Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 27/jun/2024 - Sem Comentários
Valorizando os patrimônios históricos e culturais de Campo Grande, o livro “A Cidade da Gente” foi lançado nesta quarta-feira (26). Obra é uma parceria da Águas Guariroba com a editora Olhares.
No último ano, cerca de 350 alunos do 6º ao 9º ano de cinco escolas municipais participaram do projeto ao conheceram de perto pontos turísticos da Capital e transformarem o que viram e estudaram em poemas, desenhos e textos
Agora os 2,6 mil exemplares serão distribuídos nas 99 escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.
A coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues, afirmou que o projeto faz parte do pilar socioeducativo da empresa. “Para gente é motivo de muito orgulho o projeto, principalmente por trazer esse resgate da leitura para o público infantil, sair um pouco das telas, da tecnologia e não só pelo livro, mas pelo aluno ter participado, ter escrito e principalmente por contar a história da nossa cidade de uma maneira lúdica, de uma maneira bonita, criativa”.
O projeto tem sido desenvolvido em algumas cidades do país pela autora Luciana Nabuco, que participou do lançamento.
“É um projeto sobre memória. Sobre memória patrimonial e material de uma cidade. É construído através de textos que as crianças e jovens produzem. Mostra a importância de fazer com que essa memória seja viva, falada e sentida”, comenta Luciana.
A aluna do 8º ano na Escola Municipal Advogado Demósthenes Martins, Julia Campos, diz que a turma em que ela estuda escreveu sobre o Parque das Nações Indígenas. “Eu já tinha ido ao parque, mas desta vez nós fomos para observar com mais calma e escrever isso foi uma experiência incrível”, lembra.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 27/jun/2024 - Sem Comentários
Mais de 50 pessoas devem participar da oficina do projeto Bolha de Sabão, da Águas Guariroba, neste sábado (29), na comunidade Homex, em Campo Grande.
Incentivando o reuso sustentável do óleo de cozinha com a produção de sabão e outros produtos de limpeza, o projeto é uma oportunidade de capacitação para geração de renda extra dos participantes.
“O projeto Bolha de Sabão resultou a partir de outro programa da Águas Guariroba que é o De Olho no Óleo, que em 10 anos já evitamos mais de 60 mil litros de óleo fossem descartados incorretamente na rede de esgoto da Capital. Além do ideal sustentável, o projeto também capacita os participantes que passam a gerar renda extra com a comercialização do sabão e outros produtos”, detalhou Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.
A oficina é gratuita e os participantes devem levar apenas óleo de cozinha usado. Serão confeccionados sabão em barra, sabão líquido e pasta de alumínio. A oficina será realizada na Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, localizada na rua José Pedrossian, nº 1270, na comunidade Homex.
COMUNIDADE HOMEX
Após mais de 10 anos aguardando saneamento, a Águas Guariroba implantou, em tempo recorde, mais de 12 quilômetros de rede de esgoto e 15 quilômetros de rede de água. Foram mais de 5 mil moradores da comunidade impactados com uma mudança de qualidade de vida.
SERVIÇO: A oficina será neste sábado (29), às 08h, na Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, localizada na rua José Pedrossian, nº 1270, na comunidade Homex.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 26/jun/2024 - Sem Comentários
Mais 12,2 km de rede de esgoto começaram a ser implantados nesta quarta-feira (26), pela Águas Guariroba, no Polo Empresarial Oeste de Campo Grande.
Representando a Águas Guariroba, o diretor-presidente, Themis de Oliveira, e o diretor-executivo, Gabriel Buim, participaram da solenidade que contou com a presença da prefeita Adriane Lopes.
Com previsão de 45 dias para conclusão, a obra tem um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. As obras fazem parte do Programa Campo Grande Saneada, que já implantou mais de 120 quilômetros de rede de esgoto em Campo Grande neste ano.
“Já temos uma estação de tratamento aqui no bairro e já temos capacidade para tratar esses efluentes. E nada mais correto que trazer essa obra para cá e viabilizar o polo do ponto de vista ambiental. Com a chegada da rede de esgoto, com certeza a cidade vai atrair mais empresas e indústrias, pois o polo estará com a infraestrutura montada”, ressaltou Themis em seu discurso.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou a parceria com a Águas Guariroba no avanço das obras de saneamento da cidade.
“Com essa obra o desenvolvimento chega ao polo empresarial e atrai novas indústrias, que buscam um local completo e estruturado. Isso traz o desenvolvimento para toda a cidade”, afirmou.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 25/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas Guariroba lança nesta quarta-feira (26) as obras de implantação da rede de esgoto no Polo Empresarial Oeste. As obras fazem parte do Programa Campo Grande Saneada, que já implantou mais de 120 quilômetros de rede de esgoto em Campo Grande neste ano.
Ao todo, serão construídos 12,2 mil metros de rede de esgoto no polo, um investimento de R$ 4 milhões. As obras começam na próxima quinta-feira (27).
De acordo com o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, as obras abrangem todas as ruas do Polo Empresarial Oeste e a previsão de entrega é de 45 dias.
“Nossas equipes estarão empenhadas em finalizar as obras o quantos antes, de maneira que o transtorno seja mínimo e os benefícios da captação de esgoto cheguem e o mais rápido possível aos empresários e moradores da região”, pontua.
SERVIÇO: O lançamento das obras será nesta quarta-feira (26), às 9h, na Avenida Jamil Nahas, 744, Polo Empresarial Oeste.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 24/jun/2024 - Sem Comentários
Diretor-presidente da Águas Guariroba participou da entrega na última sexta-feira.
Mais 22 famílias foram contempladas com unidades habitacionais da Prefeitura de Campo Grande e já estão com água tratada e de qualidade na torneira de casa. O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, participou da entrega oficial das moradias na última sexta-feira (21), na região do Lagoa Dourada.
“Essa é mais uma entrega em parceria com a Prefeitura Municipal. A Águas Guariroba está sempre presente. Foram dois dias realizando a instalação da rede de água aqui dentro da área para as casas que já estão com ligação e com hidrômetro cada uma. Trouxemos também nossa equipe para cadastrar todos os novos moradores”, disse o diretor-presidente.
Os moradores no Lagoa Dourada serão incluídos na Tarifa Social, que garante desconto de 50% nas contas de água e esgoto.
A dona de casa Maria Joelma foi uma das contempladas e comemorou a moradia já com a ligação de água. “Muito feliz com essa conquista e chegar na casa nova já com água ligada é muito bom. Já conseguimos fazer tudo, tomar banho, cozinhar”. Maria vai morar com o marido e o filho de nove meses.
As famílias foram sorteadas para o loteamento Lagoa Dourado em 2022, durante o 7º Feirão Habita Campo Grande, que aconteceu no Armazém Cultural da Esplanada Ferroviária. Já a cerimônia de assinatura dos contratos ocorreu em maio deste ano. A previsão final para a entrega das unidades era dezembro de 2024, mas foram concluídas antes do prazo.
Postado por leonardo.belamoglie@aguasguariroba.com.br em 19/jun/2024 - Sem Comentários
Nesta segunda-feira (18), colaboradores da Águas Guariroba participaram de uma ação voluntária para doação de sangue. A mobilização promovida pelo setor de Responsabilidade Social e CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) visa fomentar ações sociais com iniciativas de colaboradores.
Conforme a vice-presidente da CIPA Gestão 2024, Kassia Cristina de Jesus Dias, a mobilização ocorreu após um trabalho interno da CIPA com orientações para equipe sobre a importância da doação de sangue. “No dia 14 desse mês se comemora o dia do Doador de Sangue, e na data já tem alto fluxo nos locais de doação, por isso nossa ação foi agendada para dia 18, onde foi disponibilizado meio transporte para os colaboradores que foram voluntários na ação”, disse.
Lysa Daniela, analista ambiental, conta que foi a primeira vez na vida que fez a doação, e diz que não o fez antes, pois não tinha informação e tinha até medo de doar, mas, através da campanha realizada com os colaboradores e as orientações das equipe da CIPA e Responsabilidade Social, teve interesse e realizou a sua primeira doação. “Senti muita satisfação em doar e saber que a minha ação poderá salvar vidas”, pontuou.
Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social, Bia Rodrigues, junho é um mês muito especial para equipe de voluntariado da Águas Guariroba. “É o mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue e nós temos muito orgulho de celebrar essa data fazendo o que mais gostamos: se doar para o próximo.”
O movimento Junho Vermelho tem como objetivo conscientizar sobre a importância da doação de sangue e simboliza o Dia Mundial do Doador de sangue comemorado no dia 14.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 19/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas Guariroba agora tem um ponto fixo de coleta de óleo usado do Programa ‘De Olho no Óleo’ na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, na Vila Nasser.
Desde 2011, por meio do programa “De olho no óleo”, a Águas Guariroba se preocupa em dar um destino correto a esse agente causador de prejuízos inestimáveis. Em 13 anos, com apoio e parcerias com outras empresas, a concessionária arrecadou 47.820 litros de óleo. O recorde foi no ano passado, quando foram arrecadados 6.478 litros de óleo.
“Esse projeto para nós é bastante rico, porque é um trabalho de conscientização e reflexão do que nós podemos estar reciclando e como esses materiais que são usados podem ser reaproveitados. Eu convido a todos da comunidade que possam colaborar participando, pois é um trabalho de todos e é para o bem comum”, considera Maria de Fátima, coordenadora da escola.
Atualmente, a concessionária tem parcerias com a Rede Comper, Fort Atacadista, Solurb e a Katu Oil. Cada loja do Comper conta com placas incentivando os clientes a depositarem o óleo em garrafas para depois o descartarem nos pontos de coleta instalados no estacionamento dos supermercados.
Os pontos de arrecadação têm o formato de uma garrafa, com capacidade para 200 litros de óleo cada. O óleo descartado ali é recolhido pela empresa Katu Oil e encaminhado para indústrias que fabricam rações animais em Campo Grande. O mesmo ocorre com o óleo recolhido em unidades do Fort Atacadista.
Já o óleo coletado na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos será destinado ao projeto Bolha de Sabão, que incentiva o reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, por meio da capacitação de mulheres e homens, que vivem em comunidades de Campo Grande.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 17/jun/2024 - Sem Comentários
Ação é realizada pela concessionária desde 2006 e já arrecadou mais 85 toneladas de agasalhos.
As doações foram entregues em mais de 20 instituições beneficentes e comunidades em situação de vulnerabilidade. A primeira entrega foi na Associação de Moradores do bairro Ramez Tebet.
Voluntários da Águas Guariroba realizaram neste sábado (15) um mutirão para entrega das doações arrecadadas na campanha do agasalho realizada anualmente pela concessionária. Ao todo, foram arrecadadas mais de 6 toneladas de roupas, calçados e cobertores, que irão deixar o inverno de quem precisa mais quente.
“Nós realizamos essa campanha há 18 anos. É um movimento de solidariedade entre todos os colaboradores da empresa, em prol de quem precisa. Ficamos muito felizes em mais uma vez contribuir para que o inverno não seja tão rigoroso com que tem menos condições. Mais uma vez tivemos recorde de arrecadações”, pontua a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
A coordenadora destaca que neste ano a arrecadação envolveu todos os setores da empresa. Para se ter uma ideia, um dos colaboradores arrecadou quase uma tonelada de agasalhos.
Além da solidariedade ao doar, a entrega dos agasalhos contou com a participação de mais de 30 voluntários, todos colaboradores da Águas Guariroba. Uma corrente humana fez encher dois caminhões e outros seis veículos com milhares de sacolas de doações.
“Foi um dia de sentimento de pertencimento e muita satisfação ao visitar cada ponto de entrega e conhecer as multiculturas do nosso município, ainda mais com todos os setores representados nessa entrega. Gratidão a esse time e em especial ao setor de responsabilidade social, responsável por engajar toda a empresa em um mesmo propósito”, disse a supervisora de laboratório, Taís Alencar, uma das voluntárias na entrega.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 12/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas Guariroba continua avançando com o programa Campo Grande Saneada em 2024, intensificando a ampliação da rede de esgoto em diversos bairros da cidade. Até o fim deste ano, a previsão é alcançar um índice de cobertura de 94% da população atendida com a rede de esgoto.
Somente este ano, mais de 120 km de rede de esgoto foram implantados, resultando em aproximadamente 4,7 mil novas ligações. Em 2023, foram mais de 12 bairros contemplados pelo programa, totalizando mais de 230 km de rede instalada até o final do ano.
As obras prosseguem nos bairros Caiobá, Centro-oeste, Seminário, Samambaia, Nova Campo Grande, Aero Rancho, Moreninhas, Tiradentes e São Conrado.
O programa Campo Grande Saneada representa um dos principais esforços da concessionária no ano, com investimentos voltados para a expansão da infraestrutura de esgoto em Campo Grande.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 12/jun/2024 - Sem Comentários
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, recebeu o Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente. A iniciativa é da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-MS e conta com o apoio do Conselho Federal (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS (Mútua).
O prêmio reconhece boas práticas e iniciativas relacionadas à preservação, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo na
A entrega da premiação foi realizada em solenidade na XI Semana do Meio Ambiente do Crea-MS, no dia 6 de junho, em Campo Grande.
“Com muita honra e gratidão, recebi o prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente. Um reconhecimento importante às ações que temos desenvolvido na Águas Guariroba, desde a ampliação das redes de água e esgoto até a recuperação de nascentes e a redução do índice de perdas de água em Campo Grande. A sustentabilidade é mais que um valor para nós. A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito, além de representar um compromisso de longo prazo com a sociedade”, pontua o diretor-presidente, Themis de Oliveira.