Notícias
Alunos do projeto de capacitação profissional acompanharam detalhes da operação da concessionária e fazem imersão no universo do saneamento.
Depois de participarem de diversas palestras sobre saneamento básico, alunos do projeto Pioneiros visitaram nesta semana a Estação de Tratamento (ETA) Guariroba e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles e Imbirussu, além da Central de Serviços da Águas Guariroba.
Durante a visita, os jovens realizaram uma verdadeira imersão no universo do saneamento da região. “Estou adorando o Pioneiros, pois aprendo muitas coisas relacionadas à água, esgoto e ao meio ambiente. Os profissionais explicam muito bem”, elogiou o estudante Gustavo Rodrigues Carvalho.
O programa, voltado para alunos do ensino médio da rede pública de Campo Grande é composto por palestras com profissionais de diversas áreas e visitas técnicas a áreas operacionais da Águas Guariroba, como as estações de tratamento de água e esgoto, laboratório e Central de Serviços.
Com objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, o Pioneiros surgiu de uma demanda recebida por outro projeto desenvolvido pelo setor de Responsabilidade. “Com o Afluentes, que é o nosso canal direto com os líderes comunitários, recebíamos muitos pedidos de vaga para jovem aprendiz, para afastar os jovens da marginalização. Como não é possível atender a todas as demandas, optamos por contribuir na preparação, para que tenham um diferencial na busca pelo primeiro emprego”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
As atividades do Pioneiros seguem até o dia 8 de dezembro e após a imersão nos assuntos, os jovens terão o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro em que vivem. As três melhores propostas irão ganhar um tablet e concorrer ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, holding de saneamento da Águas Guariroba, na categoria Jovens Pioneiros, competindo com participantes de todo o país.