Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 25/fev/2022 - Sem Comentários
Campo Grande recebeu cerca de 80 quilômetros de rede nova de coleta de esgoto apenas em 2021. A cidade avança como capital referência em saneamento básico no Brasil. Por meio da atuação da Águas Guariroba, empresa do Grupo Aegea, mais 80% dos imóveis já contam com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Rumo a universalização destes serviços, as obras avançam em bairros que recebem melhorias de infraestrutura da Prefeitura Municipal. No último ano, a rede chegou na região do Rita Vieira, Vila Nasser, Santa Luzia, Parque Dallas, Nova Campo Grande e parte do Aero Rancho.
Aproximadamente 6,7 mil imóveis dos bairros beneficiados passaram a contar com os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 2021. Neste ano, mais 60 quilômetros de rede nova estão no cronograma de obras da Águas Guariroba. As ações da concessionária seguem acompanhando o cronograma de obras de infraestrutura do município: a rede de esgoto é implantada após a implantação da tubulação de drenagem urbana e antes da pavimentação das vias.
Conforme Murilo Siqueira, gerente de engenharia da empresa, as obras de implantação da rede de esgoto utilizam de Método Não Destrutivo (MND) durante a execução. Entre as vantagens da técnica está no uso de máquinas com menor impacto ambiental. Além disso, as equipes seguem as conformidades das leis de sustentabilidade, e sendo uma ótima solução para as obras que envolvem as redes de esgoto em qualquer região.
Benefícios do saneamento
De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico traz inúmeros benefícios para as cidades e para a população: melhora os indicadores de educação, visto que com acesso a estes serviços há redução nos índices de atraso escolar; valorização imobiliária, já que um imóvel conectado à rede de esgoto pode ter seu valor elevado em quase 14%; geração de emprego e renda e redução de doenças, principalmente doenças de veiculação hídrica.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/fev/2022 - Sem Comentários
Investindo em melhorias que garantem mais segurança operacional e maior produção de água para Campo Grande, a Águas Guariroba realizou neste mês uma série de ações na estação elevatória do bairro Universitário. A unidade é a maior da região sul da Capital e é fundamental para o pleno funcionamento do sistema de abastecimento.
O local ganhou duas novas bombas de água, sendo uma reserva, e teve todo o sistema hidráulico renovado. Como resultado, a capacidade de bombeamento aumentou de aproximadamente de 315.000 l/h para 400 mil litros por hora, um ganho expressivo em produção para atender a comunidade.
Uma elevatória de água é composta por um conjunto de motobombas – responsável por bombear a água; um reservatório que garanta o volume de água contínuo; um painel de controle e comando de energia elétrica junto com conjuntos de telemetria para fazer a comunicação com outras unidades e com o Centro de Controle de Operações (CCO), de onde a Águas Guariroba monitora, de forma remota, todo o sistema de saneamento de Campo Grande. Além de atender aos moradores do bairro Universitário, a unidade opera também para abastecer o bairro Santo Eugênio, Jd. Monumento, Colibri, Alves Pereira e região.
Na estação elevatória do bairro Universitário foram instaladas duas novas bombas de água, aumentando a produção, a confiabilidade do sistema e melhora do processo de tráfego de alimentação de energia elétrica com um novo transformador, também instalado na unidade como ação de melhoria. Além da nova bomba principal, as equipes operacionais instalaram uma bomba reserva na unidade, trazendo ainda mais segurança ao sistema, uma vez que o equipamento é programado para ser acionado em manutenções da bomba principal, evitando eventuais paradas no sistema.
Toda a parte hidráulica da elevatória foi renovada com a instalação de novos barriletes e dispositivos para seccionar as linhas de recalque de forma individual, o que também garante manutenções nas bombas sem a necessidade de paralisação da unidade.
As melhorias envolveram mais de 15 técnicos eletromecânicos e operacionais da Águas Guariroba. “Não medimos esforços para investir em otimizações de processos e agregar recursos que melhoram a vida da população. Tratamos tudo com muito carinho e entusiasmo, levando qualidade de vida e saúde para as pessoas”, destacou o engenheiro eletricista Pedro Marcucci, coordenador de Eletromecânica da concessionária.
“Essas ações, nos mostram que seguimos investindo da melhor maneira, fazendo com que o processo possa se tornar cada vez mais seguro, eficiente, disponível e confiável. Tratam-se de ações que nos levam a ser uma empresa que faz a diferença”, concluiu Marcucci.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 09/fev/2022 - Sem Comentários
Com o projeto “Reaproveitar & Transformar” dois jovens de Campo Grande conquistaram o segundo lugar na etapa nacional do programa Pioneiros. A iniciativa da Aegea Saneamento, controladora da Águas Guariroba, premia os melhores projetos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas sobre saneamento e meio ambiente. Depois de vencerem a etapa regional, os estudantes Alessandro Lima da Silva e Evellyn Costa de Carvalho foram destaque com a segunda colocação. Ao todo, 180 jovens participaram de todo o Brasil participaram da ação. Os vencedores foram conhecidos em evento online realizado nesta terça-feira (08.02).
“Para a Aegea é um orgulho enorme estar apoiando esses jovens sonhadores oriundos das escolas públicas das mais variadas cidades aonde a companhia opera. Isso reflete um pouco o que a Aegea pensa e faz quando planeja os próximos 20, 30 anos de concessão. Os jovens Pioneiros refletem pra gente este sonho, vindo da cabeça desses adolescentes, querendo mudar o seu pedaço de mundo”, avaliou Radamés Casseb, CEO da Aegea Saneamento.
Aluno da Escola Estadual João Carlos Flores, da Vila Morumbi, Alessandro Lima destacou que o Pioneiros foi uma oportunidade de pensar em um mundo melhor e mais sustentável para o futuro. “É muito importante porque quanto mais o mundo vai crescendo, mais as coisas vão mudando e mais nós precisamos cuidar e nos preocupar com o meio ambiente para garantir um futuro melhor para todos”, afirmou.
“Fiquei muito feliz com o resultado e em poder ter este espaço para apresentar ideias”, resumiu a jovem Evellyn de Carvalho, estudante da Escola Estadual Aracy Eudociak, do bairro Tijuca.
O projeto dos jovens Pioneiros de Campo Grande trouxe estudos com perdas de água usada nas tarefas domésticas e o impacto dos lixo eletrônico para o meio ambiente. Como alternativa para estes problemas, o trabalho traz alternativas de reuso da água e reciclagem do lixo proveniente do consumo de eletroeletrônicos. “É um projeto que traz um outra perspectiva de vida e de saúde para o meio ambiente e para as pessoas. Estes jovens estão de parabéns”, afirmou Gabriel Buim, diretor executivo da Águas Guariroba.
O primeiro lugar da etapa nacional do Pioneiros ficou com o projeto ‘’Boa encanação para todos”, os jovens de Timon – MA, Fernanda Colaço e Djavan Santos. Já o 3º lugar foi para o projeto “Sistema de horta autossustentável”, desenvolvido pelas estudantes Jéssica Teodoro e Raissa Carvalho do município de Vera – MT.