Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 30/jan/2025 - Sem Comentários
Título é resultado do trabalho de mais de duas décadas da concessionária Águas Guariroba na Capital.
Campo Grande é a cidade com melhor saneamento no Centro-Oeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado em 2024.
Esse indicador é resultado do trabalho e dedicação de mais de duas décadas da concessionária Águas Guariroba na Capital.
“Nossa missão é ir além de conectar a próxima casa, levamos dignidade, saúde e qualidade de vida aos campo-grandenses. Em 2024 atingimos 93% de cobertura da rede de esgoto e temos cobertura de 99% da rede de água desde 2011. Isso tudo é reflexo do comprometimento da companhia”, afirma o diretor-presidente da concessionária, Gabriel Buim.
Com mais de 400 municípios participantes, a pesquisa analisa diversos fatores como saneamento básico, acesso à saúde, qualidade de saúde, acesso à educação, segurança, meio ambiente, entre outros.
Entre os indicadores de saneamento básico, a pesquisa analisa a cobertura do abastecimento de água, perdas na distribuição de água, cobertura da coleta e do tratamento de esgoto, entre outros.
Conforme o novo Marco Legal do Saneamento, Campo Grande já é uma cidade universalizada no saneamento básico. A Lei Federal define que os municípios devem atingir 99% da cobertura de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. Campo Grande alcançou esse objetivo em 2024, ou seja, com nove anos de antecedência.
“Outro tópico ressaltado na pesquisa e que somos referência nacional é sobre perdas de água. Enquanto a média nacional fica acima dos 30%, nós temos o índice em 19%. Resultado de muito trabalho e emprego de tecnologias no monitoramento constante do sistema de abastecimento, onde acompanhamos desde a captação até que a melhor água do país chegue na torneira de cada campo-grandense”, afirma a diretora-executiva da Águas Guariroba, Francis Faustino.
No ranking geral, onde outros serviços e critérios são considerados, Campo Grande está na 86ª posição, tendo avançado 6 posições comparado ao estudo do ano anterior.
A pesquisa, realizada desde 2020 com os municípios, tem apoio de grandes empresas e instituições, como o próprio grupo Aegea, holding controladora da concessionária Águas Guariroba.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 22/jan/2025 - Sem Comentários
Cidade cresce e concessionária acompanha desenvolvimento com obras na Capital.
A Águas Guariroba reforça, de forma constante, o sistema de abastecimento de água de Campo Grande. No último trimestre de 2024, as obras de destaque da concessionária foram a construção de dois novos reservatórios com capacidade de um milhão de litros d’água cada.
A ação mais recente ocorre na região do Pênfigo, onde o reservatório já está com 60% concluído e beneficiará mais de 30 mil pessoas do bairro e região.
“Contamos atualmente com 107 reservatórios instalados pelas sete regiões da Capital. Temos um sistema resiliente e interligado, que permite a distribuição da água tratada para toda a cidade da maneira eficiente. Com esse reforço no armazenamento e ampliando a infraestrutura, asseguramos o fornecimento seguro e constante”, destacou José Henrique da Cruz, gerente de Operações.
Aquífero Guarani
Outra ação de destaque foi a perfuração de um novo poço com mais de 500 metros de profundidade e que capta água diretamente do Aquífero Guarani.
“Esse novo poço resultará em um acréscimo de mais de 285 mil litros de água produzidos por hora. A estratégia faz parte do planejamento da companhia para garantir o abastecimento, mesmo com o crescimento contínuo da população da Capital e as condições climáticas adversas”, explica a diretora-executiva da concessionária, Francis Faustino.
Além do poço, o bairro também recebeu um novo reservatório, também com capacidade de um milhão de litros de água.
Todas as ações garantem que a melhor água do país chegue de forma contínua na torneira dos campo-grandenses. É o compromisso da Águas Guariroba com a segurança hídrica da Capital e com a qualidade de vida dos moradores.
“Para 2025 os investimentos continuam. As ações em infraestrutura terão objetivo de reforçar o sistema da concessionária e suportar o crescimento orgânico da cidade”, comenta o diretor-presidente, Gabriel Buim.
O avanço do saneamento básico promovido pela Águas Guariroba caminha em conjunto com o desenvolvimento para a cidade e seus moradores.
“A chegada de um novo reservatório nos dá ainda mais garantia de que a água chegue de forma constante nas nossas casas. Atividades como lavar roupa e limpezas mais profundas em casa são essenciais para o nosso dia a dia”, afirma a servidora pública e moradora do bairro Nova Campo Grande, Fábia Britez,
O coordenador da Engenharia, Joás Rocha, ressalta o planejamento a longo prazo. “Toda a equipe da Engenharia segue um planejamento rigoroso com objetivo de garantir a segurança operacional e a modernização frequente das unidades de distribuição de água”. É a Águas Guariroba levando mais saúde e dignidade a todos de Campo Grande.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 15/jan/2025 - Sem Comentários
Com sistema de monitoramento inteligente, a Águas Guariroba trabalha 24 horas por dia para manter o abastecimento de Campo Grande constante. São mais de 270 milhões de litros de água tratados e distribuídos diariamente aos campo-grandenses.
“Temos a missão e o compromisso de levar a melhor água do país para quase 1 milhão de habitantes de Campo Grande todos os dias. É uma grande responsabilidade que cumprimos com muito respeito e profissionalismo”, afirma o gerente de Operações da concessionária, José Henrique da Cruz.
Para o controle de toda essa operação, o Centro de Controle de Operações (CCO) é o verdadeiro “coração” da concessionária. Localizado em um ambiente altamente tecnológico, o CCO gerencia e monitora todas as operações essenciais para garantir o fornecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto à população.
Ali, uma série de telas e sistemas avançados se interconectam para fornecer uma visão em tempo real de toda a malha de tubulação da cidade, permitindo um controle preciso e eficiente.
Cada tubo e cada válvula dentro dessa complexa rede de distribuição de água é monitorado minuciosamente pelo CCO, que assegura que o fluxo de água chegue sem interrupções desde as captações até os domicílios dos moradores.
Com a ajuda de sensores e softwares de última geração, os operadores conseguem detectar qualquer variação no sistema, para que o ajuste necessário seja executado, permitindo uma resposta rápida e eficaz.
“O CCO não apenas monitora o funcionamento da infraestrutura, mas também antecipa possíveis gargalos e ajusta o fornecimento conforme as necessidades da cidade, por meio de um sistema resiliente e interligado na cidade toda. A capacidade de análise em tempo real e a automatização dos processos tornam o CCO uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de um recurso tão vital que é a água, garantindo que ela seja distribuída de maneira eficiente, sustentável e sem desperdícios”, explica Alex Halley, supervisor do CCO.
Quando há alguma intercorrência ou solicitação de morador, as equipes da Águas Guariroba são imediatamente mobilizadas para garantir que o atendimento seja ágil e eficiente.
Desde o momento em que a solicitação chega ao Call Center, iniciamos um processo coordenado que envolve diversas etapas para assegurar que todas as demandas sejam atendidas de forma satisfatória. Pelo menos 10 colaboradores são mobilizados, começando com a abertura da Ordem de Serviço, que é registrada e monitorada pelo CCS (Centro de Controle de Serviços).
A partir desse ponto, a Ordem de Serviço é acompanhada de perto até a execução da manutenção, garantindo que todas as etapas do processo sejam cumpridas dentro dos padrões de qualidade estabelecidos.
As equipes da Central de Serviços estão sempre prontas para atuar rapidamente, garantindo que o serviço seja prestado com a máxima eficiência e sem prejudicar a experiência dos moradores.
“Sempre que solicitamos algum serviço ou alguma demanda, o serviço vem rápido. Os funcionários da Águas Guariroba são muito atenciosos e educados. As equipes que nos atenderam foram excelentes”, comenta Luciene Rezende, liderança do bairro Nova Bahia.
Postado por leandro.cassiano@aguasguariroba.com.br em 02/jan/2025 - Sem Comentários
Com o início do ano de 2025, a Águas Guariroba reforça um compromisso firmado com todos os campo-grandenses: ir além de conectar a próxima residência. O propósito da concessionária é levar saúde e qualidade de vida a todos que consomem a melhor água do país e se conectam a rede de coleta e tratamento de esgoto.
Em 2024. Campo Grande alcançou 93% de cobertura da rede de esgoto na Capital, sendo que 100% de tudo que é coletado é tratado. Foram mais de 210 quilômetros de tubulações de esgoto implantados em diversas regiões da Capital neste ano.
Com essa expansão, 20,6 mil novas residências e comércios foram conectados à rede de esgoto, impactando diretamente pelo menos 57,7 mil pessoas que passaram com mais dignidade e saúde.
“A presença do saneamento básico pode ser considerada como um parceiro direto da Saúde Pública. Existem estudos que mostram a grande melhora na saúde, principalmente de crianças e idosos, que passaram a ter acesso a água tratada e coleta de esgoto em casa”, comenta a diretora-executiva da Águas Guariroba, Francis Faustino.
Nos últimos dois anos, por meio do programa ‘Campo Grande Saneada’ da concessionária, foram implantados mais de 500 quilômetros de esgoto, conectando mais de 120 mil pessoas.
“Podemos afirmar que nos últimos anos Campo Grande passou por uma revolução no saneamento e, consequentemente, na saúde e qualidade de vida dos campo-grandenses também. Alcançamos a universalização, conforme prevê a Lei Federal do Marco Legal do Saneamento e em 2025 tem muito mais por vir”, afirmou Gabriel Buim, diretor-presidente da concessionária.
ÁGUA PARA TODOS
Reconhecida por ter a melhor água do país, Campo Grande passa a ter ainda mais resiliência e segurança hídrica em 2025 após a concessionária concluir a construção de dois novos reservatórios com capacidade de 1 milhão de litros cada.
“As regiões da Nova Campo Grande e do Pênfigo foram as beneficiadas, mas o sistema como um todo será contemplado, já que a rede de abastecimento da concessionária é interligada, podendo deslocar água de um ponto a outro da cidade, independentemente de onde estiver o reservatório”, detalha Francis.
Também na região da Nova Campo Grande a Águas Guariroba concluiu e já colocou em operação um novo ‘super poço’, com mais de 500 metros de profundidade, captando água diretamente do Aquífero Guarani.
“Essas ações mostram a preocupação que da concessionária em manter o abastecimento da Capital sem interrupções, mesmo em épocas de poucas chuvas e calor extremo”, completa Buim.
SANEAMENTO É SINÔNIMO DE SAÚDE
No começo do mês de dezembro, pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaram um estudo que comprova a relevância direta na saúde de crianças recém-nascidas que possuem saneamento básico em casa, até mesmo durante a gestação da mãe. Os dados da pesquisa são de famílias campo-grandenses.
“Nosso propósito é que todas as famílias de Campo Grande tenham acesso a água e esgoto tratados. Temos investido na ampliação da Tarifa Social da Água, que hoje conta com mais de 65 mil pessoas beneficiadas. Nossa missão elevar a qualidade de vida da população, atuando na saúde preventiva”, comentou Francis sobre o estudo.
A pesquisa “Saneamento e Saúde Neonatal: Evidências do Brasil”, foi realizada pelos autores Pedro Oliveira, Daniel da Mata e Fernanda Batolla, da EESP-FGV, e mostra que Campo Grande teve um avanço de 22% (em 2005) para 83% (em 2019) na cobertura da rede de esgoto. E atualmente a cidade conta com 93% de acesso ao serviço de esgotamento sanitário.
“Entre os diversos benefícios do saneamento encanado para as crianças recém-nascidas, o estudo aponta principalmente o ganho de peso. Foram constatados que a cada mês que a mãe tem acesso ao saneamento, o bebê ganha 20 gramas. E os efeitos são impulsionados quando essa exposição ocorre nos dois primeiros trimestres da gestação”, detalha a pesquisadora Fernanda Batolla.
Essa é a transformação de vida levada pela Águas Guariroba. “Quando o saneamento chega, o que fica é a saúde! E em 2025 teremos muito mais para a população de Campo Grande, com mais rede de esgoto, mais reservatórios de água e muita infraestrutura, reforçando a referência que a Capital é no saneamento do país”, concluiu Buim.