Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 27/maio/2021 - Sem Comentários
Com o auxílio de mergulhadores especializados, dez reservatórios da Águas Guariroba passarão por um cronograma de limpeza e manutenção em Campo Grande. A ação é uma das medidas de preparação da concessionária para os períodos de altas temperaturas. Com um procedimento inovador, a limpeza está sendo executada com os reservatórios cheios e em plena operação, evitando desperdícios, sem impacto no sistema de abastecimento de água da Capital.
Os reservatórios tem capacidade de até 6 milhões de litros e estão localizados nas regiões do Coophasul, Lageado Novos Estados, Moreninhas, Pioneiros e Taveirópolis.
Semelhante à limpeza de uma piscina, os mergulhadores utilizam um sistema de aspiração para a retirada todo material sedimentado acumulado no fundo dos reservatórios. Para evitar qualquer contaminação durante a manutenção, o mergulhador é equipado com uma vestimenta impermeável e com uma máscara full face, um tipo de capacete integralmente vedado onde estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Todo o equipamento é interligado através de um duto que garante a livre respiração e também permite resistir à pressão da água.
Do lado de fora, o trabalho é acompanhado por um segundo mergulhador, que monitora em tempo real toda a operação. Essa comunicação permite o envio ferramentas ou de mais mangueira para ampliar a área de atuação. Além disso, os mergulhadores contam com a técnica de toque por meio de uma mangueira umbilical, para os casos da comunicação por voz falhar, o profissional pode fazer contato movimentando esta mangueira.
“As operações de limpeza nos reservatórios são medidas preventivas já para a chegada do período de seca no ano. Dessa forma, a Águas Guariroba investiu em um trabalho ágil e inovador para garantir a segurança operacional e eficiência do sistema de abastecimento de água sem gerar contratempos para a população”, destaca Ítalo Souza, supervisor de operações da Águas Guariroba.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 25/maio/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba participou no último sábado do plantio de 55 mudas nativas do cerrado no entorno da Lagoa Água Limpa, na região do Jardim Seminário, em Campo Grande. A ação foi realizada em parceria com o Movimento SOS Água Limpa para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
O evento também contou com a participação de representantes da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Uniderp.
As mudas foram doadas pelo Projeto Viveiro de Mudas desenvolvido pela concessionária, que mantém um viveiro dentro da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles. Os exemplares produzidos são utilizados para plantio nas áreas de mananciais, em unidades da concessionária e também em atividades de conscientização sobre a arborização e preservação do meio ambiente.
“O objetivo central do Movimento Água Limpa foi chamar a atenção para o Dia Mundial do Meio Ambiente, fazendo alusão ao artigo 225 da Constituição, onde diz que o meio ambiente é uma responsabilidade da sociedade como um todo. Com este plantio de árvores, queremos chamar a população e o poder público para uma discussão ambiental voltada para a reserva Aguas Limpa Park e entorno. Hoje não plantamos apenas árvores mas também ideias. E que queremos que elas cresçam fortes assim com essas árvores”, destaca Eliakim Oliveira, idealizador do Movimento SOS Águas Limpa.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/maio/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba está perfurando mais dois novos poços como parte do cronograma de ações de ampliação de produção de água em Campo Grande. Utilizando a tecnologia de perfuração underreamer, sistema usado para poços de petróleo, os poços da região do Pioneiros e Nova Lima tem estimativa de beneficiar juntos mais de 150 mil pessoas. A previsão é de que os dois poços entrem em operação já no início do segundo semestre.
Por serem poços de grande porte para vazão de água, o sistema de perfuração underreamer tem como objetivo aproveitar ao máximo a produção de água, sendo uma tecnologia inédita pela concessionária. “A concessionária vem investindo cada vez mais em tecnologia para ampliar as ações de modernização e produção de água, buscando como resultado a maior qualidade de vida para a população de Campo Grande. Os novos poços do Pioneiros e Nova Lima são exemplos de investimentos com segurança operacional direcionados ao sistema de abastecimento de Campo Grande”, destaca Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.
Diferente da perfuração padrão para poços, o modelo underreamer utiliza um dispositivo para alargar o diâmetro de perfuração no intervalo onde será explorado o aquífero, permitindo o aumento da permeabilidade (transmissividade) e consequentemente aumento de produção de água, sem comprometer o aquífero. Trata-se de um conjunto composto pela coluna de perfuração com partes móveis (blocos) retraídas durante a descida e que se expandem no fundo do poço para o alargamento.
Com uma vazão de produção de água estimada em 350 mil litros por hora, a estimativa é de que o poço do Pioneiros beneficie cerca de 86 mil moradores. Já no Nova Lima, a produção de água será de 200 mil litros por hora, beneficiando mais de 63 mil moradores de bairros como: Vida Nova, Tarsila do Amaral, Jardim Anache, Jardim Columbia e Mata do Segredo.
A ação no Pioneiros e Nova Lima integra um cronograma de perfuração de outros seis novos poços, totalizando um investimento de R$ 50 milhões. As obras garantirão o acréscimo de 1,7 milhão de litros/ hora de água produzida para a cidade. Os novos poços também serão ativados nas regiões do Taveirópolis, Universitário, Parque dos Poderes, Caiobá, Coophavilla II e São Conrado.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 19/maio/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba inaugurou nesta terça-feira (18) o novo totem de atendimento para os moradores do distrito de Anhanduí, há 60 quilômetros de Campo Grande. O equipamento foi instalado na subprefeitura do distrito, ampliando os canais de atendimento da concessionária para os moradores.
A inauguração contou com a participação da coordenadora de atendimento da Águas Guariroba, Lucilla Barreto, da supervisora de atendimento da Águas Guariroba, Marcilene Vieira, do subprefeito de Anhanduí, Ernesto Francisco dos Santos e do ouvidor da AGEREG, Paulo Henrique Vargas.
Através do totem, o cliente terá acesso à facilidades na consulta de débitos, negociações e pagamentos, sendo também uma medida de prevenção ao coronavírus, com alternativas seguras e rápidas ao cliente.
“O totem é mais uma facilidade para atender a população em suas principais necessidades na rotina de serviços da Águas Guariroba. O objetivo é evitar o longo deslocamento, filas, atuando de forma rápida e prática no atendimento ao cliente”, destaca Lucilla Barreto, coordenadora de atendimento da Águas Guariroba.
Serão disponibilizados para o cliente serviços como: análise de débitos, retirada de 2ª via, pagamentos, além de parcelamentos em até 12 vezes no cartão de crédito.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 17/maio/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba segue o cronograma de obras de modernização de rede água em bairros de Campo Grande. Na região do Itamaracá, a concessionária está realizando as obras de modernização e extensão de 2,5 mil metros de rede de água. Com as obras, a estimativa é de que modernização beneficie mais de 3 mil pessoas da região.
Para José Humberto Medeiros, conselheiro regional da região do Bandeira, as obras, que eram aguardadas pelos moradores, trará resultados par a qualidade de vida e desenvolvimento do bairro. De acordo com Humberto, as reuniões de lideranças junto a concessionária foram essenciais para a realização das obras, fortalecendo o contato direto entre empresa e moradores.
“Os moradores do bairro Itamaracá assim como a região do Bandeira aguardavam este obra que terá como principal resultado a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos setores do bairro através da geração de emprego e desenvolvimento. A concessionária sempre esteve de portas abertas para os líderes comunitários. Temos reuniões muito importantes onde a concessionária baseia seus projetos de acordo com as solicitações das lideranças”, destaca o conselheiro.
Além da região do Itamaracá, entre as principais ações também estão as obras de interligação e extensão de rede de água da região do Indubrasil, saída para Terenos e as ações de modernização de abastecimento na região da Moreninhas.
As obras beneficiarão 2.132 ligações de água na região do Indubrasil, Jardim Inápolis e Núcleo Industrial. Ao todo, serão implantados mais de 4 mil metros de rede, modernizando e garantindo a segurança operacional do abastecimento de água no bairro. Já na região das Moreninhas, a concessionária concluiu as obras de monitoramento e modernização de rede de abastecimento de água, beneficiando as 9.578 ligações da região. Com as obras, foram instaladas Válvulas de Redução de Pressão (VRPs) e realizadas obras de interligações e de extensão de rede nas regiões da Vila Cidade Morena, Loteamento Paraiso Lageado, Jardim Nova Jerusalém, Vila Nova Capital e Vila Moreninhas III.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 13/maio/2021 - Sem Comentários
Com uma vazão de água de até 300 mil litros/ hora, a Águas Guariroba deu início às operações do novo poço da região do Taveirópolis, em Campo Grande. A ação integra um cronograma de perfuração de outros sete novos poços, totalizando um investimento de R$ 50 milhões. As obras garantirão o acréscimo de 1,7 milhão de litros/ hora de água produzida para a cidade.
Na região do Taveirópolis, a estimativa é de que o poço beneficie cerca de 150 mil moradores de bairros como: Amambai, Vila Belo Horizonte, Vila Bandeirantes, Vila Taquarussu, Cohafama, Taveirópolis, Vila Anahy, Vila Jacy, Jardim Leblon, Tijuca, São Jorge da Lagoa, Coophavila II, Jardim Tarumã, Jardim Penfigo e Bela Laguna.
Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, as obras reforçam as ações de produção de água com o objetivo de ampliar as operações de abastecimento e garantir a eficiência no fornecimento de água para a população.
“Falar sobre qualidade na prestação de serviço à população é também apresentar os investimentos voltados para o aumento da capacidade de produção de água em Campo Grande. Os novos poços já em desenvolvimento pela Águas Guariroba demonstram o investimento que trará grandes melhorias ao sistema de abastecimento de nossa cidade, proporcionando maior segurança operacional da água que chega até a residência da população”, destaca Gabriel.
As obras de perfuração seguem também na região do Universitário, onde já foram feitas adequações como a implantação de uma adutora, tubulação de grande diâmetro, para o transporte do volume de água produzida. A estimativa é de que o poço beneficie cerca de 30 mil moradores na região, com uma vazão de 150 mil litros/ hora de produção de água.
“Campo Grande é atualmente uma das cidades referência no atendimento de água e a Águas Guariroba continua investindo neste desempenho. O poço do Universitário é uma das obras que fazem parte do cronograma de ações de melhorias e modernização no abastecimento que a concessionária colocou em ação”, afirma o diretor-executivo da concessionária.
Além do Taveirópolis e Universitário, os novos poços serão ativados nas regiões do Pioneiros, Nova Lima, Parque dos Poderes, Caiobá, Coophavilla II e São Conrado.
De acordo com o Ranking de Saneamento Básico 2021 do Instituto Trata Brasil, Campo Grande é uma das capitais do Brasil com o melhor índice de atendimento total de água. A capital sul-mato-grossense é uma das cidades que já atinge 100% dos indicativos de universalização dos serviços de água, superando a média nacional de 83,7%.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 06/maio/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba realizou na manhã de ontem (5) a troca do reservatório de água instalado na região do bairro Talismã. Equipes da concessionária estiveram no local para fazer a substituição do reservatório de 100 mil litros localizado na Rua Araça. A ação tem faz parte de um cronograma de troca completa de 16 reservatórios responsáveis por auxiliar os serviços de abastecimento de água em regiões da cidade.
Oito reservatórios já foram substituídos, sendo eles na região do Jardim Columbia, Carandá Bosque, Chácara dos Poderes, Recanto dos Pássaros, Rochedinho, Paulo Coelho, ETE Imbirussu e Jardim Centro Oeste.
A troca também ocorrerá nos seguintes bairros: Condomínio Jardim do Lago, Chácara das Mansões, Aero Rancho, Chácara dos Poderes, Colibri, Otavio Pécora, Jardim Anache e Talismã.
Os reservatórios variam de capacidade, possuindo de 30 mil litros até 500 mil litros para reserva de água de acordo com o bairro atendido. O cronograma de substituição tem como objetivo a segurança operacional e a modernização das ações de abastecimento de água nas regiões de cada reservatório.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 03/maio/2021 - Sem Comentários
A Águas Guariroba está realizando a primeira etapa das obras de implantação de esgoto nos bairros da região do Aero Rancho. As obras implantarão cerca de 12 mil metros de rede de extensão de esgoto com a estimativa de beneficiar mais de 3 mil moradores da região. Equipes da concessionária já estão executando as obras que contemplam as principais ruas no setor entre as ruas Taumaturgo, Canutama, rua da Divisão e rua Raquel de Queiroz.
As obras integram um cronograma de ações de ampliação da rede de esgoto realizado pela concessionária. O objetivo é aumentar cada vez mais as ações de modernização e ampliação na rede de coleta de esgoto em Campo Grande, levando saneamento e qualidade em saúde para a população.
Para os moradores do Aero Rancho, as obras representam a chegada de um serviço há muito tempo aguardado, valorização imobiliária e qualidade em saneamento.
“A chegada da rede de esgoto trouxe tranquilidade para os moradores desta região do Aero Rancho após muito tempo de espera. É um setor com um grande número populacional e o acesso a este serviço representa um benefício diretamente voltado à saúde pública e valorização do bairro. São ações resultado de diversas reuniões com a Águas Guariroba e o poder público e graças a essa parceria os moradores estão recebendo esta melhoria”, destaca Jailson Nahban, líder comunitário do Conjunto Aero Rancho setor III.
Além da região do Aero Rancho, as obras de ampliação da rede de esgoto pela concessionária estão sendo realizadas nos bairros Rita Vieira, Vila Nasser, Nova Campo Grande e Jardim Seminário. A estimativa é de que as obras beneficiem mais de 25 mil pessoas com a implantação de mais de 85,8 mil metros em extensão de rede de esgoto.
Atualmente a Capital conta com a disponibilidade de rede de esgoto com o índice de mais de 80% de cobertura da cidade, sendo que 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 03/maio/2021 - Sem Comentários
Seis jovens profissionais estão participando do Programa de Trainees da Aegea e acompanharão durante 45 dias os trabalhos realizados pela Águas Guariroba, em Campo Grande. No treinamento, os novos trainees poderão acompanhar na prática a rotina de operações dos serviços de água e esgoto, com a supervisão de profissionais da concessionária. O treinamento segue todos os protocolos de biossegurança, com testagem de detecção ao Covid-19 e limite de visitas em dupla por setor. Os profissionais visitarão desde áreas técnicas como tratamento e distribuição, controle operacional, programas sociais e também procedimentos administrativos.
Para a coordenadora de Recursos Humanos da Águas Guariroba, Eleine da Rocha Barbosa, o Programa de Trainees é uma grande oportunidade de aprendizado aos jovens profissionais, além de trazer uma visão de inovação para a concessionária.
“A Águas Guariroba é uma concessionária referência no saneamento e tem como um de seus objetivos investir cada vez mais nos jovens profissionais, sendo uma formadora de talentos para todo grupo AEGEA. Trata-se de uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para cargos de liderança, acompanhando de perto a realidade e toda estrutura de uma concessionária de serviços de saneamento.”, destaca Eleine.
Um dos selecionados do Programa Trainee, o engenheiro elétrico Claudio Henrique Oliveira da Silva, destaca a experiência de se acompanhar o dia a dia de uma concessionária de água e esgoto, principalmente para o crescimento do profissional colaborando para uma aérea essencial como o saneamento.
“Vejo como um propósito na profissão, sendo uma oportunidade para ajudar na evolução do cenário de saneamento no país. Tem sido enriquecedor de maneira pessoal e profissional acompanhar a rotina da empresa. É uma experiência empática e importante para o trainee conhecer de perto o dia a dia de cada setor, seja das equipes de campo, o processo de leitura e a engenharia”, destaca Claudio.
Para a trainee e engenheira química, Giuliana Robles Contesini, acompanhar toda a rotina da empresa ajuda a entender o funcionamento de cada setor que trabalham de forma conjunta buscando o melhor desempenho nos serviços de saneamento.
“Está sendo uma experiência engrandecedora acompanhar cada área que compõe os serviços da empresa. Faz com que tenhamos a empatia e uma noção macro sobre a importância de cada setor que integra a empresa e os resultados para os serviços de saneamento”, afirma Giuliana.
Durante o período de acompanhamento, os trainees também ficarão em rodízio por diversas áreas da empresa, permitindo identificar as diferentes realidades e desafios da empresa, auxiliando na promoção de mais dignidade e saúde para a população através dos serviços de saneamento básico.