Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 27/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba está realizando o seu mais novo programa, o “Campo Grande Saneada”. O objetivo da concessionária é implantar até o final do ano, cerca de 150 quilômetros de rede de esgoto, beneficiando mais de 16 mil famílias na Capital. Esta é uma das maiores ações da concessionária no ano de 2023, com investimentos direcionados à ampliação da rede de esgoto em Campo Grande. O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
As obras seguem o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município. Os bairros Nova Lima e North Park foram as primeiras regiões a receber as obras, que a partir dos próximos meses, seguem para outros bairros como Panamá, São Conrado, Lageado, Tiradentes, Coophavilla II, região Lagoa e Jardim Aeroporto, totalizando 10 bairros beneficiados.
Segue abaixo o cronograma de obras nos bairros de Campo Grande de 27/03 a 31/03.
Bairro Nova Lima
(Rua Cel. Antonino x Rua Celina Baís)
(Rua Cel. Antonino x Rua Celina Baís)
(Rua Cel. Antonino x Rua Celina Baís)
(Rua Cel. Antonino x Rua Celina Baís)
(Rua Jerônimo de Albuq. x Rua Alberto da Veiga)
(Rua Alberto da Veiga x Rua Cláudio Manoel)
(Rua Cláudio Manoel x Rua Lourenço da Veiga)
(Rua Haroldo Pereira x Rua Monte Alegre)
(Rua Monte Alegre x Av. Bertolino Cândido)
(Av. Bertolino Cândido x Rua Júlio Baís)
(Rua Júlio Baís x Rua Albertina Pimentel)
(Rua Nefe Pael x Rua Firmo Cristaldo)
(Rua Cândido Garcia x Rua Padre Antônio Franco)
(Rua Firmo Cristaldo x Rua Padre Antônio Franco)
(Rua Haroldo Pereira x Rua Henrique Barbosa Martins)
(Rua Zulmira Borba x Alcebíades Barbosa)
(Rua Alcebíades Barbosa x Rua Haroldo Pereira)
Bairro: Caiobá
(Rua Ângelo Nakahodo x Rua Maestro Kalil Rahe)
Bairro: North Park
(Rua Campanário x Rua Laranjal)
(Rua Laranjal x Rua Foz do Iguaçu)
(Rua Tamandaré x Rua Punta Arena)
(Rua Punta Arena x Rua Caracas
Bairro: São Conrado
(Rua Luana Cavaliere Mura x Rua Milady Bergamasso Martins)
(Rua Albino Pedro x Rua Benedito Martins Bravo)
(Rua Benedito Martins Bravo x Rua Raony Bravo Mura Pedro)
(Rua Raony Bravo Mura Pedro x Rua Felipe Safadi Nogueira)
(Rua Felipe Safadi Nogueira x Rua Carangola)
(Rua Carangola x Rua Japim)
(Rua Praia Grande x Rua Felipe Safadi Nogueira)
(Rua Luana Cavaliere Mura x Rua Milady B. Martins)
(Rua Luana Cavaliere Mura x Rua Milady B. Martins)
Bairro: Lageado
(Rua Aurélio Py x Rua Mário Pastorello)
(Rua Miltinho Soletti x Rua Dário Anhaia Filho)
Bairro: Tiradentes
(Av. Três Barras x Rua dos Estudantes)
(Rua Abilio Soares x Rua Domingos de Moraes)
(Rua Luiz Goes x Rua Alameda Santos)
(Rua dos Estudantes x Rua Luiz Goes)
(Rua Abilio Soares x Rua Domingos de Moraes)
(Rua Abilio Soares x Rua Conde São Joaquim)
(Rua Luiz Goes x Rua Alameda Santos)
(Rua Abilio Soares x Rua Domingos de Moraes)
(Av. Três Barras x Rua dos Estudantes)
(Rua dos Estudantes x Rua Luiz Goes)
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 25/mar/2023 - Sem Comentários
Mais de 2 mil famílias do Parque Lageado serão beneficiadas com 16,2 quilômetros de rede de esgoto implantados no bairro pela Águas Guariroba. O lançamento oficial da obra aconteceu neste sábado, 25/03, durante o evento “Todos em Ação” da Prefeitura de Campo Grande na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli. A prefeita Adriane Lopes e o diretor executivo da concessionária, Gabriel Buim, assinaram ordem de serviço para execução da implantação da rede de esgoto no bairro juntamente com outras autoridades presentes.
“Vamos realizar a implantação da rede de esgoto para esta população que tanto precisa destes serviços. Para isso, contamos com a parceria da Agereg [Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos] e da Prefeitura de Campo Grande. Iniciativa da Prefeita que cobrou da concessionária a execução destas obras aqui na região”, destacou o diretor executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
“Hoje nós estamos lançando saneamento. E após a Águas chegar com os 16 km de rede de esgoto para o bairro, nós vamos trazer o asfalto para essa região”, anunciou a prefeita Adriane Lopes.
A execução da rede de esgotamento sanitário no bairro Parque Lageado faz parte do Programa Campo Grande Saneada, lançado pela Águas Guariroba no mês do Dia Mundial da Água, 22 de março. Ao todo, cerca de 16 mil famílias passarão a ter acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto com a implantação de 150 km de rede em 10 bairros da Capital.
Todos em Ação
O evento no Parque Lageado marcou o início do Programa Todos em Ação em 2023. A iniciativa da Prefeitura leva serviços gratuitos, lazer e programação cultural para os bairros de Campo Grande. A Águas Guariroba é parceria da ação oferecendo atendimentos como cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos com condições facilitadas, distribuição de água e apresentação da peça teatral “Guaribinha e sua turma no Mundo Encanado”.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 22/mar/2023 - Sem Comentários
Uma piscina de 38 mil litros de água exposta na esquina da Avenida Mato Grosso com a Avenida Ceará traz uma informação: “Águas Guariroba trata 7 mil vezes por dia a quantidade de água desta piscina. Beba água”. A mensagem é uma forma de dimensionar para o campo-grandense o volume de água que a concessionária trata diariamente para abastecer a população. A iniciativa da concessionária marca o Dia Mundial da Água, 22 de março na Capital.
A ação de comunicação impacta também pela inovação, utilizando uma nova forma de mídia. Três piscinas foram adesivadas com mensagens da Águas Guariroba. “A água que cabe nesta piscina pode te hidratar por 23 anos. Beba água”, é a uma das frases estampadas. “Esta quantidade de água deixa sua pele mais linda por 19 anos. Beba água”, é a informação da terceira mensagem.
O sistema de abastecimento de água de Campo Grande é composto por duas captações superficiais: Guariroba e Lageado e mais 150 poços de captação subterrânea. O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de chamar a atenção para a preservação dos recursos hídricos do planeta e promover a conscientização global sobre a importância deste tema.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/mar/2023 - Sem Comentários
Campo Grande avançou duas posições no Ranking Nacional de Saneamento de 2023, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, na segunda-feira (10/03). A capital, subiu para a 26ª, resultado das ações em saneamento realizadas pela concessionária de água e esgoto Águas Guariroba na cidade. Os dados são de acordo com Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021.
Este é o segundo ano consecutivo que Campo Grande avança no Ranking do Saneamento. Entre os principais investimentos realizados pela concessionária estão a ampliação da rede de coleta de esgoto, a ampliação e revitalização da rede de abastecimento de água e melhorias que trazem tecnologia para aprimorar o monitoramento, a regularidade e a qualidade do abastecimento de água na Capital. Além disso, a concessionária tem um sólido programa de redução de perdas de água, investimento que coloca a cidade como uma das capitais do Brasil com o menor índice de perdas: 19,74%, enquanto a média nacional é de 36,51%.
De acordo com o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a empresa tem trabalhado para melhorar os serviços de saneamento básico na cidade e essa conquista é muito importante para a população. “Avançamos duas posições no ranking e isso significa que estamos conseguindo levar saneamento e principalmente, saúde para a população de Campo Grande. O saneamento básico é fundamental para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Themis.
Hoje, Campo Grande possui a cobertura de água universalizada, com um índice acima de 98%, já a cobertura de esgoto ultrapassa os 80%, sendo uma das metas da concessionária atingir a universalização dos serviços de esgoto.
Este ano, a Águas Guariroba colocou em ação um cronograma de obras de implantação de rede de esgoto, que terá 150 km de rede de esgoto e beneficiará 16 mil famílias. O cronograma é uma das maiores ações da concessionária voltada ao saneamento de Campo Grande, buscando a universalização dos serviços de esgoto, antecipando-se ao Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de saneamento em todo o país até 2033.
Com esse avanço no ranking, a cidade de Campo Grande mostra que está no caminho certo para atingir o objetivo de levar serviços de saneamento básico de qualidade para toda a população. A Águas Guariroba segue trabalhando para melhorar ainda mais os serviços de saneamento na cidade, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar para todos os cidadãos.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 16/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba e a MS Pantanal participam no dia 24 de março, às 8h, do IV Seminário Estadual da Água de Mato Grosso do Sul, realizado no Plenário Julio Maia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Com o tema “Caminhos para a produção de água em Mato Grosso do Sul” o evento é uma realização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Assembleia Legislativa, Rotary Club de Campo Grande e o Laboratório de Geoecologia da Faculdade de Engenharia.
O Seminário que tem como objetivo estimular a disseminação de informações sobre recursos hídricos, visando debater e contribuir para a conscientização da sociedade quanto à importância do uso, buscando a quantidade e qualidade dos recursos hídricos no Estado.
“Este é o quarto seminário consecutivo no qual o Rotary Club de Campo Grande figura como um dos organizadores do evento, sendo a temática importante para a sociedade de Mato Grosso do Sul e para os rotarianos, pois está alinhada com a Sétima Área de Enfoque do Rotary International. Neste ano o tema enfoca a produção de água, a proteção de nascentes, buscando sensibilizar a respeito dos cuidados que todos devemos ter com a nossa água, um bem tão precioso, bem como mostrar a relevância da Educação Ambiental”, explica Ricardo Zanin, presidente do Rotary Club de Campo Grande.
O evento já está em sua quarta edição e faz parte das ações de comemorações da Semana Estadual da Água, com data escolhida para o evento fazendo alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet por meio desse link: https://forms.gle/Mf86WhA8zBim2rbn9
Confira aqui a programação.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 15/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba está concluindo esta semana as operações de ativação de três novos poços de água revitalizados que reforçarão o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.
O objetivo é ampliar as ações de abastecimento de água da concessionária, principalmente em cada região em que os poços foram perfurados, garantindo também a segurança operacional do fornecimento de água. Na região da Chácara dos Poderes, o poço já está em operação, com uma vazão de 53 mil litros por hora, beneficiando 1,7 mil pessoas.
Na região do São Caetano o poço conta com uma vazão de 70 mil litros por hora, reforçando o abastecimento para 2,8 mil pessoas. Já na região do Parque dos Poderes, o poço já em fase inicial de operação, terá vazão de 54 mil litros por hora, beneficiando mais de 6 mil pessoas.
Campo Grande hoje é referência nas ações de abastecimento de água, a cidade conta com o índice de cobertura de água universalizado, isso significa que mais de 98% de Campo Grande possui acesso à rede de água.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 13/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba participa a partir de amanhã (14) do lançamento da ação de negociação do Procon Municipal de Campo Grande. A ação “Estamos Quites” será realizada dos dias 14 a 17, das 8h Às 17h30. Os atendimentos serão feitos na sede do Procon Municipal de Campo Grande, localizado na Avenida Afonso Pena, 3.128.
Durante os quatro dias de ação, a Águas Guariroba disponibilizará para os clientes facilidades de negociação com parcelamentos em até 60 vezes, com até 10% de entrada sem juros ou multa. Além das opções de negociação, a concessionária também realizará o cadastro de clientes na Tarifa Social, que proporciona descontos na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 13/mar/2023 - Sem Comentários
Até o final do ano, obras ampliarão o acesso da população à rede de esgoto, se aproximando cada vez mais da universalização de serviços
Mais de 20,4 quilômetros de rede de esgoto já foram implantados desde o início do ano pelo mais novo programa de saneamento da Águas Guariroba, o “Campo Grande Saneada”. O objetivo da concessionária é implantar até o final do ano, cerca de 150 quilômetros de rede de esgoto, beneficiando mais de 16 mil famílias na Capital. Esta é uma das maiores ações da Águas Guariroba no ano de 2023, com investimentos direcionados à ampliação da rede de esgoto em Campo Grande. O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
Seguindo o cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município, os bairros Nova Lima, North Park e Jardim Centenário foram as primeiras regiões a receber as obras, que a partir de março e nos próximos meses, seguem para outros bairros como Itamaracá, Panamá, São Conrado, Lageado e Tiradentes.
“Em 2023 a Águas Guariroba está lançando uma das suas maiores ações para ampliar o acesso da população aos serviços de esgoto. O “Campo Grande Saneada” está diretamente voltado a aumentarmos a cobertura da rede de esgoto em Campo Grande, que hoje ultrapassa os 80%, caminhando em direção à universalização destes serviços. Uma cidade saneada é sinônimo de segurança e saúde para a sua população, e a concessionária tem como principal objetivo garantir este conforto para Campo Grande”, destaca o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Além das obras de ampliação da rede de esgoto nos bairros de Campo Grande, a Águas Guariroba também está concluindo as obras de instalação de mais de 5 mil metros de tubulação e extensão de um interceptor na região Lagoa. O interceptor é uma tubulação de grande diâmetro que integra o sistema de esgotamento sanitário e auxilia no controle do fluxo que recebe das linhas principais, direcionando para as estações de tratamento. A obra beneficiará os campo-grandenses da Região do Coophavila II, Jardim Batistão e Tijuca.
Atualmente, a capital conta com mais de 80% de cobertura de rede de esgoto, o que representa mais de 756.266 pessoas atendidas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, a cidade conta com o índice de cobertura de água universalizado, isso significa que mais de 98% de Campo Grande possui acesso à rede de água.