Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 27/out/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba prorrogou para até 15 de novembro o prazo das inscrições para o 12º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental. Os profissionais de imprensa poderão inscrever seus trabalhos nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo. O cadastro dos trabalhos deve ser feito através do site www.aguasguariroba.com.br/premio , onde está disponível o regulamento do concurso. Poderão ser inscritas na décima edição do prêmio reportagens publicadas desde o dia 1º de janeiro de 2023.
Serão premiados dois trabalhos por categoria. Além do troféu, cada ganhador receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 10 mil para a primeira colocação e de R$ 5 mil para a segunda maior pontuação em cada categoria.
A premiação é realizada anualmente pela Águas Guariroba desde 2010, com o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente. O prêmio visa ainda valorizar e reconhecer a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 24/out/2023 - Sem Comentários
O Programa Campo Grande Saneada chegou a mais de 190 km de rede de esgoto implantados desde o início das obras em janeiro de 2023. Com isso, já são mais de 19,8 mil ligações de esgoto implantadas em Campo Grande. Nesta semana, o cronograma de obras da Águas Guariroba terá frentes de atuação na região do Parati, Coophavila II e Moreninhas.
As equipes da concessionária também seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, North Park, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá.
As obras seguem o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município e é uma das maiores ações da concessionária no ano de 2023, com investimentos direcionados à ampliação da rede de esgoto em Campo Grande. O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
Segue abaixo o cronograma de obras nos bairros de Campo Grande de 23/10 a 27/10:
• Rua Augusta Rossini Guidi
(Rua Cassim Contar x Rua Antônio Carlos Novaes)
• Rua Francisco M. da Silva
(Rua Dom Fernandes Sard x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Jandi
(Rua Dom Fernandes Sard x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Gonçalves Magalhães
(Rua Dom Fernandes Sard x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Marquês Barbacena
(Rua Dom Fernandes Sard x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Juruá
(Rua Dom Fernandes Sard x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Arthur Pires
(Rua Dom Fernandes Sard x Rua Augusta Rossini Guidi)
(Rua Evelina Selingardi x Rua Adelaide Maia)
Bairro: Tiradentes
• Rua Assef Buainaim
(Rua Antônio Carlos x Rua Heitor Laburu)
• Rua Maria Scatena
(Rua Heitor Laburu x Rua Ana Paula Fernandes)
• Rua Dorgival Salviano
(Rua Heitor Laburu x Rua Ana Paula Fernandes)
Bairro: Coophavilla II
• Rua Verde Louro
(Rua da Restinga x AV. Dr. Nasri Siufi)
• Rua da Restinga
(Rua Verde Louro x Rua da Beira Mar)
(Rua da Beira Mar x Rua Marambaia)
• Rua da Beira Mar
(TV. Do Cachalote x Rua da Península)
(Rua da Península x Rua do Porto)
• Rua da Península
(Rua da Beira Mar x Rua Marambaia)
• Rua da Baleia
(Rua da Beira Mar x Rua Marambaia)
Bairro: Panamá
• Rua Lili Chaia
(Rua Adélia Fraiha x Rua Ada Fraiha)
• Rua Heitor Vieira de Almeida
(Rua Adélia Fraiha x Rua Ada Fraiha)
• Rua Heitor Vieira de Almeida
(Rua Adélia Fraiha x Rua José Barbosa Coelho)
Bairro: Moreninhas
• Av. Alto da Serra
(Rua Paranapiacaba x Av. Wilsom Rodrigues)
(Av. Wilsom Rodrigues x Rua Maria Rodrigues)
(Rua Maria Rodrigues x Av. Araticun)
• Rua Airton Senna
(Rua Paranapiacaba x Av. Araticun)
• Av. Araticun
(Av. Alto da Serra x Rua Embauba)
Bairro: São Conrado
• Av. Gal. Alberto Carlos M. de Lima
(Rua Barbalha x Rua Jandaia do Sul)
(Rua Jandaia do Sul x Rua Carangola)
• Rua Gen. Valter G. Escheneek
(Rua Antônio I. de Souza x Rua Leão Zardo)
• Rua Vitória Zardo
(Av. Gen. Alberto C. M. Lima x Rua Gen. Valter G. Escheneek)
(Av. Gen. Alberto C. M. Lima x Rua Gen. Valter G. Escheneek)
• Rua Pampulha
(Rua Antônio Ignacio de Souza x Rua Internacional)
Bairro: Parati
• Rua Alberto Abraão
(Rua Ary Matoso x Rua Gabriel Abraão)
• Rua Guensei Shinzato
(Rua Ary Matoso x Rua Hikaro Kamiya)
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 23/out/2023 - Sem Comentários
Com o registro de altas temperaturas durante o período de estiagem e atingindo níveis recordes, a Águas Guariroba vem intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar o desabastecimento de água devido ao aumento de consumo. Como resultado dessas ações, a concessionária registrou no mês de outubro o índice de 306 milhões de litros de água captados, número recorde em 23 anos de operação.
Em comparação aos dois últimos anos a temperatura média no mês de outubro em 2023 registrou um aumento de 3 graus, enquanto a precipitação em mm está 93% menor em relação ao mesmo período do ano passado.
O volume recorde celebra os investimentos em segurança operacional dos últimos anos, mantendo a cidade abastecida 24 horas, além de destacar os investimentos da concessionária em infraestrutura no primeiro semestre de 2023.
Neste ano, a Águas Guariroba ativou três novos poços de água que reforçaram o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.
Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, os investimentos reforçam as ações de produção de água, ampliando as operações de abastecimento para garantir a eficiência no fornecimento de água para a população. “Falar sobre qualidade na prestação de serviço à população é também apresentar os resultados voltados para a capacidade de produção de água em Campo Grande. Os novos poços e demais ações em operação pela Águas Guariroba demonstram que o investimento traz melhorias ao sistema de abastecimento de nossa cidade, reduzindo o risco de desabastecimento e proporcionando maior segurança operacional da água que chega até a residência da população”, destaca Gabriel.
No final do ano passado como parte das ações de revitalização e segurança operacional no abastecimento, a Águas Guariroba realizou limpeza mecânica da adutora da Captação Guariroba com a utilização do PIG, um equipamento utilizado para a manutenção 15 km de tubulação e retirada de incrustações, contribuindo para que os moradores continuem recebendo água tratada e com regularidade.
Ainda como parte dos investimentos em infraestrutura de abastecimento, em 2021 nove novos poços foram perfurados na região na região do Caiobá, Lageado, Pioneiros, Universitário, Coophavilla II, São Conrado, Taveirópolis e Nova Lima, ampliando em mais de 1,7 milhões de litros por hora a produção de água na cidade.
Distribuição assistida
Além dos investimentos em produção de água, a Águas Guariroba conta com um moderno sistema de monitoramento de distribuição de água em Campo Grande. O CCO – Centro de Controle Operacional é o coração da empresa nas ações de abastecimento.
No CCO é possível acompanhar em tempo real os volumes de água captada, tratada e principalmente distribuída. Com o monitoramento é possível identificar quando as pressões baixam em determinadas regiões, reservatórios e estações elevatórias de água tratada (EEAT), permitindo que as equipes de manutenção atuem de modo rápido e eficiente, garantindo que os índices de perdas de água continuem sendo um dos melhores do Brasil.
“Todos os dias buscamos melhorar nossa prestação de serviço. Temos o sistema de abastecimento de Campo Grande na palma da mão, conseguimos acompanhar o consumo na cidade toda, parametrizar oscilações na distribuição e realizar manobras emergências, quando necessário, garantindo que não falte água nas torneiras do campo-grandense,” finalizou.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 20/out/2023 - Sem Comentários
Escolas vencedoras ganham o Dia da Imagem, uma capacitação técnica sobre fotografia e Design publicitário.
O projeto educacional Imagens que transformam, que tem a Águas Guariroba como apoiadora, irá iniciar nesta terça-feira (24), em Campo Grande, a fase de votação popular das melhores campanhas publicitárias, criadas por alunos de escolas públicas da cidade. Os finalistas disputam o prêmio por meio de voto popular pela internet.
O foco das campanhas é a conscientização ambiental com o tema água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos. Após o resultado da enquete, a comissão julgadora do projeto elegerá mais uma escola. As duas escolas vencedoras de Campo Grande e seus alunos ganharão o Dia da Imagem, um workshop de capacitação técnica sobre fotografia e design publicitário.
A votação começa às 10h do dia 24 e vai até às 15h do dia 26, pelo site do projeto (https://imagensquetransformam.com.br). A pré-seleção das campanhas finalistas foi realizada pelos formadores do projeto educacional que recebeu sete inscrições de campanhas das escolas da cidade.
Entre as escolas inscritas estão: Escola Municipal Luis Antônio de Sá Carvalho, Escola Municipal Professora Eulalia Neto Lessa, Escola Municipal Padre Thomas Ghirardelli, Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz, Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, Escola Municipal Rafaella Abrão, Escola Municipal Leovegildo de Melo.
O “Imagens que transformam” é uma iniciativa da Flamingo Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e tem o apoio do Instituto Aegea, e da concessionara Águas Guariroba, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo são oito cidades participantes: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
O projeto educacional utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão para abordar o tema da água. O primeiro passo são as oficinas de capacitação para professores da rede pública. Depois ocorrem as produções artísticas em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos.
As produções passam pela etapa de votação popular e comissão julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. Na sequência, ocorrem o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária. Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade. Haverá ainda um e-book exclusivo para cada cidade e o livro “Imagens que transformam” editado com as campanhas das oito cidades participantes. Acesse: https://imagensquetransformam.com.br/
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em:https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 20/out/2023 - Sem Comentários
Prêmio é considerado o “Oscar” nacional do saneamento.
A Águas Guariroba conquistou nesta sexta-feira (20) o troféu Quíron Ouro do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2023, considerado o “Oscar” nacional do saneamento. O anúncio foi feito durante transmissão online pelo canal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no YouTube.
A premiação é aberta à todas as empresas de saneamento do Brasil, tendo participação massiva de concessionárias de diversos estados brasileiros. A Águas Guariroba foi contemplada com o troféu Quiron Ouro, na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível II.
Essa é a principal categoria do PNQS, que permite diagnóstico objetivo e a medição da maturidade da gestão da organização. A avaliação utiliza o MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental e são quatro níveis de avaliação, com seus respectivos reconhecimentos.
Para definir os vencedores, a comissão do prêmio avalia relatórios de gestão, evidenciando os estágios da concessionária nos critérios de excelência avaliados pelo prêmio, enfatizando as suas práticas de gestão e resultados. Posteriormente, as operações da concessionária recebem examinadores para analisar se as informações são condizentes com os relatórios.
Para o diretor executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, o prêmio reconhece práticas de gestão inovadoras, que vem sendo implantadas há 23 anos em Campo Grande, desde que a concessionária assumiu a concessão, além da dedicação de cada colaborador da empresa.
“Estamos construindo um modelo de gestão focado em planejamento, eficiência operacional e sustentabilidade, e estamos avançando a cada dia. O prêmio é resultado do empenho de cada um de nossos colaboradores, que buscam incansavelmente as melhores práticas para alcançarmos bons resultados. É uma honra para a concessionária ter suas ações reconhecidas, mas, é claro, não vamos parar por aqui. Nossa busca por melhorias para oferecer os melhores serviços é constante”, ressalta Buim.
A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de saneamento básico em Campo Grande, no tratamento e abastecimento de água, além da coleta e tratamento de esgoto. A concessionária faz parte da Aegea Saneamento, líder em saneamento privado no país. Está presente em 489 cidades em 13 estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo, Piauí, Amazonas, Rio Grande do Sul e Ceará. Criada em 2010, atualmente detém 56% do market share do setor, atendendo mais de 30 milhões de pessoas.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 19/out/2023 - Sem Comentários
Palestrante ressaltou ainda que cuidado com a saúde precisa ser constante.
A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da Águas Guariroba promoveu nesta segunda-feira (18) uma palestra de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O evento foi realizado na loja central da concessionária, onde a maioria dos colaboradores é mulher.
Durante a palestra, a enfermeira Rakel Furtado explicou sobre a atenção aos sintomas, tratamento e principalmente prevenção ao câncer, destacando vacinas que podem influenciar na saúde e qualidade de vida das mulheres. “Esse mês de outubro serve para nos lembrar que precisamos cuidar de nós, fazer exames de rotina, buscar um médico e prevenir qualquer tipo de doença, mas essa atenção à saúde precisa ser contínua”, explicou.
Presidente da CIPA, Kássia Cristina de Jesus Dias explica que o objetivo da palestra é alertar as colaboradoras de que saúde é prioridade. “A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, o diálogo entre mulheres e profissionais da saúde traz conhecimentos, tira dúvidas e salva vidas. Queremos reforçar que as mulheres precisam voltar a prestar atenção nas suas emoções e em seus corpos”, pontua.
Durante a palestra, a colaboradora Jade Paes revelou que está em tratamento de um câncer e reforçou junto as colegas que a prevenção é uma forma de minimizar os riscos de desenvolver uma doença mais grave. “Eu sempre digo que é de extrema importância realizar regularmente os exames, pois, recentemente fiz uma cirurgia de retirada do colo do útero, e foi através do exame do preventivo que eu consegui saber a tempo. Nós temos o Hospital do Amor, que é referência em diagnósticos precisos, onde você realiza o exame, e caso tenha alguma anomalia, você tem todo um suporte, desde a recepção até a assistência social, nesse momento tão deliciado, lembrando que esse atendimento é totalmente gratuito. Algo que eu passo para todas, é que eu e toda a liderança estamos aqui para ajudar, pois é de extrema importância para a saúde e bem estar de todas nós”, reforçou.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 18/out/2023 - Sem Comentários
As inscrições para o 12º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental continuam abertas e seguem até o dia 6 de novembro. Serão R$ 75 mil em premiações para os trabalhos inscritos nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo. Além do troféu, cada ganhador receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 10 mil para a primeira colocação e de R$ 5 mil para a segunda colocação em cada categoria.
Os materiais podem ser inscritos através do site https://www.aguasguariroba.com.br/premio/ . Poderão ser inscritas no prêmio, as reportagens publicadas desde o dia 1º de janeiro de 2023. A premiação é realizada anualmente pela Águas Guariroba desde 2010, com o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente. O prêmio visa ainda valorizar e reconhecer a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade.
Os temas dos trabalhos devem ser relacionados a recursos hídricos e saneamento em Campo Grande: uso consciente da água e alternativas sustentáveis para sua conservação; políticas ESG, a importância da água e esgoto tratados para a prevenção de doenças e melhoria da saúde pública; os impactos do avanço dos serviços de água e de esgoto no desenvolvimento sustentável; exemplos de iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade com o objetivo de incentivar o bom uso da água, da rede de esgoto e a conservação do meio ambiente.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 18/out/2023 - Sem Comentários
Concessionária ampliou programa de renegociação de dívidas, para atender todos os clientes que queiram negociar.
A Águas Guariroba está oferecendo até 90% de desconto a clientes que tem contas de água atrasadas. A concessionária também garante o parcelamento das dívidas em até 60 vezes à todos os interessados em negociar.
A gerente comercial da Águas Guariroba, Suellen Alvarenga explica que a concessionária é uma das empresas cadastradas no programa Desenrola Brasil, lançado na semana passada pelo Governo Federal, mas também tem uma iniciativa própria de renegociação de dívidas.
“Neste sentido, todas as pessoas que têm dívidas com a Águas Guariroba podem renegociar, com condições especiais. Para facilitar as renegociações, nós capacitamos todos os nossos colaboradores e estamos oferecendo atendimento presencial e online. Estamos com o time todo a disposição da população, para desenrolar nossos clientes e permitir que todos tenham um fim de ano mais tranquilo e sem dívidas”, pontua a gerente comercial, Suellen Alvarenga.
O programa Desenrola Águas Guariroba começou no dia 9 de outubro e vai até 31 de dezembro, mas a concessionária orienta que os clientes procurem renegociar suas dívidas o quanto antes.
A moradora do bairro Silvia Regina, Maria Aparecida da Silva, conta que estava com uma dívida de R$ 5 mil se arrastando há mais de um ano. Nesta terça-feira (17), ela conseguiu negociar e quitou a dívida com cerca de R$ 500. “Eu me separei do meu ex-marido e ele não pagou, foi virando uma bola de neve e agora eu vi uma oportunidade de limpar meu nome. Foi muito bom o atendimento e valor melhor ainda. Graças a Deus estou desenrolada agora”, disse.
Quem tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento disponíveis, entre eles, o 0800 642 0115, ou ir até uma loja de atendimento presencial (clique e veja os endereços).
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 17/out/2023 - Sem Comentários
Mais de 187 km de rede de esgoto já foram implantados desde o início das obras do Programa Campo Grande Saneada em janeiro de 2023. Com isso, as obras chegam a mais de 19,2 mil ligações de esgoto em Campo Grande. Nesta semana, o cronograma de obras da Águas Guariroba terá frentes de atuação na região do Parati, Nova Campo Grande e São Conrado.
As equipes da concessionária também seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá.
As obras seguem o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município e é uma das maiores ações da concessionária no ano de 2023, com investimentos direcionados à ampliação da rede de esgoto em Campo Grande. O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
Segue abaixo o cronograma de obras nos bairros de Campo Grande de 16/10 a 20/10:
• Rua Antônio Prado
(Rua Escaramuça x Rua José Peixoto)
• Rua José Peixoto
(Rua Antônio Prado x Rua Izolina Alves Ribeiro)
• Rua Izolino Alves Ribeiro
(Rua José Peixoto x Rua Dom Fernandes Sardinha)
• Rua Dom Fernandes Sardinha
(Rua Jurea x Rua Izolina Alves Ribeiro)
• Rua Izolino Alves Ribeiro
(Rua Augusta R. Guido x Rua Dom Fernandes Sardinha)
• Rua Augusta Rossini Guide
(Rua Jurea x Rua Izolina Alves Ribeiro)
• Rua Capristano de Abreu
(Rua Dom Fernandes Sardinha x Final Rua)
• Rua Dom Fernandes Sardinha
(Rua Cassim Contar x Capristano Abreu)
(Rua Evelina Selingardi x Rua Adelaide Maia)
(Rua Adelaide Maia x Rua Anselmo Selingardi)
Bairro: Tiradentes
• Av. Três Barras
(Rua Heitor Laburu x Rua Antônio Carlos)
• Rua Maria Scatena
(Rua Heitor Laburu x Rua Ana Paula Fernandes)
• Rua Dorgival Salviano
(Rua Heitor Laburu x Rua Ana Paula Fernandes)
Bairro: Coophavilla II
• Rua Marambaia
(TV. Do Cachalote x Rua da Península)
(Rua da Península x Rua do Porto)
• Rua Península
(Rua Marambaia x Rua da Enseada)
• TV. Do Cachalote
(Rua Marambaia x Rua da Enseada)
• Rua da Baleia
(Rua Marambaia x Rua da Enseada)
• TV. Dos Golfinhos
(Rua Marambaia x Rua da Enseada)
• Rua Verde Louro
(Rua da Restinga x AV. Dr. Nasri Siufi)
• Rua da Restinga
(Rua Verde Louro x Rua da Beira Mar)
(Rua da Beira Mar x Rua Marambaia)
• Rua da Beira Mar
(Rua da Restinga x TV. Do Golfinho)
(TV.Do Golfinho x Rua da Baleia)
Bairro: Panamá
• Rua Coudelaria
(Rua Adélia Fraiha x Rua Pepa Sobral)
• Rua Adélia Fraiha
(Rua Carlos Garcia Queiroz x Rua Amanda Gomes)
(Rua Amanda Gomes x Rua Heitor Vieira de Almeida)
• Rua Heitor Vieira de Almeida
(Rua Adélia Fraiha x Rua Ada Fraiha)
• Rua Lili Chaia
(Rua Adélia Fraiha x Rua Ada Fraiha)
Bairro: Moreninhas IV
• Rua Crispim Moura
(Rua Ipamerim x Rua Peruíbe)
(Rua Peruíbe x Rua Macambira)
(Rua Macambira x Rua Aracati)
(Rua Aracati x Rua Camaçari)
(Rua Camaçari x Rua Equipe Piquet)
• Rua Bento de Souza
(Rua Ipamerim x Rua Peruíbe)
(Rua Peruíbe x Rua Macambira)
(Rua Macambira x Rua Aracati)
(Rua Aracati x Rua Camaçari)
(Rua Camaçari x Rua Equipe Piquet)
Bairro: São Conrado
• Av. Gal. Alberto Carlos M. de Lima
(Rua Planaltina x Rua Barbalha)
(Rua Barbalha x Rua Jandaia do Sul)
(Rua Jandaia do Sul x Rua Carangola)
• Rua Internacional
(Rua Ouro Preto x Rua Gen. Ângelo F. da Cunha)
• Rua Vitória Zardo
(Av. Gen. Alberto C. M. Lima x Rua Gen. Valter G. Escheneek)
• Rua Ouro Preto
(Rua Antônio Ignacio de Souza x Rua Internacional)
• Rua Maj. José Pinto
(Rua Antônio Ignacio de Souza x Rua Internacional)
• Rua Pedra Negra
(Rua Antônio Ignacio de Souza x Rua Internacional)
• Rua Dr. Torres
(Rua Internacional x Rua Antônio Ignácio de Souza)
Bairro: Nova Campo Grande
• Av. Wilson Paes de Barros
(Rua Antônio Viera de Mello x Rua Oscar Cordeiro)
(Rua Oscar Cordeiro x Rua dos Beckman)
(Rua dos Beckman x Rua Delmiro Gouveia)
(Rua Delmiro Gouveia x Rua Emilia Teodora)
Bairro: Parati
• Rua Alberto Abraão
(Rua Ary Matoso x Rua Gabriel Abraão)
• Rua Guensei Shinzato
(Rua Ary Matoso x Rua Hikaro Kamiya)
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 13/out/2023 - Sem Comentários
Programa de obras de rede de esgoto ampliações para bairros da Capital, levando saúde para a população à caminho da universalização
O acesso aos serviços de saneamento tem como objetivo levar saúde e qualidade de vida para dentro da casa da população. Esta é uma das principais metas da Águas Guariroba em Campo Grande, que hoje conta com mais de 83% de cobertura de esgoto. Tudo isso graças aos investimentos em ações como o Sanear Morena, iniciado em 2006, quando a rede de esgoto chegava a 29% da cidade.
Em 2023, A Águas Guariroba deu início ao Programa Campo Grande Saneada, considerado o maior programa de saneamento da cidade já realizado pela concessionária que busca ampliar a cobertura da rede de esgoto, caminhando para a universalização dos serviços em Campo Grande. Desde o início do ano o programa já conta com mais de 179 km de rede de esgoto implantados com ações em mais de 10 bairros da cidade, seguindo o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município e é uma das maiores ações da concessionária no ano de 2023.
As ações do Campo Grande Saneada seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, North Park, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá.
Ampliação de rede nos bairros
O acesso aos serviços de saneamento vem sendo um grande alívio para moradores dos bairros de Campo Grande que estão recebendo as obras do programa. Um dos exemplos está na região das Moreninhas, onde estão previstos mais de 7 mil metros de rede de esgoto e cerca de mil ligações. Nesta semana moradores da região acompanharam as ações das equipes de implantação e destacaram a chegada da rede de esgoto.
Moradora há mais de nove anos na região das Moreninhas IV, a técnica de enfermagem Maria Aparecida Lopes, a Cida, celebrou a chegada da rede de esgoto como uma grande conquista para a os moradores e também com melhoria na saúde da região.
“É muito importante a chegada da rede em nossa região, principalmente por fazer frente a problemas como a Zika e Chikungunya que são doenças vindas de poças e água parada. Temos muitas fossas antigas, com o acúmulo de chuvas vai enchendo e se torna um perigo grande para as pessoas. É uma espera de muitos anos e que agora traz conforto e qualidade em saúde para os moradores da região do Moreninhas IV.”, disse Cida.
Saneamento para comunidades indígenas
Na comunidade Novo Dia, região do bairro Santa Mônica, uma área ocupada por famílias indígenas há quase 10 anos, as obras do Programa Campo Grande Saneada beneficiarão cerca de 130 famílias, 250 pessoas.
De acordo com o cacique da aldeia Novo Dia, Josivaldo Delfino, as obras têm trazido dignidade e esperança aos indígenas. “Temos água boa para beber e agora também o esgoto. Não imaginávamos que isso chegaria para a gente. Antes não entendiamos muito bem, mas hoje isso é motivo de orgulho, porque sabemos que preserva o meio ambiente e não polui os rios e igarapés. Nós respeitamos muito a natureza, porque dependemos dela para viver e hoje a gente entende o quanto o esgoto é importante”, comemora Josivaldo.
“Esse programa está diretamente voltado a ampliarmos a cobertura da rede de esgoto em Campo Grande, que hoje ultrapassa os 80%. Estamos caminhando em direção à universalização destes serviços, por isso, mesmo as regiões mais afastadas do Centro da cidade estão sendo contempladas e beneficiadas com saneamento básico. E, claro, as comunidades indígenas estão entre nossas prioridades”, destaca o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.