Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 28/abr/2022 - Sem Comentários
A Águas Guariroba se reuniu ontem (27) com lideranças e associações de bairros participantes do Programa Afluentes. A reunião aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba e foi a primeira reunião com as lideranças após dois anos, devido às restrições durante o período de pandemia. Cerca de 50 representantes de bairros de Campo Grande estiveram presentes no encontro que contou com a participação do setor de Responsabilidade Social da Águas Guariroba e do diretor de relações institucionais da AEGEA R1, Paulo Antunes Siqueira.
Durante a reunião foram apresentados os principais programas sociais da concessionária, como as novas ações do Programa De Olho no Óleo, Reinauguração do Viveiro de Mudas na ETE Los Angeles e os cadastros da Tarifa Social. “As lideranças e suas regiões são porta-vozes da necessidade de cada morador. Assim, a Águas Guariroba busca cada vez mais investir nesta linha direta para que cada bairro recebe os serviços adequados e de acordo com a necessidade de seus moradores”, destacou o diretor de relações institucionais da AEGEA R1, Paulo Antunes Siqueira.
“A Águas Guariroba busca através de seus programas sociais trazer a população para mais perto da empresa, como forma de estar presente em cada bairro. Com isso, a concessionária leva até a população programas sociais voltados para a conscientização ambiental, além de atuar cada vez mais junto aos bairros e suas zonas de vulnerabilidade”, destaca a coordenadora de responsabilidade social, Bia Rodrigues.
Líder da associação de moradores da região do Jardim Carioca, Jociane Dias da Silva, destacou o retorno das reuniões, além do compromisso do setor social em atender as demandas encaminhados pelos moradores. “O programa vem novamente para um atendimento direto sem ser pelo telefone com era durante a pandemia. É uma ponta rápida entre moradores e a empresa. O programa Afluentes destaca a atenção e o compromisso junto aos moradores pelo contato direto junto a Responsabilidade Social, em especial a preocupação em conhecer o que cada bairro está passando com o compromisso de resolver”, disse Jociane.
Além da reunião, os líderes visitaram as instalações da Estação, além de conhecer os procedimentos de tratamento de água. O Programa Afluentes tem como iniciativa promover a integração entre associações de moradores e a empresa, estabelecendo um canal aberto de comunicação com a comunidade, para conhecer as suas necessidades, ouvir sugestões e opiniões sobre os serviços prestados.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 27/abr/2022 - Sem Comentários
As concessionárias de serviços de saneamento Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal iluminaram as fachadas de suas sedes em Campo Grande Em apoio ao “Pacto Global” das Nações Unidas (ONU). A ação visa mobilizar instituições a partir do trabalho coletivo para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela organização.
Os 17 objetivos estabelecidos no pacto são parte da chamada “Agenda 2030” da ONU e abrangem questões de desenvolvimento social e econômico como pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.
Em Campo Grande, a Águas Guariroba é responsável pelos serviços de saneamento, atingindo o índice de universalização de abastecimento de água e mais de 80% de cobertura de rede de esgoto na capital morena. Além disso, Campo Grande também é referência no índice nacional de redução de perdas. De acordo com o Instituto Trata Brasil, nos últimos anos Campo Grande é a capital com o menor percentual de desperdício de água. Enquanto a média nacional de perda é de 39%, Campo Grande apresentou índice de 19,97%.
Pacto Global. O Pacto Global surgiu de um acordo firmado em 2015 pelos estados-membros da ONU, com o compromisso de seguir as diretrizes do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Em todo o planeta, mais de 14 mil empresas espalhadas 160 países aderiram ao plano. A rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior do mundo, com mais de 1,5 mil participantes.
Na segunda-feira (25), um grupo de 80 CEOs se reuniram em um jantar na Avenida Paulista para marcar o início de movimentos por parte das empresas a fim de gerar impacto sobre as metas com ações de intervenções artísticas e definição de compromissos para com o pacto. A Aegea, maior companhia privada de saneamento do país, apoiou o movimento.
No evento, os empresários focaram em 7 objetivos: saúde e bem-estar; igualdade de gênero; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; ação contra a mudança global do clima; paz, justiça e instituições eficazes. A data marcou o lançamento de diversas ações de comunicação com o objetivo de conscientizar a população sobre as metas, como intervenções artísticas, por exemplo.
Conheça os 17 objetivos do Pacto Global:
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável;
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e decente para todos;
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis;
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 22/abr/2022 - Sem Comentários
A Águas Guariroba lançou nesta sexta-feira (22) a Campanha do Agasalho, a ação é promovida através do Programa Voluntariado e conta com a participação dos colaboradores da concessionária. Serão dois meses de campanha, encerrando no dia 20 de junho. Os agasalhos arrecadados pela campanha serão entregues a comunidades carentes em bairros de Campo Grande. O lançamento oficial foi realizado na sede da concessionária, Central de Serviços e Loja Central.
Este ano a Campanha ganha novo formato, sendo realizada como gincana, ampliando a participação dos setores da empresa. Cada unidade da Águas Guariroba contará com pontos de coleta para a arrecadação dos agasalhos da campanha.
“Sabemos que o inverno será rigoroso, e como tradição da empresa temos uma grande preocupação além dos serviços de água e esgoto. Este ano novamente vamos conseguir arrecadar o máximo de agasalhos nesta campanha. Ano passado conseguimos mais de duas toneladas de agasalhos com a participação dos voluntários e parcerias. Esta é mais uma ação com nossos parceiros e voluntários nesta mobilização em levar conforto a essas famílias durante o inverno”, destacou Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.
“Este ano contamos com o apoio dos colaboradores no Programa Voluntariado para a adesão e bater a meta de até cinco toneladas de agasalhos. A novidade está por conta da gincana que premiará as equipes no primeiro, segundo e terceiro lugar em arrecadação”, explicou a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/abr/2022 - Sem Comentários
A Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS avaliou como positivos os mecanismos e índices da qualidade da água fornecida em Campo Grande e nos municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Os dados foram debatidos durante a Audiência Pública “Análise de Denúncias sobre a Qualidade da Água fornecida pelas concessionárias no Estado de Mato Grosso do Sul”, realizada na noite de quarta-feira (20) no auditório da OAB/ MS com a participação da Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento de água de Campo Grande, SANESUL, além de representantes da Vigilância Sanitária estadual e municipal, prefeitura de Campo Grande e universidades.
Para o advogado e presidente da comissão, Arlindo Muniz, o resultado da Audiência foi altamente positivo e esclarecedor, trazendo respostas para a sociedade e principalmente mostrando que a água de Campo Grande e dos demais municípios pode ser consumida sem riscos para a população.
“Os esclarecimentos foram excelentes em mostrar que há um efetivo controle de qualidade pela concessionária seguindo as normativas exigidas por lei. Os sistemas de controle estabelecidos pela concessionária, com o suporte da vigilância sanitária em reafirmar este controle de qualidade, reforçam ainda mais a sensação de segurança e tranquilidade para a população que consome a água tanto de Campo Grande e de outros municípios. Com isso é seguro afirmar que a água fornecida pelas concessionárias tem um controle de qualidade efetivo e próprio para consumo” destacou o presidente da Comissão.
A audiência foi convocada após uma publicação no início do mês de março que apontava municípios em todo o Brasil com índices irregulares na qualidade da água. Em Mato Grosso do Sul, quatro cidades foram apontadas com irregularidades, sendo Campo Grande, Costa Rica, Glória de Dourados e Dourados. Na época, a Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento de Campo Grande, esclareceu se tratar de um equívoco no momento da digitação de dados da substância Nitrato, inserindo no sistema o valor de 146mg/L enquanto o resultado correto é de 1,46mg/L de Nitrato na amostra. Uma carta de correção foi enviada para a Vigilância Sanitária sobre os índices corretos.
O diretor-presidente da Águas Guariroba Themis de Oliveira e a gerente de operações de tratamento de água e esgoto, Marjuli Morishigue, realizaram as apresentações sobre o monitoramento e controle de qualidade realizados pelos laboratórios de tratamento de água da concessionária. Técnicos e colaboradores da concessionária também estiveram presentes na audiência. Durante a apresentação foram trazidos os números de análises, índices de potabilidade, mecanismos laboratoriais e as creditações pelo Inmetro dos laboratórios da Águas Guariroba.
“Nossos laboratórios possuem análises com índices e resultados encaminhados para a Vigilância Sanitária, com conformidade a portaria do ministério da saúde. A água de Campo Grande é reconhecida como uma das melhores para o consumo no Brasil com o maior controle de qualidade, sendo um orgulho para Campo Grande e para a Águas Guariroba”, disse o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 14/abr/2022 - Sem Comentários
A Águas Guariroba realiza neste sábado (16) uma ação social para atendimento ao cliente na região do bairro Tarsila do Amaral. A ação disponibilizará opções para negociações de débitos e cadastro na Tarifa Social. Durante atendimento, os clientes poderão parcelar em até 48 vezes, com 10% de entrada.
A ação acontecerá na Associação de Moradores da região do Tarsila do Amaral, localizada na Rua Bidú Sayão, s/n, das 08h às 12h.
O atendimento faz parte de um cronograma de ações que a concessionária realizará nos próximos meses em diversos bairros de Campo Grande, passando pelas regiões como Jardim Caiobá, Jardim Columbia, Parque dos Sabiás e Jardim Itamaracá.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 13/abr/2022 - Sem Comentários
Com a chegada do feriado da Sexta-Feira Santa, a Águas Guariroba divulga os horários de funcionamento das lojas físicas e canais de atendimento em Campo Grande. A partir desta quinta-feira (14), as lojas nos Práticos não terão expediente, retomando os atendimentos na segunda-feira (18). Já na sexta-feira (15), feriado, as lojas da concessionária no Centro e da Moreninhas não terão expediente, também retomando as atividades na segunda-feira (18).
O Whatsapp da concessionária (67 99123 0008) também seguirá o mesmo cronograma a partir de sexta, retomando os atendimentos na segunda-feira. Já os atendimentos pelo canal 0800 642 0115 continuarão operando normalmente durante o feriado e fim de semana.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 07/abr/2022 - Sem Comentários
No Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Águas Guariroba celebra os avanços e resultados no saneamento de Campo Grande, destacando a importância do acesso ao saneamento e a qualidade em saúde para a população. Em 2022, de acordo com o Ranking Nacional de Saneamento pelo Instituto Trata Brasil, Campo Grande ocupa a 28ª posição em qualidade de serviços de saneamento. Um avanço de cinco posições em comparação a 2021. O índice reflete os resultados dos investimentos da concessionária voltados ao saneamento e os reflexos na saúde da população.
De acordo com a auditora de Vigilância Sanitária de Campo Grande, Mônica Tischer, a qualidade da água e o acesso a esgoto tratado impactam diretamente na saúde da população. Para a técnica em saúde, além do investimento ao acesso aos serviços, a conscientização sobre o uso correto de água e esgoto pela população é essencial.
“O acesso correto ao saneamento é um fator importante para a população. Esgoto é fundamental, mas o uso incorreto, o uso de fossas, pode impactar diretamente na transmissão de doenças, além do risco de contaminação dos lençóis freáticos. O acesso a água não é diferente. Campo Grande possui uma excelente qualidade de água, e os trabalhos de monitoramento da concessionária e da Vigilância Sanitária avançam em paralelo às ações de conscientização e informação sobre o acesso correto à rede de água e esgoto”, destaca Mônica.
A Águas Guariroba também vem realizando um cronograma de obras para a implantação de 80 mil metros de rede de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil pessoas. As novas redes de esgoto seguem o cronograma das obras do PAC do município para as regiões dos bairros Nova Campo Grande, Aero Rancho, Parque Dallas, Vilas Boas, Jardim Seminário e Rita Vieira. A ação amplia o acesso da população a rede coletora de esgoto da capital que chega hoje a mais de 80%.
Nas ações análise laboratorial, a Águas Guariroba conta com um rigoroso monitoramento da qualidade através de um laboratório na Estação de Tratamento de Água – ETA Guariroba. No laboratório, são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 2.041 amostras de água bruta (poços e represas) e 108.190 amostras de água tratada.
O laboratório da empresa desde 2016 tem seus processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente a análise das águas brutas é realizada por um laboratório terceirizado também acreditado pelo Inmetro.
Os resultados são disponibilizados na fatura de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/ . Anualmente todos os clientes da concessionária recebem em casa o Relatório Anual da Qualidade da Água, entregue junto com a fatura. O documento traz o resumo das análises de potabilidade realizadas nos últimos 12 meses.