Arquivo de novembro 29America/Sao_Paulo 2021

Projeto “Bolha de Sabão” é destaque em ações de conscientização ambiental no programa De Olho no Óleo

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 29/nov/2021 - Sem Comentários

A Águas Guariroba participou na última semana do encerramento da Oficina Bolha de Sabão realizada em parceria com moradores da região do Bandeira, em Campo Grande. A ação faz parte do projeto De Olho no Óleo realizado pela concessionária que tem como principal objetivo conscientizar a população em relação ao descarte correto do óleo de cozinha.

Ao todo, 35 pessoas participaram da oficina que promoveu durante 4 dias de curso, ações com o reaproveitamento de óleo de cozinha para o desenvolvimento de sabão e produtos de limpeza. O curso foi realizado pelo professor João Robson Oliveira de Souza, que destacou a importância da ação na preservação do meio ambiente e conscientização no uso correto do óleo de cozinha.

“A oficina foi de fundamental importância trazendo na prática a questão da preservação ambiental e da conscientização. Hoje sabemos que 1 litro de óleo pode contaminar acima de 20 mil litros de agua se entrar em contato com o lençol freático. Quando reutilizamos o óleo podemos gerar renda, trata-se da economia solidária, com sabão personalizados, auxiliando também na visibilidade do produto”, explica o professor.

“A ideia é promover o reuso sustentável desse óleo com a transformação do mesmo em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, capacitando cada participante em um programa de geração de renda que visa a sustentabilidade e conscientização ambiental”, destaca Fabiane Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba. “O objetivo foi trazer a capacitação acompanhada do debate em não deixar que esse óleo seja jogado na rede de esgoto, o que ocasiona entupimento da rede e poluição na hora do descarte. A proposta é realizar em 2022 mais 10 oficinas como esta em diversos bairros da capital”, acrescenta a coordenadora.

 

Águas Guariroba divulga finalistas do 10º Prêmio do Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 26/nov/2021 - Sem Comentários

A Águas Guariroba anuncia os 10 finalistas da 10ª edição do Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental. Os trabalhos foram inscritos nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo. O vencedores serão revelados no dia 30 de novembro.

Ao todo, serão premiados dois trabalhos por categoria. Além do troféu e certificado, cada ganhador receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 7 mil para a primeira colocação e de R$ 3 mil para os que obtiverem a segunda maior pontuação em cada categoria.

A premiação é realizada anualmente pela Águas Guariroba desde 2010, com o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente. O prêmio visa ainda valorizar e reconhecer a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade.

Confira abaixo os finalistas:

Telejornalismo

“Meio Ambiente – Agrônoma constrói Fossa Ecológica em casa para dar melhor uso aos recursos hídricos” – Antonielly Maciel de Avellar – Band/ TV Guanandi

“Reflexo da crise hídrica: setores que usam muita água na produção vão ser impactados” – Dyego Queiroz Vicente – TV Morena

 

Radiojornalismo

“Água para todos: Concessionária Democratiza acesso à agua tratada em comunidades periféricas e investe para garantir 100% de cobertura de rede hídrica na capital”– Helton Davis – Rádio Difusora Pantanal 101.9 FM

“Nesta rua tinha um córrego: história das águas encaixotadas que correm sob Campo Grande” – Isabelly Melo, Giovanna Dauzacker e Rosana Siqueira – CBN

 

Impresso

“Capital tem invisíveis que lutam para ter água limpa” – Daiany Albuquerque/ Rafaela Moreira – Correio do Estado

“Tecnologias para backup de água são caminhos para garantir abastecimento” – Bruno Arce – O Estado

 

Webjornalismo

“Água tecnológica: empresas inovam da captação ao saneamento em MS” – Aliny Mary Dias

 

-Jornal Midiamax

“Gota a gota, alunos economizam 8 mil litros de água por mês do ar-condicionado” – Gabriela Renata Couto – Campo Grande News

 

Fotojornalismo

“Novos poços ampliam abastecimento de água em bairros da Capital” – Marcos Maluf – Campo Grande Notícias – Campo Grande News

“Campo Grande ainda tem “invisíveis” que lutam para ter água limpa” – Álvaro Rezende – Correio do Estado

 

 

 

 

 

 

 

Programa Voluntariado da AEGEA entrega doações para o Instituto Penal Irma Zorzi

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 25/nov/2021 - Sem Comentários

Em ação do Programa Voluntariado, colaboradores da Águas Guariroba entregam nesta quinta-feira (25) às 14h, mais de 200 pacotes de absorventes íntimos para o Estabelecimento Penal Feminino Irmã Zorzi em Campo Grande. A ação é resultado da campanha de arrecadação realizada por colaboradores da concessionária e da Comissão Interna de Prevenção à Acidentes (CIPA).

Integrando as ações do Outubro Rosa com o tema “Nós por Elas”, o Programa Voluntariado instalou pontos de arrecadação em cada unidade da Águas Guariroba, passando pelas Estações de Tratamento de Esgoto, Tratamento de Água, Atendimento e Central de Serviços.

Programa Voluntariado da AEGEA, holding da Águas Guariroba, que incentiva a atuação voluntária de colaboradores nas ações voltadas a organizações da sociedade civil dos municípios em que a empresa atua.

Painel do evento Conecta UFMS aborda inovação nas empresas da Aegea no estado

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 19/nov/2021 - Sem Comentários

O programa de Inovação desenvolvido nas empresas da Aegea Saneamento em Mato Grosso do Sul foi um dos temas do painel “Desafios e Demandas Tecnológicas – Empresas e Instituições” do evento Conecta UFMS 2021 na última quarta-feira (17/11). Realizado pela Universidade Federal do estado, o encontro abriu espaço para a fala do diretor de Relações Institucionais da empresa, Paulo Antunes, que explicou como a holding incentiva projetos de inovação e desenvolve as ideias trazidas pelas equipes na Águas Guariroba, Ambiental MS Pantanal e em todas as outras empresas que integram a companhia.

O objetivo do evento, realizado de maneira virtual, foi o de promover o compartilhamento de experiências e oportunidades de pesquisa e inovação, bem como a interação entre os setores com vistas a futuras parcerias. O Conecta UFMS é promovido pela Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) e pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), está em sua segunda edição e trouxe o tema “Conexão para Inovação”.

“Na nossa visão, a universidade é parceira e necessária para o desenvolvimento de inovações junto com as empresas. Temos com a Universidade Federal uma parceria, que consiste em um protocolo de intenções de unir nossos esforços sobretudo em situações novas, inéditas, em que possamos caminhar juntos buscando soluções. Isso, ao meu ver, já trata-se de uma inovação”, comentou Paulo Antunes.

O diretor de Relações Institucionais da Aegea Centro-Oeste destacou ainda que a empresa investe em ideias trazidas pela própria equipe de colaboradores e incentiva a inovação através de um sólido programa a nível de holding, envolvendo todas as empresas da companhia. “A inovação está no DNA do grupo Aegea. Este foi sempre o marco maior para que a empresa pudesse avançar e crescer, partindo de duas concessões há 10 anos atrás para as atuais 153 concessões, estando hoje com 54% do mercado de saneamento básico privado no país”, pontuou Paulo.

O evento contou ainda com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Elias Verruck; da vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo; Saulo Gomes Moreira, diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova); Francisco Silveira dos Santos, coordenador de Instrumentos de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações E Comunicações (MCTIC), entre outras autoridades.

AEGEA é destaque em seminário sobre contratos de concessão e parceria público-privada.

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 18/nov/2021 - Sem Comentários

O avanço do saneamento foi um dos temas discutidos na quarta-feira (17) no 1º seminário sobre contratos de concessão e parceria público-privada (PPP) em saneamento à luz do novo marco legal, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O evento, contou com participação de diretores da Sanesul e da Ambiental MS Pantanal e trouxe palestras do Dr. Maurício Portugal – um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à lei federal nº 11.079/04 e do especialista em contratos administrativos e concessões Gustavo Justino de Oliveira, Professor Doutor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da USP.

O objetivo foi debater os principais pontos que envolvem o processo de concessão dentro de uma PPP, além de trazer o cenário atual do saneamento e a importância do Marco Legal do Saneamento. Destaque no seminário, Mato Grosso Sul foi um dos exemplos abordados por ser um dos pioneiros ao aprovar uma PPP com o Grupo AEGEA, através da Ambiental MS Pantanal, tendo como meta a universalização do esgotamento sanitário.

Para o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, o 1º seminário traz a troca de experiências com diversos profissionais dentro do saneamento destacando também Mato Grosso do Sul como um dos primeiros estados a concretizar uma parceria público privada visando a universalização de serviços.

“O Seminário traz uma discussão importante já que o país vem discutindo constantemente o saneamento com a chegada do Marco Legal as normativas e adequações para o novo momento. Mato Grosso do Sul está na vanguarda do saneamento ao desenvolver esta PPP antes mesmo do Marco, nos dando condições para elaborar um plano de negócio para todos os municípios e chegar aos índices de universalização dos serviços de esgotamento”, destaca Walter.

De acordo com o Paulo Antunes, diretor para Relações Institucionais AEGEA Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o seminário traz um debate necessário ampliando a visão técnica para as parcerias público privadas dentro das prerrogativas do novo Marco do Saneamento.

“O saneamento passa por um momento fantástico tanto no ponto de vista de regulação e legislação por conta do novo Marco do Saneamento. Isso reflete em um fomento muito grande de novas concessões, com muitos municípios estão preparando para estas tratativas. Dessa forma, faz com que as instituições envolvidas precisem se especializar e debater mais sobre os aspectos regulatórios e legais e os desafios do saneamento em nosso país”, explica Paulo.

“A importância de um debate como proposto pelo Seminário, é mostrar que o país deve ser capaz de atingir as metas da universalização do saneamento, sendo uma estrutura essencial para a melhoria da qualidade de vida da população, representando a queda de índices de doenças e mortalidade. Além disso, Mato Grosso do Sul deu um passo enorme ao conseguir assinar uma PPP que engloba todo o estado, estando a frente de outros à medida que tem um contrato direcionado para se chegar a universalização. Ao mesmo tempo, é preciso também pensar nos próximos passos para a execução, com a parceria da agencia reguladora no acompanhamento deste trabalho mantendo a na expansão de agua e esgoto”, explicou o Dr.Maurício Portugal, professor de modelos regulatórios e um dos palestrantes convidados.

Projetos da Águas Guariroba estão entre os finalistas do 4º Prêmio de Sustentabilidade

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 17/nov/2021 - Sem Comentários

A Águas Guariroba está entre os projetos finalistas que concorrem ao 4º Prêmio de Sustentabilidade de 2021. Na categoria Proteção e Restauração de ecossistemas os projetos “Lodo Sustentável”, da gerente de saneamento da Águas Guariroba, Marjuli Morishigue e o projeto “Programa Bacia Monitorada”, do gerente de qualidade e meio ambiente, Fernando Henrique Garayo Junior da Águas Guariroba, Aegea Saneamento estão entre os finalistas.

Os finalistas foram anunciados pela ABCON/ SINDCON. Foram selecionados os cinco melhores projetos de cada categoria e os vencedores serão anunciados no próximo dia 29 de novembro, a partir das 19h, durante evento híbrido que será realizado na capital de São Paulo.

Além dos valores em dinheiro, R$ 5 mil (primeiro colocado), R$ 2 mil (segundo) e R$ 1 mil (terceiro), este ano, pela primeira vez, todos os inscritos puderam optar também pela premiação em capacitação.

O 4º Prêmio Sustentabilidade está sendo realizado com a parceria da rede Brasil Pacto Global, que contribuiu para a restruturação do regulamento; e com o patrocínio da Vale, Infra Humana e AHK – Câmara Brasil Alemanha, além do apoio do Fundo IPU, ABES- JPS (Jovens Profissionais do Saneamento) e GRI Club.

Capacitação da Águas Guariroba debate ações integradas com técnicos do CCO e Central de Despacho

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 16/nov/2021 - Sem Comentários

Técnicos do Centro de Controle de Operações e da Central (CCO) de Despacho da Águas Guariroba participaram na última semana da capacitação que integra as ações operacionais dos setores. Foram dois dias de treinamento que tiveram como objetivo debater com os participantes a importância da integração de forma estratégica como um processo de inovação operacional.

O treinamento foi realizado no Novo Hotel em Campo Grande e trouxe apresentações e também atividades com o foco em mercado e competências no contexto de adaptação pós-pandemia. O principal objetivo do curso é estimular a análise sobre a divisão de responsabilidades, estratégias, trazendo um direcionamento à integração do time com eficiência operacional e inovação.

“O treinamento nos ajudou a abrir a mente sobre a flexibilidade necessária que o mercado exige constantemente e chegarmos ao todo que essas mudanças exigem. Além disso nos trouxe conceitos básicos em fundamentos de equipe onde filtramos o que é negativo e priorizamos o que é produtivo”, destaca Guilherme da Silva Pereira, controlador do CCO.

“No contexto de integração elencamos o que é preciso manter, excluir e priorizar para termos um ambiente de eficiência. Foi uma experiência muito gratificante construir com o time uma imagem de futuro que concilia a visão das pessoas envolvidas nos processos com a estratégia organizacional. Foi realmente importante promover a integração do time e estimulá-los a pensar seus objetivos e competências nesse cenário de mudanças que tem exigido cada vez mais adaptabilidade, pro atividade, comunicação e visão sistêmica.”, explica Simara Minetto, gerente de operações do CCO.

“Para a Central de Despacho foi um treinamento muito produtivo com um reflexo significativo para a união da equipe. Foi importante para debatermos a adequação pós pandemia e parceria do time. Foi um excelente ensinamento sobre o cenário do mercado de trabalho além de analisarmos cada situação destacando o lado positivo e ponderando o que podemos valorizar”, explica Lucas Amorim Gonçalves, analista de qualidade da Central de Despacho.

Finalistas do Programa Medida Certa celebram melhor qualidade de vida e saúde

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 12/nov/2021 - Sem Comentários

A Águas Guariroba encerrou na última semana a 3ª edição do Programa Medida Certa, ação realizada anualmente com colaboradores da concessionária em parceria com o centro de atividade Life 30. Os colaboradores Cezar Augusto de Souza Borges, João de Oliveira Gomes e Andressa Kley foram os finalistas e respectivos primeiro, segundo e terceiro lugares da gincana.

Durante 3 meses, cerca de 35 colaboradores selecionados da concessionária participaram do programa que promove um estilo de vida mais saudável através da prática de atividades físicas, concorrendo a prêmios mensalmente de acordo com o avanço do desempenho.

A premiação final aconteceu na sede da Águas Guariroba e contou com a participação do diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira, e do diretor-executivo da Águas Guariroba Gabriel Buim.

“O Medida Certa é um sinal da empresa junto aos colaboradores em mostrar a preocupação com a saúde de cada um. São ações voltadas para a importância da melhor qualidade de vida do colaborador, que atua como um multiplicador de ações, sendo importante para o dia a dia da empresa. O objetivo é inovarmos cada vez mais com o Programa Medida Certa como uma iniciativa pessoal que soma diretamente ao coletivo”, destacou Themis de Oliveira.

Terceira colocada no Programa, a técnica de Segurança do Trabalho, Andressa Kley, lembrou como o programa foi importante para a sua saúde, autoestima e também a ajudou a superar um quadro de depressão. De acordo com a técnica foram mais de 14 quilos perdidos durante o Programa, resultado de bastante esforço e dedicação.

“O programa foi a coisa mais certa que aceitei participar, a princípio era pelo prêmio final, mas com passar dos dias e treinos fui notando a diferença e vendo o resultado de ter uma vida com alimentação saudável, e atividade física”, lembra Andressa. “O projeto chegou em minha vida na hora certa, após eu passar por uma perda imensurável. No começo desse ano eu entrei em luto e depressão, com isso meu peso aumentou a mais que eu imaginava. Mudei completamente a minha alimentação seguindo dieta que recebi e vi os resultados mais rápido em meu corpo. Foi um processo mudou toda minha vida, aumentou minha autoestima e me fez acreditar que eu posso e consigo, basta querer mudar”, explica.

Primeiro lugar na edição 2021 do Programa, o analista de eletromecânica Cezar Augusto de Souza Borges destacou os resultados do Programa e a importância de uma vida saudável. “O programa me proporcionou uma oportunidade de reaprender a ter uma alimentação saudável. Todos os colaboradores se empenharam e com certeza tiveram uma mudança de rotina voltada para melhor qualidade de vida”, celebrou Cezar.

Em parceria com a Sesau, treinamento capacita colaboradores no enfrentamento ao Aedes Aegypti

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 08/nov/2021 - Sem Comentários

Mais de 30 leituristas da Águas Guariroba participaram na última quinta-feira (4) do treinamento e capacitação de Dengue, Zika e Chikungunya promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo grande (SESAU). O curso foi realizado na Central de Serviços da concessionária, onde técnicos da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) esclareceram duvidas e debateram ações coordenadas de identificação de possíveis focos e criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Além de leituristas, a capacitação também foi realizada online com colaboradores administrativos da sede da concessionária.

O objetivo do treinamento é ampliar canal de comunicação via SESAU dos possíveis focos do mosquito encontrados pela cidade. Para Marcos Luiz, chefe do serviço de Colaborador Voluntario do CCEV, a parceria com a concessionária reforça os trabalhos de localização de criadouros além de destacar as ações conjuntas com várias instituições no enfrentamento à proliferação do Aedes Aegypti.

“A Coordenadoria de Controle de Endemias Vetores entende que a participação no enfrentamento ao Aedes deve ser de todos e a Aguas Guariroba já é uma parceira de longa data. Retomamos este trabalho com os leituristas devido aos grandes índices de focos encontrados em residências. Com o suporte destes profissionais conseguimos nos orientar e direcionar as equipes para controle de vetores. A capacitação dá continuidade a um trabalho antigo sendo fundamental para novas capacitações e conseguirmos um resultado efetivo no controle de vetores”, explica Marcos.

Águas Guariroba inicia obras de implantação de rede de esgoto na região da Vila Nasser

Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 05/nov/2021 - Sem Comentários

A Águas Guariroba inicia na segunda-feira (8) mais uma etapa do cronograma de obras de implantação de rede de esgoto na região da Vila Nasser em Campo Grande. Ao todo, serão implantados 950 metros de rede em extensão com cerca de 100 ligações, beneficiando aproximadamente 400 pessoas na região.

As obras seguirão até o final do mês e serão realizadas nos trechos das ruas Luciara, São Lucas, São Tiago e José Ribeiro com interrupção parcial de trânsito de acordo com o andamento da obra.

Além das novas ligações de esgoto, a Águas Guariroba entrega também na segunda quinzena de novembro, cerca de 1300 ligações de esgoto para os moradores da região da Vila Nasser. As ligações serão disponibilizadas já aptas para operação e conectadas à rede. Colaboradores da concessionária estarão na região fazendo a liberação da rede junto aos moradores.

As obras fazem parte do cronograma de obras de implantação de 80 mil metros de rede de esgoto realizado pela Águas Guariroba, iniciado este ano e que beneficiará mais de 25 mil pessoas. Além da Vila Nasser, as novas redes de esgoto também estão sendo implantadas nas regiões dos bairros Nova Campo Grande, Aero Rancho, Parque Dallas, Vilas Boas, Jardim Seminário e Rita Vieira.

Um dos diferenciais das obras de implantação de rede de esgoto está na utilização de Método Não Destrutivo (MND) durante a execução. Entre as vantagens do método não destrutivo na rede de esgoto está na facilidade de manuseio das máquinas que não prejudiquem o meio ambiente. Além disso segue as conformidades das leis de sustentabilidade, e sendo uma ótima solução para as obras que envolvem as redes de esgoto em qualquer região.

“As obras de implantação de rede de esgoto são investimentos voltados para a melhoria nos serviços de coleta de esgoto realizados pela concessionária nos bairros de Campo Grande. A partir dessas ações, reforçamos a garantia dos serviços de saneamento básico chegando em cada residência, através de um método não agressivo ao meio ambiente e melhorando também os serviços de coleta de esgoto da região”, destaca o coordenador de engenharia da Águas Guariroba, Murilo Siqueira.