Arquivo de outubro 17America/Sao_Paulo 2024

Prorrogado prazo para inscrições no 13º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental

Postado por leonardo.belamoglie@aguasguariroba.com.br em 17/out/2024 - Sem Comentários

O prazo para inscrições no 13º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental foi prorrogado até o dia 3 de novembro de 2024. Também foi alterado o período de publicação dos conteúdos para até 3 de novembro.

A inscrição deve ser realizada por meio do site da concessionária www.aguasguariroba.com.br/premio/. Além do troféu, cada ganhador receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 15 mil para a primeira colocação e de R$ 7 mil para a segunda colocação de cada categoria.

Os profissionais de imprensa poderão inscrever seus trabalhos nas categorias:

– Webjornalismo;

– Telejornalismo;

– Jornalismo Impresso;

– Fotojornalismo;

– Radiojornalismo.

Os temas dos trabalhos devem ser relacionados a recursos hídricos e saneamento na cidade de Campo Grande:

– Uso consciente da água e alternativas sustentáveis para sua conservação;

– Políticas ESG;

– A importância da água e esgoto tratados para a prevenção de doenças e a saúde pública;

– Os impactos do avanço dos serviços de água e de esgoto no desenvolvimento sustentável;

– Iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade com o objetivo de incentivar o bom uso da água, da rede de esgoto e a conservação do meio ambiente.

A premiação é realizada anualmente pela Águas Guariroba, e tem o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente.

Mãos e Obras: Curso gratuito de fundamentos básicos para encanador hidráulico está com inscrições abertas

Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 15/out/2024 - Sem Comentários

Dando continuidade ao seu compromisso na atuação social, a Águas Guariroba está com inscrições abertas para o curso gratuito de “Fundamentos Básicos para Encanador Hidráulico”, através do programa Mãos e Obras. As vagas são limitadas e terão prioridade para os moradores dos bairros Nova Campo Grande e Jardim Aeroporto, para capacitar a população e gerar novas oportunidades.

O curso conta duas turmas que ocorrerão em locais diferentes. A primeira terá aulas segunda e quarta-feira, na Rua Eduardo Prado, 565, bairro Nova Campo Grande. Já as aulas da segunda turma ocorrerão terça e quinta-feira, no CRAS Albino Coimbra Filho – R. Rio Galheiro, 470 – Jardim Aeroporto

A previsão de início dos cursos é para o final de outubro e as aulas serão ministradas pela Faculdade de Construção do SENAI. Após a conclusão, os alunos receberão um certificado.

Para fazer a inscrição, acesse o link:https://forms.office.com/r/sVk0zzj1i0

Mãos e Obras é um programa realizado sob a gestão da área de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, com a parceria do SENAI/MS, para incentivar a capacitação e entrada no mercado de trabalho, principalmente entre os moradores de bairros que estão recebendo obras de expansão da rede de esgoto da concessionária.

“É uma oportunidade de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, fomentando assim a geração de renda e o empreendedorismo. E é claro que o SENAI foi a instituição escolhida para estar junto da gente nesta iniciativa, porque sabemos do know-how que ela tem para poder capacitar esses alunos”, ressaltou Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.

O objetivo é formar cerca de 200 pessoas nas sete regiões da Capital até o fim de 2024.

Com calor extremo, Águas Guariroba distribui gelo, isotônico e picolés para colaboradores

Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 07/out/2024 - Sem Comentários

As altas temperaturas e clima seco de Campo Grande estão afetando a saúde e bem-estar da população. Para garantir a segurança de seus colaboradores, a Águas Guariroba está distribuindo além de água de qualidade, isotônicos e picolés para as equipes de campo. Os trabalhadores contam ainda com uma máquina de gelo, distribuição de protetor solar e bonés.

“Qualquer mudança climática que temos o corpo responde, o bem-estar é prejudicado. É muita fumaça e muito calor, fico até tonto em alguns momentos e tenho que dar algumas pausas na minha rota”, explicou o leiturista Guilherme Alves.

Ao perceber a situação extrema, a Águas Guariroba iniciou um plano de ação para minimizar os efeitos do calor. “Criamos esse plano de ação pensando no bem-estar dos nossos trabalhadores que estão sofrendo com as mudanças climáticas. O objetivo da concessionária é proporcionar um ambiente de trabalho seguro e isso inclui fornecer meios para os colaboradores se refrescarem e se hidratarem”, afirmou Guilherme Raulino, Coordenador de Serviços.

Durante o dia, equipes volantes entregam água, gelo e isotônicos aos colaboradores que prestam serviços na rua. Além disso, esporadicamente também há distribuição de picolés.

“Eu acho que o que a empresa está fazendo com o plano de ação é muito bacana, ajuda a gente repor a energia que perdemos durante o dia e nos hidrata. É uma iniciativa muito boa que está ajudando muita gente”, complementou Guilherme Alves.

Águas Guariroba passa a gerar sua própria energia com parques eólicos na Bahia

Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 07/out/2024 - Sem Comentários

Com iniciativas sempre voltadas à preservação do meio ambiente e focadas nos pilares do ESG, a Águas Guariroba, concessionária da Aegea, passou a produzir a própria energia neste ano, por meio de parques eólicos localizados na Bahia. Com a novidade, a concessionária atinge o patamar de 99% de toda energia consumida em sua operação proveniente de fontes 100% limpas.

A geração de energia do parque eólico corresponde a 94% do consumo da concessionária, enquanto 3% vêm da usina de energia solar instalada em Cassilândia, no modelo de Geração Distribuída.

“Antes dessa geração eólica, nós comprávamos no mercado livre de energia, que também vem de fontes renováveis. O que muda agora é que a produção é nossa e de uma fonte totalmente limpa, que é o vento. Isso contribui para a redução de emissões na atmosfera e reforça o compromisso da empresa em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de suas decisões”, comenta a coordenadora de Operações, Isadora Andrade.

Essa geração de energia eólica vem por meio de contratação da Aegea em um consórcio composto por 15 concessionárias do grupo, entre elas a Águas Guariroba. As usinas eólicas implantadas pela empresa parceira Serena Energia passam a gerar essa energia através de 20 aerogeradores de 5,8MW cada, resultando em uma potência instalada total de 116MW e serão responsáveis por fornecer uma energia equivalente ao consumo de uma cidade de cerca de 700 mil habitantes, visando o atendimento energético dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dessas operações.

A energia é um dos principais insumos utilizado nas operações da Aegea, e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Companhia, que tem o compromisso de colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de suas decisões.

“Hoje, 98% da energia consumida em nossas unidades são provenientes de fontes renováveis. Além disso, temos uma meta de redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, que está atrelada à duas emissões de Sustainability-Linked Bonds (SLB) – operação inédita para empresas de saneamento no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso da Companhia com a redução de impactos no meio ambiente e com a agenda ambiental do país”, destacou Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea.

As usinas que compõem o projeto já estão totalmente implantadas e fazem parte do complexo eólico Assuruá 5, localizados em Xique-Xique e Gentil do Ouro, no estado da Bahia.

Atualmente a Águas Guariroba tem um consumo total de 9.853 MWh em sua operação. Para se ter uma ideia, uma residência comum consome entorno de 152 quilowatts de energia em um mês.

“Estamos entusiasmados em anunciar essa parceria com a Serena Energia. Mais um passo de um trabalho consistente da companhia e com ações estruturadas para evoluir na eficiência das contratações no mercado livre de energia, contribuindo para um sistema de saneamento mais eficaz e ambientalmente consciente. Na Aegea já temos projetos em operação e implementação em 13 estados, e permanecemos firmes na busca por fontes de energia limpa, colocando a preservação do meio ambiente no centro de nossas decisões estratégicas”, concluiu Emerson Rocha.

Fique em Dia: feirão da Águas Guariroba é oportunidade de negociar dívidas com condições especiais

Postado por luana.basso@aguasguariroba.com.br em 03/out/2024 - Sem Comentários

Nesse sábado (05), a Águas Guariroba realizará um Feirão de Renegociação de dívidas na Loja Central da concessionária, como parte da campanha ‘Fique em dia’. Clientes terão condições especiais para quitar débitos, como parcelamentos em sessenta vezes e descontos de até 95%.

O evento é uma oportunidade para clientes que não conseguem aproveitar da iniciativa durante a semana. Estarão disponíveis 26 atendentes para ajudar clientes a regularizarem seus débitos. O Feirão de Renegociação ocorrerá das 8h às 12h, na Rua Marechal Rondon, 1808, e contará com sorteio de prêmios para os clientes que negociarem suas dívidas no evento.

“O feirão foi criado pensando nos clientes que trabalham durante a semana e não conseguem ir até lojas de atendimento no horário normal de funcionamento. Além de ser uma grande oportunidade para aqueles com dívidas antigas quitarem o valor com até 95% de desconto e parcelamento em até sessenta vezes”, explicou Mayara Garcia, coordenadora Comercial.

A campanha “Fique em Dia” segue até o fim de novembro e os clientes poderão negociar seus débitos nas lojas e canais de atendimento da Águas Guariroba.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com a concessionária por meios dos canais de atendimento disponíveis, entre eles, o 0800 642 0115, ou ir até uma loja de atendimento presencial (clique e veja os endereços).

Com capacidade de 1 milhão de litros de água, novos reservatórios reforçam o sistema de abastecimento da Capital

Postado por leonardo.belamoglie@aguasguariroba.com.br em 02/out/2024 - Sem Comentários

Estão em andamento a construção de mais dois novos reservatórios, um localizado na região do Pênfigo que já conta um reservatório de 500 mil litros de água, e o outro no bairro Nova Campo Grande, ambos com capacidade para 1 milhão de litros de água.

Esta ampliação da capacidade irá reforçar o abastecimento em toda a cidade. Hoje o município conta com 107 reservatórios de água, distribuídos nas sete regiões da cidade, com 100% da cidade tendo acesso a rede de água tratada.

Toda a água que abastece a Capital vem dos córregos Guariroba, Lageado, e os poços subterrâneos profundos, que vai da captação, passando pelo tratamento, até a distribuição. Os reservatórios permitem que a água seja distribuída por toda a cidade da maneira eficiente, e assim, a distribuição pode ser direcionada de um bairro para o outro conforme a necessidade de abastecimento de cada região.

Segundo o Coordenador de Engenharia, Joás Rocha, “A ampliação e o reforço na capacidade de armazenamento, traz resiliência para o sistema, gerando mais segurança hídrica para o abastecimento da capital. A Águas Guariroba tem uma visão de futuro que preza em disponibilizar a melhor água para a população. A obra desses dois reservatórios, mostram um planejamento estratégico que traz orgulho para as operações da concessionária.”