Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 29/set/2023 - Sem Comentários
De 2006 até 2022, foram 198.230 alunos beneficiados com o programa.
Mais de 3 mil alunos, de 38 escolas municipais de Campo Grande, já receberam palestras do Programa Sanear, da Águas Guariroba, apenas em 2023. O programa tem como objetivo fomentar o Saneamento Básico dentro das escolas, utilizando ações direcionadas para alunos e professores.
Para as crianças, são oferecidas palestras para alunos dos 4º anos do ensino fundamental das escolas municipais de perímetro urbano de Campo Grande. Até o fim do ano, 99 escolas receberão as palestras, com materiais lúdicos e concursos de produção de texto e arrecadação de óleo usado. Os premiados ganham tablets e passeio na estação de tratamento de água.
Já os professores da rede municipal de ensino podem inscrever seus planos de aula com a temática voltada para ações relacionadas ao meio ambiente e saneamento. O programa premiará o melhor plano de aula com um notebook para o professor e uma TV de 42 polegadas para a escola, além de smartphone de última geração para o segundo e terceiro colocado no concurso.
“Entendemos que o educador tem papel de suma importância na formação das crianças e adolescentes. Portanto a concessionária coopera com o fornecimento de materiais e informações para que a participação deles no programa enriqueça ainda mais o ensino, estimulando a criatividade e sempre um melhor entendimento para o aluno.”, explica a coordenadora de reponsabilidade social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
No ano passado, 52 escolas receberam as palestras do Programa Sanear da Águas Guariroba e mais de 4.700 alunos participaram das ações. De 2006 até 2022, foram 198.230 alunos beneficiados com o programa.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 29/set/2023 - Sem Comentários
O programa foi idealizado pelo compromisso com o futuro dos jovens e com o desenvolvimento das cidades onde a Aegea atua, com as concessionárias sendo agentes de transformação e formadoras de talentos.
Estudantes que participam do Programa Pioneiros, da Águas Guariroba, começaram a receber kits de material escolar, além de uma camiseta e uma garrafa de água, nesta semana. O projeto tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e o objetivo é capacitar alunos da rede pública de ensino para o mercado de trabalho, além de apresentar as diferentes áreas e serviços de infraestrutura e saneamento.
Nesta quinta-feira (28), receberam os kits com mochila, caderno e caneta, entre outros itens, os alunos da Escola Estadual Hélia França Cardoso. Ao todo, 138 estudantes estão inscritos no programa, que está na quarta edição.
O Programa Pioneiros propõe aos participantes uma imersão no dia a dia da concessionária. Durante a capacitação, os estudantes terão oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores de diversas áreas da Águas Guariroba. O objetivo também é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.
Durante a capacitação, os alunos participam de reuniões e palestras online com gestores da concessionária. Para a etapa final, os alunos, organizados em dupla, apresentam um projeto abordando as ações sustentáveis e de saneamento. O trabalho finalista segue para a seletiva nacional, onde irá disputar com os projetos selecionados das outras unidades participantes da AEGEA. Ao fim do programa, os estudantes que se destacam recebem premiações, como celulares, relógios digitais e computadores.
“A Águas Guariroba colabora com o futuro por meio do Programa Pioneiros, trazendo para os jovens estudantes um pequeno vislumbre do mercado de trabalho. Além de oferecermos a oportunidade de contribuir na decisão de uma carreira no mercado de trabalho, há o engajamento da conscientização de preservação do meio ambiente”, explica Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 28/set/2023 - Sem Comentários
Espetáculo teatral “Amarelo” tratou sobre saúde mental.
Na manhã desta quinta-feira (28), a Águas Guariroba realizou uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. A ação foi realizada tanto na Central de Serviços da empresa, quanto na Sede Administrativa, e contou com a participação de aproximadamente 200 colaboradores.
Por meio do espetáculo “Amarelo”, o grupo teatral Guavira abordou histórias de personagens que passaram por traumas na infância, rejeição, baixa autoestima, culpa, luto, entre outros sentimentos que podem levar à depressão, além de transtornos que afetam a saúde mental.
O grupo ainda narrou cartas com histórias reais de pessoas que tiveram as vidas afetadas ou foram levadas ao suicídio, uma forma de falar sobre o amor à vida com seriedade, sem perder a delicadeza que o assunto exige.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Martina Freitas, explica que o objetivo da ação deste ano foi se aproximar das esquipes, demonstrando a importância do tema “saúde mental”. “Como Embaixadores da Saúde, entendemos que a saúde mental é um pilar importante para nossa saúde integral. Neste dia 28/09 escolhemos uma ação muito especial para demonstrar nosso cuidado e empatia através do espetáculo da companhia teatral Guavira”, explica.
Na Águas Guariroba, colaboradores e seus familiares têm um canal para aconselhamento psicológico. “Por meio dessa iniciativa, queremos estabelecer um canal de comunicação, apoio e orientação profissional direto, para que todos fiquem à vontade para dar um passo em busca de bons pensamentos e bons sentimentos, com a certeza de que serão acolhidos”, ressalta a coordenadora de Gestão de Pessoas.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 27/set/2023 - Sem Comentários
As obras do Programa Campo Grande Saneada já chegam a mais de 174,3 km de rede de esgoto desde o início do cronograma em janeiro de 2023. Com isso, as obras chegam a mais de 17,5 mil ligações de esgoto em Campo Grande. Nesta semana, o cronograma de obras da Águas Guariroba terá frentes de atuação na região do Parati, Nova Campo Grande e Noroeste.
As equipes da concessionária também seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, North Park, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá.
As obras seguem o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município e é uma das maiores ações da concessionária no ano de 2023, com investimentos direcionados à ampliação da rede de esgoto em Campo Grande. O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
Segue abaixo o cronograma de obras nos bairros de Campo Grande de 25/09 a 29/09:
• Rua Divino de Castro
(Rua Lauro Muller x Rua Cel. Moreira César)
(Rua Cel. Moreira César x Rua Dom Fernandes Sardinha)
(Rua Lauro Muller x Rua Eng. Paulo Frontim)
(Rua Eng. Paulo Frontim x Rua Luís de Vasconcelos)
(Rua Luís de Vasconcelos x Rua ALM Chochrane)
(Rua ALM Chochrane x Final Rua)
• Rua Eusébio de Queiroz
(Rua Dom Fernandes Sardinha x Final Rua)
• Rua Capristano de Abreu
(Rua Dom Fernandes Sardinha x Final Rua)
• Rua Olinda de Melo
(Rua Lauro Muller x Rua Cel. Moreira César)
(Rua Cel. Moreira César x Rua Dom Fernandes Sardinha)
(Rua Lauro Muller x Rua Eng. Paulo Frontim)
(Rua Luís de Vasconcelos x Rua ALM Chochrane)
• Rua Manoel Pereira Souza
(Rua Eng. Paulo Frontim x Rua Lauro Muller)
(Rua Lauro Muller x Rua Cel. Moreira César)
• Rua Dom Fernandes Sardinha
(Rua Cassim Contar x Rua Capristano Abreu)
(Rua Evelina Selingardi x Rua Durando Pereira)
(Rua Durando Pereira x Rua Antônio Teófilo Cunha)
• Rua Antônio Teófilo Cunha
(Rua Daro Anhaia x Rua Waldevino Guimarães)
(Rua Waldevino Guimarães x Rua Rosa Orro)
(Rua Rosa Orro x Rua Yoseiko Yoamine)
(Rua Yoseiko Yoamine x Rua Lúcia dos Santos)
Bairro: Tiradentes
• Rua Antônio Carlos do Vale
(Av. Três Barras x Rua Assef Buainain)
• Rua Norberto Pereira
(Rua Antônio Carlos do Vale x Rua Heitor Laburu)
• Av. Três Barras
(Rua Rogério Cavalari x Av. Gabriel Del Pino)
• Rua Domingos de Moraes
(Av. Três Barras x Rua dos Estudantes)
• Rua Abilio Soares
(Av. Três Barras x Rua dos Estudantes)
• Rua Conde de São Joaquim
(Av. Três Barras x Rua dos Estudantes)
• Rua Frederico Hornelas
(Rua Ana Paula Fernandes x Rua Heitor Laburu)
Bairro: Panamá
• Rua Heitor Vieira de Almeida
(Rua Adélia Fraiha x Tv. Andina)
• Rua Lagoa Vermelha
(Rua Adélia Fraiha x Tv. Andina)
• Rua Lili Chaia
(Rua Adélia Fraiha x Rua Aroldo L. Soares)
Bairro: Moreninhas
• Rua Airton Senna
(Rua Itapemirim x Rua Peruibe)
Rua Peruibe x Rua Macambira)
(Rua Macambira x Rua Aracati)
(Rua Aracati x Rua Camacari)
(Rua Camacari x Rua Equipe Piquet)
Bairro: São Conrado
• Rua Carangola
(Rua Santa Bertilia x Rua Eng. Edno Machado)
• Rua Carangola
(c/ Rua Santa Bertilia)
• Rua Faro
(c/ Rua Carangola)
• Rua Eng. Edno Machado
(Rua Carangola x Rua Felipe Safadi Nogueira)
• Rua Eng. Edno Machado
(Rua Japim x Rua Carangola)
• Rua Eng. Edno Machado
(Rua Jandaia do Sul x Rua Japim)
• Rua Jandaia do Sul
(Rua Cel. Adauto Barbosa x Rua Acrísio Corrêa)
• Rua Jandaia do Sul
(Rua Acrísio Corrêa x Av. Gal. Alberto Carlos Mendonça de Lima)
• Rua Carangola
(Rua Eng. Edno Machado x Rua Abatixi)
• Rua Carangola
(Rua Abatixi x Rua Cel. Adauto Barbosa)
• Rua Carangola
(Rua Cel. Adauto Barbosa x Rua Acrísio Corrêa)
• Rua Internacional
(Rua Ouro Preto x Rua Profº Delving)
• Rua Carangola
(Rua Srg. Jonas Sérgio de Oliveira x Rua Gen. Ângelo Frulegui da Cunha)
• Rua Pampulha
(Rua Internacional x Rua Carangola)
• Rua Srg. Jonas Sérgio de Oliveira
(Rua Planaltina x Rua Jandaia do Sul)
• Rua Ouro Preto
(Rua Internacional x Rua Carangola)
Bairro: Nova Lima
• Rua Jerônimo de Albuquerque
(Rua Narciso Dias x Rua Alexandrino de Alencar)
(Rua Alexandrino de Alencar x Rua Amambai)
Bairro: Parati
• Rua Aguida Assis Ribeiro
(Rua Gabriel Abraão x Rua Hikaro Kamiya)
• Rua Daniel Jano Catarinelli
(Rua Elpidio Espindola x Rua Galdina Ifran Catarinelle)
• Rua Tatisumi Gonda
(Rua Ari Matoso x Rua Hikaro Kamiya)
Bairro: Nova Campo Grande
• Rua Dos Beckman
(Rua Nilo Javari Barem x Av. Wilson Paes de Barros)
• Av. Wilson Paes de Barros
(Rua Dos Beckman x Rua Delmiro Gouveia)
• Rua Delmiro Gouveia
(Rua Nilo Javari x Rua Monteiro Lobato)
• Rua Monteiro Lobato
(Rua Delmiro Gouveia x Rua Emília Teodora de Souza)
Bairro: Noroeste
• Rua Urupês
(Rua Adventor Divino x Rua Dom João VI)
• Rua Adventor Divino
(Rua Pinhal x Rua Urupês)
• Rua Urupês
(Rua Andrade Neves x Rua Adventor Divino)
• Rua Andrade Neves
(Rua Pinhal x Rua Urupês)
• Rua Urupês
(Rua Ataulfo Paiva x Andrade Neves)
• Rua Ataulfo Paiva
(Rua Pinhal x Rua Urupês)
• Rua Urupês
(Av. Mal. Malet x Rua Ataulfo Paiva)
• Av. Mal. Malet
(Rua Pinhal x Rua Urupês)
• Rua Estrada EW 2
(Rua Estrada NE 2 x Rua Urupês)
Bairro: Coophavilla II
• Travessa do Golfinho
(Rua da Praia x Av. Marinha)
• Rua da Baleia
(Rua da Praia x Av. Marinha)
(Rua da Enseada x Rua da Praia)
• Centro Comercial
(Centro Comercial x Centro Comercial)
• Rua da Enseada
(Travessa do Cachalote x Rua da Península)
(Rua da Península x Centro Comercial)
(Centro Comercial x Rua do Porto)
• Rua da Península
(Rua da Enseada x Rua da Praia)
• Travessa do Cachalote
(Rua da Enseada x Rua da Praia)
• TV. Golfinho
(Rua da Enseada x Rua da Praia)
• Rua da Restinga
(Rua da Enseada x Rua Marambaia)
• Rua Marambaia (Rua da Restinga x Tv. Do Golfinho)
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 27/set/2023 - Sem Comentários
Respeito Dá o Tom foi criado em 2017 e é referência em ações de promoção
a equidade nas oportunidades no mercado de trabalho
Há seis anos, a Águas Guariroba tem um programa com o objetivo de diminuir a desigualdade racial e de gênero no mercado de trabalho. Lançado em 26 de setembro de 2017, o Respeito dá o Tom promove a equidade nas oportunidades no mercado de trabalho e o crescimento profissional entre os colaboradores da concessionária de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Campo Grande.
O programa está fundamentado em três pilares principais: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento e, desde que foi criado, tem como missão promover a diversidade de gênero e racial, com ênfase na população negra e indígena.
Da etnia Terena, Ana Clara Augusto Dias, de 18 anos, trabalha como jovem aprendiz na Águas Guariroba há seis meses e conta que, quando entrou na empresa e conheceu o programa, aprendeu que demonstrar sua cultura jamais pode ser considerado um problema.
“No meu primeiro dia de empresa, eu vim com um grafismo indígena, feito de jenipapo. Confesso que eu fique com um pouco de medo sobre o que as pessoas poderiam pensar, o que poderiam falar, talvez algum comentário negativo. Mas, com esse programa de diversidade na empresa, eu vi que não precisava ter medo. Eu sei que esse programa me ajudou e eu sei que ajudou várias pessoas a não ficarem com esse medo de ser quem elas são”, considera a jovem.
Para a supervisora de serviços Diuliana Carvalho Sampaio, que recentemente assumiu a coordenação local do programa, o RDT é um incentivo a ações institucionais para promoção da equidade no mercado de trabalho. “Esse programa me fez despertar e olhar para o próximo com empatia e acredito que possa fazer isso com muito mais gente. Um programa que despertou a mulher negra que sou, me sinto mais motivada em trabalhar em uma empresa que promove ações equidade”, diz.
NA AEGEA, O RESPEITO DÁ O TOM
Atualmente, o Respeito Dá o Tom está presente em todas as unidades da Aegea. Acompanhia conta com 13 comitês do programa, localizados de norte a sul, que seguem um cronograma de ações mensais. Em cinco anos, 65% dos colaboradores da Aegea se autodeclaram pretos ou pardos, sendo que 19% ocupam cargos de liderança.
Em seis anos, foram investidos cerca de R$ 3 milhões no programa, em iniciativas como a contratação de especialistas na temática racial, desenvolvimento de ações internas, canais de denúncia e eventos sobre tema.
A partir de 2022, o RDT passou a abarcar também a igualdade de gênero, valorizando a participação feminina no mercado de trabalho e alinhando-se à meta social de mulheres na liderança da Aegea. Com esta iniciativa, a empresa é a primeira no setor a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, sendo a pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança, sendo elas: aumentar de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança e de 17% para 27% o número de negros nestes cargos.
“Ser referência em igualdade racial, como uma empresa reconhecida pela promoção da diversidade e valorização da população negra e indígena, espelhando o perfil da população local em todos os níveis hierárquicos da companhia, com prioridade para as posições de liderança, e considerando o desempenho e o resultado profissional estão entre os propósitos da Aegea e, consequentemente, da Águas Guariroba, por isso, nos orgulhamos tanto deste programa”, diz o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 26/set/2023 - Sem Comentários
Com as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registradas nos últimos dias em Campo Grande, a Águas Guariroba vem reforçando as ações de hidratação e cuidado junto às equipes de leitura e operacionais. Na última sexta-feira (22), as equipes de leitura começaram a ser atendidas por esse cronograma, com um kit com isotônico e copos de água para hidratação, como parte dos trabalhos de hidratação realizado pela concessionária.
Durante o trajeto, as equipes de leituras se reúnem em um ponto do setor que está no trajeto, e o líder de equipe entrega para os leituristas o kit de hidratação. Além dos kits, o cronograma de deslocamento nos bairros foi remanejado para que os leituristas não andem grandes distancias, reduzindo assim o percurso das equipes.
“Desde que as altas temperaturas na cidade começaram a ser registradas, a gerência de operações começou a se organizar para que os colaboradores pudessem trabalhar com toda assistência e segurança neste calor. Além disso, aumentamos o número de reuniões DDS (Diálogo Diário de Segurança) com as equipes de segurança do trabalho e intensificar as orientações sobre uso de EPI, protetor solar e hidratação constante”, explica o coordenador de serviços, Vinicius Weiler.
Somente na primeira mobilização, 35 leituristas receberam o suporte das equipes em campo. Por conta do forte calor a Central de Serviços também estenderá o atendimento para as equipes de operação nas frentes de obras, com a entrega de copinhos de água e isotônicos.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 25/set/2023 - Sem Comentários
Plantio foi realizado no último sábado (23) e contou com a participação de crianças e adultos do bairro.
O bairro Portal da Lagoa, em Campo Grande, ganhou mais 300 árvores neste fim de semana. Por meio de uma doação da Águas Guariroba, moradores reflorestaram uma área que não tinha sequer uma árvore. O plantio, realizado no último sábado(23), em comemoração ao Dia da Árvore – 21 de setembro, ainda contou com o apoio de colaboradores da concessionária e de crianças e adolescentes do Clube de Desbravadores, da Igreja Adventista.
“Gostaria de agradecer a todos os parceiros que estiveram aqui para fazer o plantio na área verde. Hoje, essas mudas estão pequenas, mas no futuro nós veremos uma grande sombra aqui”, disse o líder comunitário que organizou o plantio, Paulo Rogério de Oliveira, conhecido como Pablo.
Entre as crianças que acompanharam o plantio, a pequena Beatriz Lima, 8 anos, era uma das mais animadas. Moradora do bairro, ela participou do plantio junto com a mãe e reforçou que entende a importância das árvores para o meio ambiente. “Eu nunca tinha plantado uma árvore, então achei muito legal”, disse.
Para a coordenadora de responsabilidade social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues, o plantio junto às crianças é uma forma de promover educação ambiental. “Aqui, eles aprendem que cada um deve fazer sua parte para que tenhamos um planeta mais verde e assim vamos construindo um futuro melhor”, considera.
As mudas plantadas são provenientes do Viveiro Issac de Oliveira, criado em 2010, pela Águas Guariroba, com o objetivo de restaurar matas ciliares de Campo Grande. Desde a criação do Viveiro, mais de 600 mil mudas já foram produzidas, 50 mil por ano, todas de espécies nativas do cerrado.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 22/set/2023 - Sem Comentários
Neste sábado (23), as equipes da Águas Guariroba estarão em três bairros de Campo Grande, oferecendo serviços da concessionária.
A partir das 8h, haverá ação social na Aldeia Água Bonita, na Rua Ana Pimentel, número 73, bairro Tarsila do Amaral. No mesmo horário, haverá outra ação social da Associação de Moradores da Vila Afonso Pena, no bairro Taquarussu. A ação será no Campinho do Bandeira, na Rua da Abolição, esquina com a Rua Diadema.
Nos dois bairros haverá atendimento para renegociação de débitos e cadastro na Tarifa Social, além de profissionais disponíveis para tirar dúvidas sobre outras questões relacionadas à concessionária.
Para aderir ao programa Tarifa Social, o interessado deve ter renda inferior a meio salário-mínimo vigente per capita; ser proprietário de um único imóvel exclusivo à sua moradia e de sua família ou possuir contrato de locação; ser consumidor monofásico de energia elétrica, cujo consumo não pode ultrapassar 220Kwh/mês e não consumir mais que 20m³/mês de água. Também tem direito pacientes com câncer ou doenças renais crônicas comprovadas por laudo, com renda per capita de até dois salários-mínimos.
Os documentos necessários para cadastro são: RG; CPF; Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS); Comprovante de Renda (Carteira de Trabalho ou outros); conta de Água atualizada; conta de luz atualizada. Em caso de câncer ou doença renal crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.
Também às 8h, haverá um plantio de mais de 300 mudas na comunidade Portal da Lagoa. O plantio será na Rua Eduardo Carrilho, Quadra 18.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 22/set/2023 - Sem Comentários
Moradores dos bairros Santa Emília e Moreninhas receberam equipes da Águas Guariroba, nesta semana, em reuniões para tirar dúvidas sobre as obras de implantação da rede de esgoto, que ocorrem em ambos os bairros, além de outros assuntos relacionados à concessionária.
No bairro Santa Emília, a reunião foi na última terça-feira (19), cerca de 50 pessoas participaram e as principais dúvidas dos moradores foram sobre como fazer a ligação ao esgoto, após a instalação da rede, além dos valores estabelecidos em lei para a prestação dos serviços.
Já na Moreninha, o encontro foi na quarta-feira (20) e houve dúvidas sobre consumo, cobranças relacionadas ao esgoto (valor de implantação, valor do serviço de coleta e tratamento), serviços pós-obras e Tarifa Social.
“Saímos de lá com o compromisso de agendarmos uma ação social para inclusão na Tarifa Social, negociação de débitos e atendimento para dúvidas relacionadas ao consumo. Algo que faremos, conforme a melhor data para todos”, explicou o analista de Responsabilidade Social, Jhonatan Santos.
Mais de 170 km de rede de esgoto já foram implantados desde o início das obras do Programa Campo Grande Saneada, em janeiro de 2023. Com isso, as obras chegam a mais de 17,1 mil ligações de esgoto em Campo Grande. Nesta semana, o cronograma de obras da Águas Guariroba terá frentes de atuação na região do Parati, Nova Campo Grande e Noroeste.
As equipes da concessionária também seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, North Park, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá.
O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/set/2023 - Sem Comentários
Ação foi na manhã desta quinta-feira (21), no Centro de Educação Especial Girassol CEDEG/APAE.
Uma data importante para reforçar a preservação do meio ambiente e o incentivo a inclusão. Em 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore e Dia de Luta das Pessoas com Deficiência, para comemorar a data, a Águas Guariroba promoveu uma ação em conjunto com a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Para celebrar as duas datas, a concessionária levou um teatro de bonecos sobre educação ambiental para o Centro de Educação Especial Girassol CEDEG/APAE, que fica na Vila Santa Branca, em Campo Grande.
Também houve plantio de mudas na unidade, com o apoio dos alunos.
No espetáculo “Guaribinha no mundo encanado”, os personagens levaram lições importantes sobre o cuidado com o meio ambiente e, de forma lúdica, apresentaram aos alunos que é preciso preservar as árvores para aumentar a quantidade e qualidade da água potável do planeta.
“É muito gostoso ver a alegria das crianças em participarem daquele teatro, muito bonito, muito caprichado. E nós temos no nosso calendário, no nosso currículo, o dia da árvore, e vocês nos ajudaram a tornar muito melhor”, considera Luiz Cesar Nocera – presidente da APAE de Campo Grande.
O plantio de mudas foi realizado após o teatro, no jardim da escola, em espaços onde as árvores poderão crescer e oferecer sombra para as brincadeiras das crianças, sem prejudicar as demais atividades da escola.
As mudas plantadas são provenientes do Viveiro Issac de Oliveira, criado em 2010, pela Águas Guariroba, com o objetivo de restaurar matas ciliares de Campo Grande. Desde a criação do Viveiro, mais de 600 mil mudas já foram produzidas, 50 mil por ano, todas de espécies nativas do cerrado.
“As árvores estão totalmente ligadas à quantidade e a qualidade da água que nós temos no meio ambiente, por isso é muito importante a gente preservar o meio ambiente, as matas ciliares dos rios, porque assim a gente vai ter água em abundância de qualidade. Por isso, a preservação ambiental, o nosso viveiro, são muito importantes para o saneamento, para a Águas Guariroba e principalmente, para a população de Campo Grande”, pontuou o gerente de Meio Ambiente e Qualidade, Fernando Garayo.