Postado por leonardo.belamoglie@aguasguariroba.com.br em 29/maio/2024 - Sem Comentários
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a gerente de Comunicação Fabiana Simão e o gerente de Serviços Rodrigo Morais estiveram entre os agraciados com a comenda da 5° edição da Homenagem Dr. Aleixo Paraguassu Netto. A homenagem se dá por alusão ao dia Internacional da Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento aconteceu nesta terça-feira (28/05), as 19h no Instituto Mirim.
A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR), promoveu a Homenagem Aleixo Paraguassu Netto para pessoas que se destacaram na promoção de políticas e ações de igualdade racial, na implementação das políticas públicas nas diversas áreas voltadas a população negra, povos ciganos e de matriz africana.
A homenagem é concedida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, Federação dos Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios do Mato Grosso do Sul (Fecams), Plano Municipal de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial (Plampir), Subsecretaria de Políticas Públicas Para a Promoção da Igualdade Racial e Águas Guariroba.
Respeito dá o Tom
Desde 2017 a Águas Guariroba promove ações de equidade racial através do Programa Respeito dá o Tom. A ação que começou em Campo Grande, hoje é replicada em todas as unidades da Aegea Saneamento, holding da qual faz parte a concessionária da Capital.
Com o objetivo inicial de espelhar a demografia da população brasileira no quadro de colaboradores, o Programa Respeito dá o Tom passou a olhar também para a inclusão de pessoas negras em todos os níveis hierárquicos da companhia. Em 2022, a atuação do programa foi ampliada, passando a integrar o olhar para a igualdade de gênero.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 27/maio/2024 - Sem Comentários
Programa de Redução de Perdas aplicado pela Águas Guariroba contribuiu para índice cair de 56% para 19,7% na Capital.
O município de Campo Grande é um dos vencedores do 8º Prêmio Casos de Sucesso, realizado nesta segunda-feira (27), pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prêmio reconhece boas práticas de municípios no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário e prestigia cidades que estão avançando nos indicadores de água e saneamento, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Campo Grande foi vencedora na categoria ‘Atingimento das Metas de Perdas de Água’. A cidade é a segunda Capital com o menor índice de perda de água do país, com índice de 19,7%.
Garantir eficiência na operação foi fundamental para alcançar os resultados. Para isso, algumas ações foram realizadas pela Águas Guariroba, concessionária responsável pelo sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande.
“Quando assumimos a concessão em Campo Grande, imediatamente implantamos um Programa de Redução de Perdas. Com isso, o índice de perdas de água na Capital de Mato Grosso do Sul teve queda de 56% (em 2006) para os atuais 19,7% (em 2024), o que representa que Campo Grande deixou de perder cerca 43.461.659 de metros cúbicos de água por ano”, pontua o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Entre as ações do Programa de Redução de Perdas estão a modernização do parque de hidrômetros da cidade: foram substituídos 381,8 mil hidrômetros antigos por novos; também foi realizada a implantação de um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), referência no setor de saneamento, que por meio de um software (Takadu) faz o monitoramento do funcionamento da rede em tempo real.
Além disso, foi realizada a instalação de 62 válvulas redutoras de pressão (VRP) da água e de 197 sensores na rede, que ajudam a monitorar e controlar a pressão da água, para reduzir rompimentos na tubulação; também foi realizada a modernização de 185 macromedidores, que são equipamentos semelhantes ao hidrômetro, mas em dimensão maior e instalados em pontos de produção de água e saídas da rede de abastecimento de água, para controlar e padronizar o consumo.
Identificar vazamentos não aparentes no asfalto através de uma técnica chamada de geofonamento foi outra ação do Programa de Redução de Perdas. O Geofone é um equipamento que permite a identificação de vazamentos não aparentes, que ficam embaixo da terra. Com os aparelhos, as equipes identificam cerca 140 vazamentos por mês, com uma assertividade média de 66% das ordens de serviços geradas.
Por fim, foram intensificadas as fiscalizações sobre fraudes, com uma média de 3 mil casos identificados por mês.
Em paralelo a essas medidas, a Águas também está renovando redes de água mais antigas acompanhando, inclusive, obras de infraestrutura da prefeitura da Capital. Um investimento que garante um sistema de abastecimento cada vez mais eficiente, com maior regularidade no fornecimento de água para a população e, principalmente, que faz com que menos água seja perdida no trajeto de abastecimento.
“A estratégia está em investir em eficiência operacional, garantindo um sistema de abastecimento cada vez mais moderno, com maior regularidade no fornecimento de água para a população e, principalmente, que faz com que menos água seja perdida no trajeto de abastecimento”, explica o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 23/maio/2024 - Sem Comentários
As obras do Programa Campo Grande Saneada chegam a cada vez mais bairros de Campo Grande. Nesta semana, 11 bairros estão sendo beneficiados. Só em 2024, a Águas Guariroba implantou 101,5 quilômetros de rede de esgoto na Capital. A meta é implantar 200 km neste ano e alcançar a universalização dos serviços de saneamento.
Os bairros beneficiados são: Moreninhas, Nova Campo Grande, Jardim Centro-Oeste, Aero Rancho, Jardim Seminário, Caiobá, Samambaia, Centenário, Tiradentes, São Conrado, Homex.
No acumulado, as obras permitem a ligação de mais 10,6 mil domicílios a rede de esgoto, o que representa mais de 30 mil pessoas beneficiadas.
“São 30 mil pessoas dando adeus às preocupações com doenças e ao mau cheiro das fossas. O Programa Campo Grande Saneada tem o orgulho de construir um futuro mais saudável, com qualidade de vida elevada e um ambiente propício para o desenvolvimento. Estamos comprometidos em unir forças, conectando-nos a cada um para fazer a vida acontecer. Essa é apenas uma etapa desta jornada, e continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar positivamente a realidade de Campo Grande. Juntos, construiremos um futuro mais limpo, seguro e próspero”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Campo Grande, a Águas Guariroba trabalha para ampliar e melhorar o saneamento básico na Capital. Atualmente, o abastecimento de água está disponível em todas as regiões e a rede coletora de esgoto alcança quase 90% da cidade. Universalizar o serviço de esgoto para todos os bairros é a principal meta da empresa.
Em Campo Grande, todo o esgoto coletado pela Águas Guariroba é tratado antes de ser lançado nos córregos. Hoje, a Capital conta com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A maior, ETE Los Angeles, trata 900 litros por segundo. Já a ETE Imbirussu tem tecnologia inédita no Brasil e trata 120 litros por segundo.
Além de tratar 100% do esgoto que coleta, a Águas Guariroba segue padrões internacionais na realização do processo, garantindo total confiabilidade perante órgãos ambientais. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 22/maio/2024 - Sem Comentários
A Águas Guariroba realiza nesta quarta-feira (22) o dia D da campanha Maio Amarelo. Pela manhã, colaboradores da empresa participaram de uma palestra sobre segurança no trânsito, ministrada por um instrutor do SEST SENAT. Também foram distribuídos botons que reforçam a mensagem da campanha.
A palestra foi ministrada tanto na sede administrativa da empresa, quanto na Central de Serviços e contou com a presença de cerca de 400 colaboradores.
“A importância de um trânsito mais seguro é o foco da mobilização nacional que o SEST SENAT promove como parte das ações do Maio Amarelo. Até o fim do mês, vamos estar presentes em centenas de pontos por todo o país, levando conscientização e orientações sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro”, explica o instrutor Areovaldo Rodrigues Barreto Júnior.
Na Águas Guariroba, o principal objetivo da mobilização é chamar a atenção para o papel de todos os atores do ecossistema do trânsito e, assim, fazer com que cada um entenda a sua responsabilidade e sua participação na busca constante por um trânsito seguro.
“Durante todo o mês de maio estamos promovendo ações para demonstrar a importância dos cuidados preventivos para um trânsito mais seguro e com menos vítimas. E essa conscientização precisa ir além do mês de maio, por isso vamos estar sempre relembrando que a segurança é uma prioridade”, pontua o engenheiro de segurança do trabalho da concessionária, Diego Teles da Silva.
O tema do Maio Amarelo de 2024 é “Paz no trânsito começa por você”. A campanha promove uma reflexão sobre as ações individuais que podem contribuir para a segurança nas ruas e rodovias brasileiras.
“Eu acho muito importante a empresa trazer esse tema para o ambiente corporativo, pois todos precisamos estar conscientes que um trânsito seguro significa voltar para casa, para nossa família, amigos. Todos nós temos alguém esperando”, diz o analista administrativo Wilson Pugliesi.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 20/maio/2024 - Sem Comentários
Estão abertas as inscrições para o Programa Sanear, realizado pela Águas Guariroba, concessionária responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande. O programa promove palestras sobre saneamento básico em escolas e premia professores que elaborarem e aplicarem planos de aula sobre o tema ao longo do período letivo na Rede Municipal de Ensino da Capital. As inscrições vão até o dia 26 de maio.
Neste ano, o concurso será direcionado apenas à professores de ciências e professores regentes que atuam no 3º do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Campo Grande. Ao fim do programa, serão eleitos os três melhores planos de aula. Os professores vencedores do concurso serão premiados com: 1º lugar – Notebook (para o professor) e 1 Data Show (para a escola), 2º e 3º lugar – 1 smartphone.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Águas Guariroba (clique aqui). Os planos de aula deverão contemplar os benefícios que o saneamento (água e esgoto tratados) proporciona para a saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população. Os professores irão participar de uma capacitação oferecida pela concessionária, que facilitará a aplicação e elaboração do conteúdo a ser premiado.
Além do concurso, os alunos do 3º ano das escolas que tiverem professores inscritos no programa Sanear também poderão participar de um concurso de tirinhas. As tirinhas deverão ser produzidas após uma palestra realizada pela concessionária nas escolas e direcionadas para a coordenação, que por sua vez deverá encaminhar a melhor tirinha para a Semed (Divisão de Ensino Fundamental e Média /DEFEM).
Os alunos que produzirem as duas melhores tirinhas irão receber um tablet como premiação.
“O saneamento básico é imprescindível para o desenvolvimento de um meio ambiente saudável, melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem como para a diminuição de doenças. Por meio da prestação dos seus serviços, a Águas Guariroba tem dado a sua contribuição para fazer de Campo Grande uma cidade com mais saúde. Mesmo assim, ainda é grande o número de pessoas que, de maneira equivocada, optam por sistemas alternativos de abastecimento de água (poços) e de esgotamento sanitário (fossas). Para mudar essa realidade, a educação se mostra uma importante ferramenta de conscientização, podendo colaborar de forma única para que os estudantes de hoje se tornem adultos mais responsáveis e com valores socioambientais concretos”, pontua a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 17/maio/2024 - Sem Comentários
Colaboradores da Águas Guariroba foram recebidos com uma blitz educativa nesta quinta-feira (16), em todas as unidades da concessionária. A ação é em alusão ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
Conforme o supervisor de segurança do trabalho, Wodon Furtado, a ação desenvolvida pelo EHS – setor de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho da Águas Guariroba, em parceria com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, foi realizada principalmente para reforçar orientações de respeito às leis, direção defensiva e empatia no trânsito. “Durante todo o ano nós realizamos ações relacionadas a conscientização no trânsito, mas neste mês de maio vamos reforçar esse trabalho. Teremos diversas ações de incentivo a prevenção de acidentes, por exemplo, o check-list de segurança, o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade, a proibição do uso do celular e também a empatia no trânsito”, explicou o supervisor.
Durante a blitz educativa, motociclistas e condutores foram abordados e orientados a seguir as regras e leis de trânsito, além de fazer uso dos equipamentos de segurança, todos também receberam adesivos educativos e uma cartilha que reforça a importância da prevenção no trânsito.
No dia 22 de maio haverá o dia D da campanha Maio Amarelo, com palestras sobre conscientização no trânsito, além de outras ações.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 14/maio/2024 - Sem Comentários
A Águas Guariroba entregou nesta terça-feira (14) para a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed) mais de 600 livros do projeto “Imagens que transformam”. Com apoio da Águas Guariroba, o projeto educacional utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão, tendo como foco a conscientização ambiental com o tema água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos.
Os livros contêm fotos produzidas por estudantes de Campo Grande durante o desenvolvimento do projeto. Os alunos que tiveram suas fotos publicadas no livro foram vencedores de um concurso que envolveu todas as escolas participantes do projeto e tiveram os trabalhos publicados também em outdoors e em um e-book.
“A educação ambiental traz a consciência de cuidado com o meio ambiente, com a vida e a nossa saúde e os projetos da Águas Guariroba contribuem muito para que consigamos aplicá-la dentro das escolas, porque encantam e envolvem professores e alunos. Essa aprendizagem vai ficar para sempre e a gente fica muito agradecido”, considera a secretária adjunta de educação, Lúcia de Oliveira.
Os livros serão encaminhados às escolas participantes do projeto, para que os alunos tenham acesso aos resultados dos conteúdos que eles mesmos produziram. “Nós ficamos muito contentes em poder contribuir com a disseminação da educação ambiental, por meio de práticas criativas, que incentivam os alunos a pensarem fora da caixa e servem de apoio aos métodos de ensino dos professores, estamos à disposição sempre”, pontua a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
A iniciativa é realizada pela Flamingo Comunicação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e tem o apoio do Instituto Aegea, e da concessionária Águas Guariroba, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“O projeto cumpre uma função educacional importante ao propor a discussão sobre uma gestão sustentável da água, ao mesmo tempo que capacita jovens alunos da rede pública para a linguagem publicitária por meio de campanhas de utilidade pública”, afirma Allan de Amorim, responsável pela produção da iniciativa.
Ao todo, oito cidades foram participantes do projeto: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
“Além da questão ambiental, o projeto contribuiu muito porque ensinou os alunos a utilizarem a fotografia em diferentes áreas, inclusive como uma profissão, e isso casou muito com o conteúdo que estamos aplicando em nossa disciplina de despertar novos interesses neles, então foi muito legal”, disse a professora da Rede Municipal, Ana Carolina Sandim.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 14/maio/2024 - Sem Comentários
Obras seguem avançando e cerca de 30 mil pessoas já foram beneficiadas.
As obras do Programa Campo Grande Saneada seguem avançando por Campo Grande. Nesta terça-feira (14), a Águas Guariroba anuncia a marca de 100 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024. Ao todo, mais de 10,2 mil famílias estão sendo beneficiadas pelas novas redes, cerca de 30 mil pessoas.
A iniciativa, desenvolvida pela Águas Guariroba, foi planejada em conjunto com a Prefeitura para levar mais infraestrutura para os bairros. A expectativa é que até o fim do ano, Campo Grande passe a contar com 200 quilômetros de rede esgoto implantados por meio do programa.
“Este ano demos continuidade a um dos maiores projetos para ampliar o acesso da população aos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto já implantados em Campo Grande. O programa ‘Campo Grande Saneada’ iniciou em 2023 e está diretamente voltado a ampliação cobertura da rede de esgoto na Capital, caminhando em direção à universalização destes serviços”, destaca o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Atualmente, a Campo Grande conta com 90% de cobertura de rede de esgoto, o que representa mais de 800 mil pessoas atendidas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, mais de 99% da população tem acesso à rede de água tratada.
“Uma cidade saneada é sinônimo de meio ambiente preservado, mais saúde e qualidade de vida para a sua população. É nossa missão garantir esses investimentos para a cidade e nos enche de orgulho poder contribuir para isso em um trabalho conjunto com a Prefeitura por um futuro com vidas mais saudáveis por meio do acesso ao saneamento”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 13/maio/2024 - Sem Comentários
Projeto contempla meninos e meninas, de 6 a 17 anos.
Crianças e adolescentes da região Norte de Campo Grande agora têm a oportunidade de treinar futebol de graça, no Parque Tarsila do Amaral, no jardim Vida Nova. Com patrocínio da Águas Guariroba e o apoio da Prefeitura de Campo Grande, o Projeto Esporte para Todos de Futebol de Campo irá atender 80 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos.
As aulas iniciaram em abril, mas ainda há vagas. O projeto tem como objetivo principal oferecer oportunidades de desenvolvimento físico, mental e social para crianças carentes do bairro, através da prática do futebol. “É um projeto onde as crianças terão a chance de descobrir seus talentos, adquirir novas habilidades e construir um futuro promissor”, pontua a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
As aulas são realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 21h. As atividades do projeto incluem treinamentos semanais, orientados por professores qualificados e experientes. Além disso, depois de cada aula, os alunos recebem um lanche especial.
O futebol foi escolhido por sua capacidade de desenvolver habilidades físicas, como velocidade, resistência e coordenação, além de promover valores como disciplina, superação e trabalho em equipe.
“O sucesso do projeto não seria possível sem o apoio da empresa Águas Guariroba, que acredita no poder transformador do esporte e na importância de investir no futuro das crianças da comunidade. Além disso, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), desempenha um papel fundamental ao fornecer suporte logístico e estrutural para a realização das atividades. Estamos muito empolgados em iniciar este projeto que tem o potencial de fazer uma diferença significativa na vida das crianças carentes em Campo Grande. Agradecemos imensamente a todos incentivadores e estamos ansiosos para ver o impacto positivo que este projeto terá na comunidade”, considera Leonardo Costa, coordenador do projeto.
O projeto terá uma duração inicial de 12 meses, com a possibilidade de extensão conforme o interesse e engajamento dos participantes.
INSCRIÇÕES – Os interessados em se inscrever podem procurar os responsáveis pelo projeto nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 21h, no Parque Tarsila do Amaral, na Rua Santo Augusto, s/n°, Jardim Vida Nova.
Postado por rogerio.gonzales@aguasguariroba.com.br em 10/maio/2024 - Sem Comentários
A Águas Guariroba amplia a parceria com o Procon-MS na nova sede do órgão de defesa do consumidor e está presente na sala “Procon Expresso”. Com a inauguração de seu novo prédio, realizada nesta quarta-feira, 08/05, o órgão estadual disponibiliza para os usuários um local mais amplo e cômodo para atendimento.
Nesta nova fase, a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, que já mantinha no Procon um ponto dedicado a atender os clientes que buscavam o órgão, está ampliando a capacidade, disponibilizando diariamente dois profissionais para receber as demandas dos usuários.
De acordo com o Secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, a parceria é positiva e quem ganha é o consumidor. “Temos um resultado bastante satisfatório com essa parceria aqui na nossa sede. Há dois colaboradores diariamente para atender aos consumidores e consumidoras com autonomia para resolver a maioria dos problemas. É muito difícil sair sem uma solução”, destacou o secretário.
“De toda forma, a gente amplia essa atenção aos nossos consumidores e consumidoras, elevando o nível de satisfação e integração nessa relação consumerista”, resumiu Motti.
A gerente comercial da Águas Guariroba, Suellen Alves Ferreira Alvarenga, explica que a aproximação da concessionária com o Procon reflete na melhoria contínua do atendimento aos usuários e constrói um relacionamento mais resolutivo com o cliente.
“Nós estreitamos o relacionamento, avaliamos diretamente com a superintendência do Procon em quais pontos o atendimento da Águas Guariroba poderia melhorar. Recebemos muitos elogios e o nosso principal objetivo está sendo cumprido: aumentamos o índice de resolutividade. Oferecemos facilidade nas negociações e uma maneira de atender o cliente de acordo com cada realidade. Não temos um atendimento engessado, avaliamos cada situação de forma específica. Com isso, estamos sendo muito mais resolutivos e reduzindo consideravelmente o índice de reclamações”, lembrou a gerente comercial.
Serviço:
A nova sede do Procon fica na Rua Padre João Crippa, 3115 – bairro São Francisco