Notícias
As obras da Águas Guariroba com o programa Campo Grande Saneada continuam avançando e já somam mais de 165 km de rede implantados no ano. Além disso, as obras realizadas em 2024 beneficiam mais de 16 mil famílias, o representa os esforços da concessionária com a expansão da infraestrutura de esgoto na Capital e o bem-estar dos campo-grandenses.
Atualmente, Campo Grande conta com aproximadamente 93% de cobertura de esgoto. Os moradores do bairro Nova Lima já estão disfrutando das obras de saneamento. Para a líder de bairro, Meire Maciel, ter acesso a rede de esgoto significa mais qualidade de vida.
“Estamos muito felizes com o progresso que chegou na Nova Lima, as obras trouxeram progresso e evolução. Os moradores gostaram muito. Há áreas que ainda não foram asfaltadas, mas a rede de esgoto já chegou e já podemos realizar a canalização”, exaltou a líder.
As obras prosseguem nos bairros São Conrado, Nova Campo Grande, Centro Oeste, Los Angeles, Homex, Caiobá, Indubrasil, Seminário e Parati. Até o final deste ano, a previsão é alcançar um índice de cobertura de 94%, aproximando a capital sul-mato-grossense da universalização dos serviços de esgoto.
Na Moreninha IV, o avanço da rede de esgoto não só levou saúde ao bairro, mas ajudou a reduzir os custos mensais das residências, o morador Eduardo Menezes afirma que as obras alteraram completamente o cotidiano da região.
“Ficou claro que vale a pena ter a rede de esgoto, primeiro que diminuiu os gastos, principalmente de famílias maiores, que tinham sempre que esgotar as fossas que enchiam rápido. E no dia a dia faz muita diferença, não há preocupação com água usada, ela já está ligada na rede de esgoto”, explicou Eduardo Menezes.
Ademais, os avanços da Campo Grande Saneada não se limitam apenas a bairros, mas também se estendem a comunidades indígenas. O cacique da Aldeia Novo Dia, Josivaldo Delfino, acreditava que acesso a esgoto tratado era uma realidade inacessível até as obras da Águas Guariroba.
“Nós ouvíamos sobre a rede esgoto em bairros nobres, mas nunca pensamos que chegaria, mas chegou e muito rápido. A diferença é grande comparado ao que era antes, é algo que mudou nossa rotina para melhor”, considera.