Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 28/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba anuncia os 10 finalistas da 12ª edição do Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental. Os trabalhos foram inscritos nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo. Os vencedores serão revelados no dia 1º de dezembro no Recanto Ratier, à partir das19h30, na Rua Pernambuco, 1859 – Centro.
Ao todo, serão premiados dois trabalhos por categoria. Além do troféu e certificado, cada ganhador receberá uma premiação no valor de R$ 10 mil para a primeira colocação e de R$ 5 mil para o 2º lugar em cada categoria.
A premiação é realizada anualmente pela Águas Guariroba desde 2010, com o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente. O prêmio visa ainda valorizar e reconhecer a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade.
Confira abaixo os finalistas:
Fotojornalismo
JOÃO CARLOS DA SILVA DE CASTRO/ Jornal O Estado Online – “SENAR/MS ENCONTRA MAIS DE 1,3 MIL NASCENTES PRESERVADAS EM PROPRIEDADES RURAIS”
MARCOS MALUF DE SOUZA/ Jornal O Estado Online – “ÁGUA POTÁVEL E REDE DE ESGOTO VÃO CHEGAR A TODAS AS ESCOLAS URBANAS E RURAIS”
Jornal Impresso
BRUNO ARCE VAITTI E ELIANE FERREIRA / Jornal O Estado – “ÁGUA POTÁVEL E REDE DE ESGOTO VÃO CHEGAR A TODAS AS ESCOLAS URBANAS E RURAIS”
KAMILA DE ALCANTARA DOS SANTOS MONTEIRO/ Jornal O Estado – “NA PERIFERIA, ESCOLA PÚBLICA ENSINA CUIDADO AMBIENTAL EM LABORATÓRIO A CÉU ABERTO”
Radiojornalismo
HELTON DAVIS/ Rádio Atalaia FM 106,3 – “PROJETO ESCOLAS SANEADAS LEVA QUALIDADE DE VIDA COM A IMPLANTAÇÃO DE REDE DE ESGOTO E APRENDIZADO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE”
RODRIGO NASCIMENTO/ FMCIDADE 97 – “USO DE RECURSOS HÍDRICOS EM TEMPOS DE ESTIAGEM E ONDAS DE CALOR”
Telejornalismo
GIOVANNA LOZANO DAUZACKER/ TV MORENA – “CICLO SUSTENTÁVEL: EMPRESAS DE CAMPO GRANDE APOSTAM NO REUSO PARA CONSERVAÇÃO DE ÁGUA”
RODRIGO NASCIMENTO/ TV MS RECORD – “TRILHA DO SANEAMENTO: BAIRROS DE CAMPO GRANDE GANHAM VALORIZAÇÃO E DIGNIDADE SOCIAL COM A CHEGADA DO ESGOTO EM CAMPO GRANDE”
Webjornalismo
ANDERSON CARDOSO VIEGAS/ G1 MS – “BACIA DO GUARIROBA SUPERA A DEGRADAÇÃO E SE TORNA EXEMPLO DE CONSERVAÇÃO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL”
MARESSA MENDONÇA DOS SANTOS/ PRIMEIRA PÁGINA – “ÁGUA TRATADA: A PROTAGONISTA DA SAÚDE NOS BASTIDORES DA HEMODIÁLISE”
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 24/nov/2023 - Sem Comentários
Concessionária vem intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar o desabastecimento de água.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, participou nesta sexta-feira (24) de reunião especial na Câmara Municipal de Campo Grande para tratar de medidas e ações de políticas públicas de enfrentamento às altas temperaturas.
Com o registro de ondas de calor intenso durante o período de estiagem e atingindo níveis recordes, a Águas Guariroba vem intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar o desabastecimento de água, devido ao aumento de consumo.
Como resultado dessas ações, a concessionária registrou o índice de 311 milhões de litros de água captados em apenas um dia no mês de novembro, número recorde em 23 anos de operação. “O volume recorde celebra os investimentos em segurança operacional dos últimos anos, mantendo a cidade abastecida 24 horas, além de destacar os investimentos que temos feito em infraestrutura e, principalmente, na preservação de nascentes, por meio do plantio de mudas nas Área de Proteção dos córregos onde realizamos captação de água, Guariroba e Lajeado”, explicou o diretor-presidente.
As mudas plantadas nas APAS são provenientes do Viveiro Issac de Oliveira, criado em 2010 pela Águas Guariroba, com o objetivo de restaurar matas ciliares de Campo Grande. Desde a criação do Viveiro, mais de 600 mil mudas já foram produzidas, 50 mil por ano, todas de espécies nativas do cerrado.
Além disso, neste ano, a Águas Guariroba ativou três novos poços de água que reforçaram o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.
“Para mim, é um imenso privilégio poder dizer que não corremos riscos de desabastecimento, mesmo nos dias de consumo recorde. As mudanças climáticas são uma realidade e posso dizer que estamos preparados para o que ainda está por vir e ainda contribuindo com o meio ambiente”, ressalta Themis de Oliveira.
Distribuição assistida
Além dos investimentos em produção de água, a Águas Guariroba conta com um moderno sistema de monitoramento de distribuição de água em Campo Grande. O CCO – Centro de Controle Operacional é o coração da empresa nas ações de abastecimento.
No CCO é possível acompanhar em tempo real os volumes de água captada, tratada e principalmente distribuída. Com o monitoramento é possível identificar quando as pressões baixam em determinadas regiões, reservatórios e estações elevatórias de água tratada (EEAT), permitindo que as equipes de manutenção atuem de modo rápido e eficiente, garantindo que os índices de perdas de água continuem sendo um dos melhores do Brasil.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 24/nov/2023 - Sem Comentários
Alunos do projeto de capacitação profissional acompanharam detalhes da operação da concessionária e fazem imersão no universo do saneamento.
Depois de participarem de diversas palestras sobre saneamento básico, alunos do projeto Pioneiros visitaram nesta semana a Estação de Tratamento (ETA) Guariroba e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles e Imbirussu, além da Central de Serviços da Águas Guariroba.
Durante a visita, os jovens realizaram uma verdadeira imersão no universo do saneamento da região. “Estou adorando o Pioneiros, pois aprendo muitas coisas relacionadas à água, esgoto e ao meio ambiente. Os profissionais explicam muito bem”, elogiou o estudante Gustavo Rodrigues Carvalho.
O programa, voltado para alunos do ensino médio da rede pública de Campo Grande é composto por palestras com profissionais de diversas áreas e visitas técnicas a áreas operacionais da Águas Guariroba, como as estações de tratamento de água e esgoto, laboratório e Central de Serviços.
Com objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, o Pioneiros surgiu de uma demanda recebida por outro projeto desenvolvido pelo setor de Responsabilidade. “Com o Afluentes, que é o nosso canal direto com os líderes comunitários, recebíamos muitos pedidos de vaga para jovem aprendiz, para afastar os jovens da marginalização. Como não é possível atender a todas as demandas, optamos por contribuir na preparação, para que tenham um diferencial na busca pelo primeiro emprego”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
As atividades do Pioneiros seguem até o dia 8 de dezembro e após a imersão nos assuntos, os jovens terão o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro em que vivem. As três melhores propostas irão ganhar um tablet e concorrer ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, holding de saneamento da Águas Guariroba, na categoria Jovens Pioneiros, competindo com participantes de todo o país.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 23/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas Guariroba esteve presente em mais uma edição do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), evento considerado o “Oscar do Saneamento”. Realizado nos dias 20,21 e 22, a concessionária participou do Seminário de Benchmarketing Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento com o case “Plano Operacional de Abastecimento Contínuo”, apresentado pelo coordenador de operações, Yago Martins.
O case foi um dos selecionados pela ABES para apresentação pública na categoria IGS, Inovação da Gestão no Saneamento trazendo toda a gestão avançada das ações, predições e estudos realizados pela concessionária nos últimos 3 anos. A apresentação abordou todos os avanços nos investimentos em produção, distribuição, disponibilidade hídrica, implementação de tecnologias de monitoramento como a Takadu, sensoriamento de pressão e vazão, além dos resultados alcançados em eficiência energética, redução de perdas ou para a garantia do abastecimento no município.
Para Yago, a apresentação pública do case é um desafio muito gratificante, uma vez que é preciso submeter o case para aprovação, e dentre os melhores inscritos somente os de destaque vão para a apresentação. Além disso, a oportunidade de compartilhar o case de gestão como uma inovação no saneamento representa muito sobre o trabalho e o engajamento realizado todos os dias pela Águas Guariroba.
“A presença da Águas Guariroba em um evento como esse consolida a nossa referência no Brasil como concessionária de saneamento. Historicamente a cerimônia do PNQS tinha presença apenas de estatais públicas, além da interação com outras concessionárias do Brasil. Isso reafirma a nossa presença entre as melhores empresas no Brasil, amplia o nome da Aegea e de nossa cultura dentro do mundo do saneamento.” destaca Yago.
Trofeú Quiron Ouro
Como parte da programação do PNQS, a Águas Guariroba também recebeu o troféu Quíron Ouro do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2023. A premiação já havia sido anunciada em transmissão online em outubro pelo canal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no YouTube.
O troféu é referente a categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível II. Essa é a principal categoria do PNQS, que permite diagnóstico objetivo e a medição da maturidade da gestão da organização. A avaliação utiliza o MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental e são quatro níveis de avaliação, com seus respectivos reconhecimentos.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira e o diretor-executivo, Gabriel Buim acompanhando de técnicos da concessionária receberam o troféu durante a solenidade. “A Águas Guariroba vem construindo um modelo de gestão focado em planejamento, eficiência operacional e sustentabilidade, e avançando a cada dia. O prêmio é resultado do empenho de cada um de nossos colaboradores, que buscam incansavelmente as melhores práticas para alcançarmos bons resultados. É uma honra para a concessionária ter suas ações reconhecidas, mas, é claro, não vamos parar por aqui. Nossa busca por melhorias para oferecer os melhores serviços é constante”, ressalta Buim.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 23/nov/2023 - Sem Comentários
Iniciativa destaca compromisso da concessionária em levar saneamento básico para todos.
O simples gesto de lavar as mãos já foi sinônimo de muita dor de cabeça em algumas escolas de Campo Grande. Em um estudo realizado no ano passado, a Águas Guariroba identificou que 116 escolas públicas da cidade não tinham acesso aos serviços de água e esgoto tratados.
Para resolver o problema que afeta não apenas a saúde de toda a comunidade escolar, como o rendimento dos alunos, em 2022, a Águas Guariroba lançou o projeto Escolas Saneadas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de água e esgoto tratados em escolas municipais e estaduais, beneficiando cerca de 50 mil alunos da rede de ensino da Capital.
“Essa iniciativa destaca nosso compromisso em levar saneamento básico para todos, com respeito e inclusão, em uma cidade que é referência no país na qualidade da prestação dos serviços de água e esgoto”, pontua o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.
As primeiras obras do projeto foram na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Eva e na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande. Ao longo de um ano, outras 14 unidades escolares foram beneficiadas.
“Queremos que este projeto seja referência para todo o país, para que através de iniciativas como essa consigamos alcançar mais comunidades levando educação, saúde e dignidade”, destaca o diretor-presidente.
Ao todo, 27 mil metros de rede de esgoto serão implantados, obras que irão beneficiar a comunidade escolar, mas também os moradores do entorno de cada unidade de ensino atendida neste novo projeto, ampliando ainda mais a cobertura de esgoto, que hoje chega a mais de 86% em Campo Grande.
Nas Moreninhas IV, o esgoto chegou depois de 10 anos da inauguração da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) José Carlos de Lima, que atende 347 crianças, de 6 meses a 5 anos.
“Além do prejuízo que aquele esgoto não tratado representava para o meio ambiente, outro problema era a manutenção das fossas. Quando elas enchiam, tínhamos que acionar um caminhão limpa-fossa para esvaziá-las e isso gerava um transtorno por conta do odor”, explicou a diretora da Emei, Clemilda Silvério Benage Silva.
O projeto Escolas Saneadas é mais uma iniciativa da Águas Guariroba desenvolvida em escolas públicas. A concessionária também conta com os programas Sanear e Pioneiros, que fomentam a educação ambiental e o ensino sobre saneamento básico dentro das escolas.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 22/nov/2023 - Sem Comentários
As obras do programa Campo Grande Saneada continuam nos bairros de Campo Grande e já ultrapassam os 212 km de rede de esgoto implantados desde o início das obras em janeiro de 2023. Com isso, as obras chegam a mais de 21 mil ligações de esgoto em Campo Grande. As obras têm avançado no cenário de saneamento dos bairros de Campo Grande, fortalecendo as ações voltadas a universalização dos serviços de esgoto.
As equipes da concessionária seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá.
As obras seguem o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município e é uma das maiores ações da concessionária no ano de 2023, com investimentos direcionados à ampliação da rede de esgoto em Campo Grande. O programa dá continuidade às ações de ampliação e universalização dos serviços de coleta de esgoto em Campo Grande.
Segue abaixo o cronograma de obras nos bairros de Campo Grande de 20/11 a 24/11:
• Rua Aristoles Lobo
(Rua Eng. Paulo Frontini x TV. Príncipe da Beira)
(TV. Príncipe da Beira x TV. Catarata)
(TV. Catarata x Rua Luiz de Vasconcelos)
(Rua Luiz de Vasconcelos x TV. Mar do Mediterrâneo)
(TV. Mar do Mediterrâneo x TV. Golfo de Sidra)
(TV. Golfo de Sidra x Rua ALM Chocranea)
• Rua Capristano de Abreu
(Rua Angostura x Rua Dom Fernandes Sar)
• Rua José Peixoto
(Rua Izolina Alves x Rua Antônio Prado)
• Rua Francisco Chaves
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Antônio Luiz Pereira
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua José Maurício
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Juruoca
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Antônio C. Noaves
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Manoel P. de Souza
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Jurea
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Arthur Pires
(Rua Dom Fernandes Sar x Rua Augusta Rossini Guidi)
• Rua Ari Matoso
(Rua Hermelindo Lazarini x Rua Elpídio Espíndola)
• Rua Ari Matoso
(Rua Elpídio Espíndola x Rua Aguida Assis Ribeiro)
• Rua Hikaru Kamiya
(Rua Alberto José Abrão x Rua Guensei Shinzato)
(Rua Guensei Shinzato x Rua Khalil Abrãao)
(Rua Khalil Abrãao x Rua Francisco José Barreto)
Bairro: Coophavilla II
• Rua da Península
(Rua da Beira Mar x Rua Verde Louro)
• Rua Modelo
(Rua da Beira Mar x Rua Verde Louro)
• Rua Verde Louro
(Rua Modelo x Rua da Integração)
• Rua Andreara
(Rua da Beira Mar x Rua Verde Louro)
• Av. Marinha
(Rua da Restinha x TV. Do Golfinho)
• TV. Do Golfinho
(Av. Marinha x Rua do Cabo)
• Av. Marinha
(TV. Do Golfinho x Rua da Baleia)
(Rua da Baleia x TV. Cachalote)
Bairro: Panamá
• Rua Heitor Vieira de Almeida
(Rua Adélia Fraiha x TV. Andina)
• Rua Lagoa Vermelha
(Rua Adélia Fraiha x TV. Andina)
Bairro: Moreninhas
• Rua Rio Jordão
(Av. Alto da Serra x TV. Anjos de Deus)
• Rua Rio Jordão
(TV. Anjos de Deus x TV. Consolador)
• Rua Rio Jordão
(TV. Consolador x Rua Cordeiro de Deus)
• Av. Wilson Rodrigues
(Av. Alto da Serra x TV. José Narciso)
• TV. José Narciso
(Av. Wilson Rodrigues x Av. Araticun)
• Maria E. Borges
(Rua Pedro Barros da Silva x TV. José Narciso)
• Maria E. Borges
(Rua José Adri x Rua Pedro Barros da Silva)
• Maria E. Borges
(Av. Alto da Serra x Rua Jorge Adri)
Bairro: São Conrado
• Rua Cel. Adauto Barbosa
(Rua Oriental x Rua Boanerges Lopes)
• Rua Oriental
(Rua Camboatan x Rua Cel. Adauto Barbosa)
(Av. Gal. Alberto Carlos Mendonça de Lima x Rua Camboatan)
• Rua Camboatan
(Rua Ten. Flávio José de Carvalho x Rua Oriental)
• Av. Gal. Alberto Carlos Mendonça de Lima
(Rua Ten. Flávio José de Carvalho x Rua Oriental)
• Rua Ten. Flávio José de Carvalho
(Rua Eng. Edno Machado x Av. Gal. Alberto Carlos Mendonça de Lima)
• Rua Caipe
(Rua Eng. Edno Machado x Rua Cel. Adauto Barbosa)
• Rua Camboatan
(Rua Cap. Francisco H. de Moura x Rua Oriental)
• Rua Pampulha
(Rua Antônio Ignácio de Souza x Rua Leão Zardo)
Bairro: Nova Campo Grande
• Rua Delmiro Gouveia
(Rua Monteiro Lobato x Av. Wilson Paes de Barros)
• Av. Wilson Paes de Barros
(Rua dos Beckman x Rua Oscar Cordeiro)
(Rua Delmiro Gouveia x Rua dos Beckman)
(Rua Emilia Teodora de Souza x Rua Delmiro Gouveia)
(Rua Manoel Taveira x Rua Emilia Teodora de Souza)
(Rua Alberto Torres x Rua Eduardo Prado)
• Rua Setenta e Nove
(Rua Setenta e Oito x Av. Sete)
• Rua Setenta e Oito
(Rua Oitenta e Quatro x Rua Setenta e Nove)
• Av. Cinco
(Av. Sete x Sem Rua)
• Rua Noventa
(Rua Oitenta e Sete x Rua Oitenta e Oito)
(Rua Oitenta e Oito x Rua Oitenta e Quatro)
(Rua Oitenta e Quatro x Rua Setenta e Nove)
(Rua Oitenta e Sete x Rua Oitenta e Oito)
(Rua Oitenta e Quatro x Rua Setenta e Nove)
(Rua Setenta e Nove x Av. Wilson Paes de Barros)
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 21/nov/2023 - Sem Comentários
Concessionária oferece descontos que chegam a 90% e parcelamentos em até 60 vezes.
Desde a última segunda-feira (20), o Programa Desenrola Brasil entrou numa nova fase. Agora, podem ser negociadas dívidas de até R$ 20 mil, até 30 de dezembro. Na quarta-feira (22), o governo federal promove o “Dia D – Mutirão Desenrola”, ação em parceria com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores para fomentar as renegociações de débitos e ampliar o alcance do programa.
Para acessar a plataforma de renegociação, o consumidor precisa ter cadastro no Portal Gov.br, com conta nível prata ou ouro e estar com os dados cadastrais atualizados.
Com o objetivo de facilitar as renegociações, a Águas Guariroba capacitou colaboradores e vai oferecer atendimento presencial e online, com orientações ao cliente sobre como acessar e se cadastrar na plataforma do programa. A concessionária irá oferecer descontos que chegam a 90% e parcelamentos em até 60 vezes, personalizados conforme o valor da dívida e condições de pagamento do cliente.
“É a campanha Desenrola com a Águas Guariroba. Nós da concessionária, junto com o Governo Federal, estamos abatendo as dívidas, chegando a 90% de desconto. Assim, dá pra curtir o fim de ano, sem ficar pesado depois”, explica a gerente comercial, Suellen Alvarenga.
Quem tiver qualquer dúvida sobre a plataforma, pode entrar em contato com a concessionária por meios dos canais de atendimento disponíveis, entre eles, o 0800 642 0115, ou ir até uma loja de atendimento presencial (clique e veja os endereços).
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 20/nov/2023 - Sem Comentários
Capacitação faz parte do projeto De Olho no Óleo, realizado pela concessionária para evitar descarte incorreto de óleo.
No último sábado (17), o grupo Mulheres Empreendedoras do bairro Los Angeles lançou o projeto “Mãos que Criam”, que tem como objetivo a geração de renda por meio da produção de sabão à base de óleo de cozinha usado, além de artesanato com produção de peças em crochê. A ideia surgiu após a realização de uma oficina de produção de sabão, oferecida pela Águas Guariroba no bairro.
A capacitação faz parte do projeto De Olho no Óleo, realizado pela concessionária, com o objetivo de conscientizar a população em relação ao descarte correto do óleo de cozinha.
“Um dos principais destaque da capacitação está no reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, capacitando cada participante em um programa de geração de renda voltado a sustentabilidade e conscientização ambiental. Nas oficinas, nós ensinamos mulheres a fazerem sabão ecológico e produtos de limpeza que reutilizam óleo de cozinha usado, impedindo que esse resíduo seja despejado no esgoto, contaminando e prejudicando o meio ambiente”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social, Bia Rodrigues.
No bairro Los Angeles, a oficina “Bolha de Sabão” foi realizada no mês passado. Após a capacitação, o grupo Mulheres Empreendedoras decidiu continuar produzindo os materiais de forma independente. “Investimos na compra dos ingredientes, utensílios e material visual, depois fomos para o comércio, para encontrar clientes”, detalhou Maria Diva, uma das idealizadoras do projeto.
Com parcerias fechadas, o projeto foi lançado no último sábado (18). O evento contou com a presença do diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira. “A oficina Bolha de Sabão é uma das ações vinculadas ao nosso programa DE OLHO NO ÓLEO, que tem como objetivo dar opções para que os usuários possam dar um destino correto ao óleo de cozinha usado, evitando poluição e descarte em locais indevidos. Graças as ações do programa, retiramos de circulação 45.718 litros de óleo, desde 2011. Uma vitória para o meio ambiente e todos nós”, considera o presidente.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 20/nov/2023 - Sem Comentários
O time do Programa de Voluntariado da Águas Guariroba se mobilizou na ultima sexta-feira, 17/11, para levar 150 cestas básicas para os moradores da Comunidade do Mandela, vítimas de um incêndio que atingiu mais de 100 moradias do local. A ação complementa uma série de doações realizadas através da companhia para auxiliar os moradores da comunidade.
Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, destacou que além das cestas, foram disponibilizados caminhões pipa para o Mandela, mais de 3 mil copos de água potável para hidratação dos moradores e cerca de 150 marmitas para as pessoas assistidas. O time de voluntários da empresa também arrecadou colchões, moveis e roupas que serão enviados para as famílias impactadas pelo incêndio.
“Estar à disposição para ajudar as comunidades nos momentos que elas mais precisam também faz parte do nosso trabalho. O Voluntariado da Águas Guariroba é formado por profissionais além da conta que também são agentes de dignidade, por isso estamos presentes nesta ação solidária”, comentou Bia Rodrigues.
Adriana Nascimento, diretora do CRAS Vida Nova, explica que parte das famílias que aceitaram ser removidas do local do incêndio estão sendo atendidas por um abrigo organizado na Escola Municipal Kamé Adania, no bairro Estrela do Sul. “Estamos organizando as famílias e as doações que estão chegando para conseguir atender todos de forma ágil e para que as doações de fato cheguem para os que mais precisam desta ajuda neste momento”, explica.
Além de entidades assistenciais da administração municipal, a comunidade está recebendo o apoio de lideranças da Central Única de Favelas (CUFA). Henrique Reis, diretor político da organização, a CUFA faz o acompanhamento de todas as favelas de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. “Além de acompanhar as ações do poder público, estamos ajudando a mobilizar parceiros para contribuir com doações do que as famílias estão precisando neste momento”, resume.
Para quem deseja contribuir com doações para as famílias vítimas do incêndio na comunidade do Mandela, o contato é da Defesa Civil Municipal através do telefone 199. As doações também podem ser direcionadas para a CUFA e para o centro de apoio montado na Escola Municipal Kamé Adania.
Postado por fabiana.simao@aegea.com.br em 20/nov/2023 - Sem Comentários
Na concessionária, 60% dos colaboradores se autodeclaram negros ou pardos, 37% brancos, 2% amarelos e 1% indígenas.
Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil, que destaca a importância da luta por diversidade racial no país. Há seis anos, por meio do programa Respeito Dá o Tom, a Águas Guariroba impulsiona o movimento da igualdade, com o objetivo de espelhar a demografia da população brasileira em seu quadro de funcionários.
“A Águas Guariroba acredita na importância de atuar como promotora de uma sociedade mais justa e inclusiva, impulsionando o movimento de igualdade de oportunidades para contribuir com a reparação histórica, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças de dentro para fora”, explica a coordenadora local do programa, Diuliana Carvalho Sampaio.
Criado em 2017, o programa Respeito dá o Tom atua em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento. Na parte de empregabilidade, o foco é em geração de oportunidade; no de desenvolvimento, a atenção é para a disponibilização de cursos de aprimoramento. O último pilar, de relacionamento, atua na sensibilização dos colaboradores por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial, assim como realiza parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.
“Eu penso que outras empresas deveriam fazer como a nossa e mostrar para a sociedade a importância de todos serem tratados como iguais, independente da cor. Aqui, eu me sinto bem, acolhido de verdade e nunca senti vergonha ou fui humilhado pela minha cor”, diz o agente comercial, Chamyr A Jean.
“O melhor seria não precisar ter programas assim, mas frente ao racismo estrutural do nosso país, é extremamente necessário para que possamos refletir a diversidade da população em todos os cargos hierárquicos da empresa”, considera a assistente administrativo, Andreia Cruz, que trabalha na recepção da concessionária.
Com a evolução de um trabalho com ações estruturadas, o programa expandiu para todas as unidades da Aegea. A companhia conta com 13 comitês, localizados de norte a sul, que seguem um cronograma de ações mensais locais. Em cinco anos, 65% dos colaboradores da companhia time se autodeclaram pretos ou pardos, sendo que 19% ocupam cargos de liderança.
A Aegea tem como meta, até 2030, o aumento da representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo para 27%. Além disso, também aumentará de 32% para 45% o número de mulheres na liderança. Essas metas estão atreladas a uma emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB) realizada em abril deste ano, operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil, sendo a Aegea pioneira a se comprometer com meta de diversidade racial em cargos de liderança.
Mais sobre o 20 de novembro
O Dia Nacional da Consciência Negra foi escolhido para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, quilombo da Região Nordeste do país. É como uma reivindicação para tornar essa figura histórica como símbolo de resistência. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695 e atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil. A celebração da data acompanha movimentos mundiais em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os povos.