Postado por leonardo.belamoglie@aguasguariroba.com.br em 31/jul/2024 - Sem Comentários
O setor de Responsabilidade Social da Águas Guariroba entregou na manhã de ontem (30) mais um mural do projeto Expressaê. O mural foi pintado nos muros do reservatório de abastecimento da região do Taveirópolis. A pintura é parte do resultado da 5ª Oficina de Artes, realizada na Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida, que fica dentro da Vila Base Aérea.
A aluna Lizie Avanci foi a autora do desenho e contou que ficou impressionada com o resultado. “Ficou mais bonito que o esperado, com a ajuda da professora eu pude desenvolver minhas habilidades e essa pintura”.
A arte destaca a importância dos recursos hídricos, fauna e flora do Pantanal e é assinada pela artista Grazieli de Souza Romero, que replicou o desenho de Lizie, vencedora do 5º concurso do Expressaê.
Durante o projeto, os alunos passam por atividades de pintura ministrado pela artista Grazieli de Souza Romero. Ao final do curso, cada aluno realiza uma atividade de desenho, podendo inscrever os trabalhos no concurso do Expressaê. O desenho vencedor integra a arte na unidade da Águas Guariroba.
“O programa Expressaê busca introduzir a arte na comunidade, fazendo uma junção entre as oficina nas escolas e a expressão artística nos muros”, disse a Analista de responsabilidade Social Marcela Nantes.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 26/jul/2024 - Sem Comentários
Com mais de 100 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024, as lojas da Águas Guariroba esclarecem dúvidas e solucionam as demandas dos clientes.
“Hoje, em todas as lojas e pontos de atendimento, o que o consumidor precisar de esclarecimento pode se direcionar a qualquer uma das lojas que os atendentes estão aptos a esclarecer. Atendemos todos os serviços aqui, como troca de titularidade, consumo final, questionamento de fatura, serviços, forma de cobrança, entre outros serviços”, detalha a supervisora de atendimento, Sandra Valéria.
Ao todo, a concessionária tem lojas próprias no centro e nas Moreninhas, além dos pontos de atendimento no Fácil do Coronel Antonino, Guaicurus, Aero Rancho e Bosque dos Ipês.
“Eu vim resolver uma situação de uma ligação. Os colaboradores são muito atenciosos e o atendimento é excelente. Não tenho nada a me queixar. Estamos resolvendo a situação. Sempre que eu venho é solucionado”, comentou o cliente Israel Brito.
A Águas Guariroba ainda conta com atendimento nas unidades do Procon Estadual e Municipal e no CIJUS (Centro Integrado de Justiça), localizado na rua Sete de Setembro.
“Nas nossas unidades nós temos também o toten de autoatendimento, que facilita e agiliza a vida do consumidor. Ele pode verificar quantas faturas estão em aberto, se precisar parcelar essas contas, nós temos a possibilidade de parcelar em até 12 vezes sem juros. Isso traz uma facilidade para todos e demonstra o carinho e dedicação que a Águas Guariroba tem com seu consumidor. Qualquer dúvida que o cliente precisar, nós estamos aqui para te atender”, finaliza Sandra.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 25/jul/2024 - Sem Comentários
Como parte da política de diversidade e inclusão, a Águas Guariroba celebra nessa quinta-feira, 25, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha com o programa “Respeito Dá o Tom”. Nessa data histórica, a concessionária dá voz a algumas colaboradoras negras para falarem de suas experiências no mercado de trabalho e com ações afirmativas.
“Antigamente eu era da recepção e agora sou do administrativo e logo que entrei na Águas Guariroba percebi que aqui eles sempre dão oportunidades e buscam sempre melhorar e acreditar nos funcionários. Lá fora, antigamente, eu não tinha isso, sempre fui vista como a negra, e aqui respeitam todos independentemente da cor”, comentou Andreia Cruz, Assistente do Administrativo.
Criado em 2017 pela Águas Guariroba, o programa “Respeito Dá o Tom” atua por meio de três pilares: empregabilidade, que foca na geração de oportunidades; desenvolvimento, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento; relacionamento, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.
A representatividade no local de trabalho se tornou assim sinônimo de acolhimento para diversos colaboradores. A recepcionista Adrielli Batista de Almeida comentou que desde a integração o incentivo a diversidade a fez se sentir respeitada. “Aqui eu me sinto bem e até vejo uma diferença da atitude dos outros. Quando eu entrei na empresa e descobri que havia muitos funcionários pretos e muitos cargos de liderança com mulheres pretas, eu senti muita gratidão e percebi que era uma empresa que abre as portas para todos”.
Também foram estabelecidas metas financeiras vinculadas a diversidade, o objetivo é que até 2033 a Aegea tenha 45% de mulheres em posição de liderança e 27% de lideranças negras. “A Águas Guariroba já possui autoridade nessa questão, uma vez que 45% de toda a liderança é composta por mulheres e 59% do total de colaboradores são pessoas negras”, pontua o coordenador do RDT, Leonardo Zimermann.
O programa existe há sete anos e a supervisora do setor de recuperação de perdas, Luciana Soares da Silva, vivenciou sua criação e expansão. “Eu me sinto muito grata pela oportunidade que a empresa tem dado, todos os treinamentos e investimentos em nós colaboradores no geral, a Águas Guariroba formou o que eu sou hoje e viu o meu potencial, independente da minha cor”, exaltou.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 25/jul/2024 - Sem Comentários
A equipe de Gestão de Pessoas da Águas Guariroba participou, nesta quarta-feira (24), do evento ‘Gente que cuida de Gente’, realizado pelo Sesi/MS mensalmente e direcionado aos departamentos de gestão de pessoas de diversas empresas de Mato Grosso do Sul.
Nesta edição, a Águas Guariroba apresentou o projeto “Jornada da Cultura Aegea”, realizado neste ano em comemoração ao Dia do Trabalhador. A ação foi uma parceria com a Startup Sesi Fiems.
“Muito importante a nossa participação aqui, trazendo esse case para todo time de gestão de pessoas da região, através desse projeto do Sesi que teve o tema este mês “Estratégias de Treinamento e Desenvolvimento”. É um projeto que deu tão certo que agora estamos envelopando e preparando para distribui-lo em todo grupo Aegea”, explicou Martina Souza, coordenadora de Gestão de Pessoas da Águas Guariroba.
Durante a apresentação, Martina e o analista de Gestão de Pessoas, Leonardo Zimermann, contaram como foi todo processo de criação e execução do projeto neste ano, ressaltando o sucesso entre os colaboradores.
Segundo a Coordenadora Edtech da Startup Sesi Fiems, Flávia Postigo, o evento visa proporcionar esse momento de desenvolvimento para as equipes de RH.
“Apresentamos o projeto elaborado em parceria com a Startup, trazendo como foi a produção e os resultados como case. Mostramos que jogo não é só diversão, que pode ser aprendizado assim como foi a Jornada da Cultura Aegea”, conta Flávia.
Com alcance para mais de 1,2 mil colaboradores a Águas Guariroba reforça constantemente os valores e talentos que todo colaborador do grupo Aegea deve buscar. A ‘Jornada da Cultura Aegea’ cumpriu esse objetivo, ressaltando o potencial das pessoas e o impacto que o trabalho de cada um promove na vida da sociedade. O resultado foi tão positivo que a Holding Aegea distribuirá a mesma dinâmica em todas as unidades do grupo, fazendo a Águas Guariroba, mais uma vez, um exemplo de serviço prestado além da conta.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 24/jul/2024 - Sem Comentários
Por meio do programa Escola Saneada, a concessionária tem transformado a vida de centenas de alunos da Capital e da zona rural
“A realidade mudou aqui. Diminuíram os casos de crianças doentes e a confiança na água também aumentou”. Esse é o relato de Neide Pinheiro, gerente da Unidade Básica de Saúde, que foi contemplada com rede de esgoto tratado e água de qualidade juntamente com a escola Orlandina Oliveira Lima, na comunidade Aguão, localizada na zona rural da Capital, a mais de 45 km da região central.
Seguindo com o compromisso de levar saneamento básico a toda Campo Grande, por meio do programa Escola Saneada, a Águas Guariroba leva esgoto e água a escolas da zona rural da Capital e transforma a realidade das crianças e toda comunidade escolar da região.
O primeiro exemplo foi na escola Orlandina Oliveira Lima, da comunidade Aguão, que teve as obras finalizadas há dois meses, transformando a realidade de 142 alunos da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.
“Esse programa Escola Saneada apresenta para a cidade mais uma oportunidade de trabalhar o saneamento. Nós temos em Campo Grande 116 escolas sem a rede de esgoto instalada, além disso nós detectamos que existiam mais nove escolas rurais que também não tinham saneamento. Mesmo as escolas rurais não estando dentro do nosso contrato formal, elas estão dentro do compromisso de atender a população de Campo Grande”, explica o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Para o tratamento do esgoto dessas escolas rurais, a Águas Guariroba usa uma tecnologia de tratamento biológico aeróbico, que é composto por gradeamento de sólidos e câmara de aeração, onde o efluente é tratado através de biomassa imobilizada com alta eficiência de remoção de matérias orgânica e nutrientes sem gerar lodo excedente, o que o torna de fácil operação. A disposição do efluente é feita por infiltração no solo através de sumidouros. No caso da escola da Comunidade Aguão, por exemplo foram usadas 4 unidades desse sistema.
Já no caso da água, os locais que possuem poços comunitários recebem o sistema de cloração, que garante a desinfecção da água consumida pela comunidade, o sistema é composto por um clorador instalado no poço com manutenção e operação simples. As adequações necessárias no cavalete do poço e o fornecimento dos equipamentos, assim como as pastilhas de cloro, são feitas pela concessionária.
Ao lado da escola, uma unidade básica de saúde também foi contemplada com a rede e as mudanças já foram percebidas de imediato.
“Antes nós tínhamos pelo menos duas crianças dando entrada por semana com cólicas e diarreia. Hoje essa realidade mudou. Esse problema está praticamente zerado”, comenta a gerente da Unidade de Saúde, Neide Pinheiro.
Além da solução para os problemas ocasionados pela falta de saneamento, a confiança na água aumentou após as obras.
“Tiramos o filtro daqui e agora nós tomamos água direto da torneira. Realizamos uma limpeza da caixa d’água a cada seis meses e tomamos sem preocupação”, completa Neide.
Para a professora do 3º ano do ensino fundamental, Walkiria Zanuncio, a chegada do programa Escola Saneada trouxe um complemento ao que é ensinado aos alunos.
“Somos uma escola de zona rural, ensinamos aos alunos o plantio de alimentos e o tratamento do esgoto é de suma importância, por garantir que não haja contaminação do solo, por exemplo. Isso tudo vem completar o que ensinamos sobre cuidados com a saúde e o meio ambiente e com certeza fará diferença na vida das pessoas da nossa comunidade, que colocarão em prática os mesmos cuidados”, comentou.
“Além disso, ao sermos beneficiados temos tranquilidade no consumo de água de qualidade, que é importante para a manutenção da saúde de toda a comunidade escolar”, completou a professora.
O Escola Saneada já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede de ensino da Capital, atendendo até o momento 15 escolas urbanas e 3 rurais. Até o fim de 2024 a previsão é que mais quatro escolas rurais sejam beneficiadas.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 22/jul/2024 - Sem Comentários
Programa Campo Grande Saneada já atingiu 150 km de obras neste ano.
Três semanas após o início das obras no Polo Empresarial Oeste de Campo Grande, a implantação da rede de esgoto na região já ultrapassou os 50% de avanço.
Com mais de 12,2 quilômetros previstos para a região, até a última semana já foram implantados 7,2 quilômetros.
São cerca de R$ 4 milhões investidos nas melhorias do parque industrial, trazendo desenvolvimento à região, tanto para as empresas já instaladas, como para atrair novos investimentos para a cidade.
O lançamento de início das obras, no fim de junho, contou com a presença do diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, do diretor-executivo, Gabriel Buim, e da prefeita Adriane Lopes.
As obras do Polo Empresarial fazem parte do programa Campo Grande Saneada, que já atingiu 150 quilômetros de rede de esgoto implantada neste ano.
O avanço das obras está a frente do previsto para essa época do ano. Conforme relatório, o esperado para a primeira quinzena de julho era ter cerca de 130 quilômetros implantados, representando uma performance de 115%.
As ligações da rede às casas e comércios também avançaram mais que o previsto. Até o momento já são 15 mil ligações neste ano, enquanto o esperado eram 12 mil. Uma performance de 122%.
Para esta semana há obras previstas nos bairros São Conrado, Caiobá, Centro Oeste, Aero Rancho e Noroeste. Além da continuidade no Polo Empresarial Oeste.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 19/jul/2024 - Sem Comentários
Durante o Fórum MS Economia Inteligente, nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, palestrou sobre “Saneamento Inteligente: Do ESG à prática”.
O Fórum tem como objetivo mostrar os principais impactos ambientais, sociais, econômicos para Mato Grosso do Sul nos próximos anos. A participação da Águas Guariroba foi no sentido de demonstrar como as ações ESG estão ligadas ao seu direcionamento estratégico.
ESG é a sigla em inglês para “ambiental, social e governança”, um conjunto de princípios que mede o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.
“A Águas Guariroba vem atuando muito forte no tripé ambiental do ESG, uma prova disso é a expansão que está ocorrendo das redes de esgoto na cidade. Do ano passado até o momento nós tivemos 400 quilômetros de rede construída em toda a cidade, isso leva mais saúde e qualidade de vida para a população e acaba despoluindo os nossos córregos”, explicou o gerente.
Outra ação mencionada foi a inciativa da AEGEA, holding da Águas Guariroba, em relação a metas financeiras vinculadas a diversidade. O objetivo é que até 2033 a AEGEA tenha 45% de mulheres em posição de liderança e 25% de lideranças negras. A Águas Guariroba já possui autoridade nessa questão, uma vez que 40% de toda a liderança já é de mulheres e 59% da liderança é de pessoas negras.
Por fim Fernando Garayo comentou sobre a forma que empresas trabalham os seus programas de ESG e os seus segmentos de operação.
“Não é incomum ver várias empresas com ações na área ambiental, social e de governança, mas que não necessariamente estão ligadas à sua área de atuação e aos seus objetivos estratégicos. Então nosso objetivo é mostrar como a Águas Guariroba conseguiu, ao longo dos anos, direcionar seus esforços ESG, mas mantendo um vínculo com sua identidade que é levar água de qualidade e coletar e tratar esgoto para a população”, conclui.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 18/jul/2024 - Sem Comentários
Os colaboradores dos laboratórios da água e efluentes e os coletores da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Águas Guariroba participaram, nesta semana, de um treinamento de coleta.
O objetivo dessa capacitação é manter o serviço de excelência que já é executado em todas as unidades de laboratórios e tratamento da concessionária.
“Esse treinamento é fundamental, pois uma amostra que chega ao laboratório tem a coleta como sua primeira etapa. E ela sendo realizada da forma correta e dentro de todas as normas, vai garantir os resultados. Por isso é fundamental que os coletores conheçam essas boas práticas”, explicou Karina Goulart, coordenadora de laboratórios da Águas Guariroba.
O treinamento foi realizado em três dias e ministrado pelo consultor Alexandre Marinho, da ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017. Marinho é um dos autores da norma de coleta do Inmetro.
Na parte prática, o treinamento teve foco nas técnicas de coleta de todos os tipos de matrizes: água potável, efluentes brutos, tratados, águas superficiais e subterrâneas.
“Isso para que a gente possa de fato garantir que o resultado seja confiável, atendendo as legislações e órgãos fiscalizadores”, completa Karina.
O coletor do laboratório de efluentes, Silvio Vieira, participou do treinamento e ressaltou a importância da constante evolução para a rotina do dia a dia.
“O treinamento é importante, porque agrega um valor e um conhecimento para nossa rotina, para que a gente possa entregar um serviço de qualidade no laboratório e para que as análises tenham mais precisão e mais assertividade”, afirma.
Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 16/jul/2024 - Sem Comentários
O Fórum MS Economia Inteligente contará com a participação da Águas Guariroba nessa quinta-feira (18). O gerente do Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, palestrará sobre o “Saneamento Inteligente: Do ESG à prática”, às 9h50.
ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” e significa “ambiental, social e governança” em português, é um conjunto de princípios que mede o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.
O Fórum tem como foco os nos impactos ambientais, sociais, econômicos para o Estado de Mato Grosso do Sul e seus parceiros. A proposta de valor é voltada a promoção de conexões, negócios, intercâmbio internacional, conhecimento atrelados ao impacto ambiental social e econômico na Rota Bioceânica. Esse é um evento importante para o fomento do Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Comercio Internacional.
“A participação da Águas Guariroba no Fórum de economia inteligente vem no sentido de apresentar a estratégia ESG da companhia e como isso sai do papel e vai para a prática beneficiando toda a comunidade. Muitas vezes as empresas têm dificuldade de direcionar as suas práticas ESG alinhadas com a área de atuação da empresa e com os objetivos estratégicos. Nossa experiência mostra que é possível alinhar essas práticas e causar impacto positivos na sociedade”, comentou Fernando Garayo.
O evento será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, auditório Manuel de Barros e contará com palestras sobre práticas sustentáveis, reciclagem e gestão ambiental.
A abertura do Fórum está marcada para às 8h30 com uma declamação de poema feita pela Delasnieve Daspet e encerrará às 19h, com um converto Tributo A Puccini realizado coro lírico Cant’Art.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 12/jul/2024 - Sem Comentários
Dando continuidade ao seu compromisso na atuação social, a Águas Guariroba está com inscrições abertas para o curso gratuito de “Fundamentos Básicos para Encanador Hidráulico”, através do programa Mãos e Obra. As vagas são limitadas e terão prioridade para os moradores dos bairros Moreninhas e Aero Rancho, para capacitar a população e gerar novas oportunidades.
O curso conta duas turmas que ocorrerão em locais diferentes. A primeira terá aulas segunda e quarta-feira, na ACIESP do Aero Rancho. Já as aulas da segunda turma ocorrerão terça e quinta-feira, nas Moreninhas, no Parque Jacques da Luz. As aulas serão realizadas das 18h30 às 21h30.
A previsão de início dos cursos é para o final de julho e serão ministradas pela Faculdade de Construção do SENAI. Após a conclusão, os alunos receberão um certificado.
Para fazer a inscrição, acesse o link: https://forms.office.com/r/L9kL1tPJ9H
Mãos e Obra é um programa realizado sob a gestão da área de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, com a parceria do SENAI/MS, para incentivar a capacitação e entrada no mercado de trabalho, principalmente entre os moradores de bairros que estão recebendo obras de expansão da rede de esgoto da concessionária.
“É uma oportunidade de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, fomentando assim a geração de renda e o empreendedorismo. E é claro que o SENAI foi a instituição escolhida para estar junto da gente nesta iniciativa, porque sabemos do know-how que ela tem para poder capacitar esses alunos”, ressaltou Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.
O programa iniciou sua primeira turma no início do ano com o curso de “Fundamentos de Reparos Residenciais” e formou 18 alunos dos bairros Los Angeles e Nova Lima. O objetivo é formar cerca de 200 pessoas nas sete regiões da Capital até o fim de 2024.