enfrentamento ao coronavírus evitando assim o risco de exposição da população ao vírus.
A concessionária orienta aos clientes que busquem os canais digitais ou teleatendimento para solicitar serviços e tirar dúvidas.
Através destes canais será disponibilizado acesso à todos os serviços, tais como: Troca de titularidade, ligação nova, solicitação de segunda via, informações de débitos, religações, dúvidas de consumo, parcelamentos, informação de vazamento e análise de consumo.
A Águas Guariroba informa que todos os serviços poderão ser tratados via atendimento remoto. Para isso, conta com as equipes de loja já em home office para reforçar os canais de atendimento.
Os canais são gratuitos:
Call center (24h): 0800 642 0115
WhatsApp (07h às 22h nos dias úteis): (67) 99123-0008
Basta que o usuário mande uma mensagem para este número, digite sua matrícula, confirme seus dados e escolha a opção de serviço desejada.
Aplicativo Águas App (versão IOS e Android): Para ter acesso aos serviços do aplicativo, é necessário apenas fazer o download gratuito na Apple Store ou Google Store. Em seguida, o cliente deve inserir a UF/Estado e o CPF do titular para buscar o serviço desejado.
Serviços Online: Disponível pelo site http://www.aguasguariroba.com.br/ . Basta inserir o CPF do titular e a matrícula e ter acesso aos serviços.
Na área operacional, os colaboradores de campo estão atuando normalmente, com exceção dos grupos de maior risco à doença, não havendo impacto nos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, disponibilizados à população.
A Águas Guariroba informa que tal medida reforça seu compromisso com a população e apoio ao poder público. A concessionária conta com a compreensão de todos nesse momento em que há um grande esforço para evitar o avanço do vírus pelo país.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 10/mar/2021 - Sem Comentários
Os alunos do ensino médio, Maria Vitória Acosta Ribeiro e Luiz Diego Britto, receberam na terça-feira (9), na sede da Águas Guariroba, o diploma de conclusão do Projeto Pioneiros, realizado pela Aegea Saneamento. A dupla é finalista do programa com um projeto de reutilização da água dispensada pelo ar condicionado e irá concorrer a etapa nacional juntamente com projetos de outras cinco cidades: Sinop (MT), Manaus (AM), Teresina (PI), Timon (MA) e Barcarena (PA).
Para Maria Vitória, a comemoração vem em dobro, já que além de ser finalista do Projeto Pioneiros, ela também foi selecionada para ingressar no programa de Jovem Aprendiz da Águas Guariroba. Para a estudante de 16 anos, que terá a sua primeira experiência no mercado trabalho, a participação no Projeto Pioneiros foi essencial para entender sobre a rotina de uma empresa.
“O projeto me ajudou a ver novas perspectivas a minha volta, desde mercado de trabalho a saneamento, que eram temas que eu até então não sabia como funcionava. Foi um grande aprendizado e me deu uma nova visão para o mundo. E agora com a seleção no programa de Jovem Aprendiz, estou muito feliz e grande parte do conhecimento pelo Projeto Pioneiros vai me ajudar nova experiência”, celebra Maria Vitória.
“Durante três meses entre palestras e elaboração do projeto os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa e diversas oportunidades de carreira na área do saneamento básico. Tivemos uma ótima procura para esta primeira edição graças à parceria com a SED/MS. Agora o projeto finalista disputará em São Paulo onde concorrerá com mais projetos na etapa Nacional”, ressalta o gerente regional de projetos sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho.
De acordo com o CEO da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, é um orgulho para a empresa realizar a segunda edição do Projeto Pioneiros e apoiar jovens sonhadores oriundos de escolas públicas das mais variadas cidades aonde a companhia opera. “A dinâmica de troca com os estudantes cria uma visão de futuro e de disciplina que, de certa forma, ilumina o caminho de desenvolvimento desses jovens que, cujo destino, é cuidar das suas comunidades. Então essa retroalimentação entre profissionais e estudantes vai gerar frutos surpreendentes pelo futuro”, destaca Casseb.