Notícias
Na última sexta-feira, (6), as melhores reportagens sobre saneamento, sustentabilidade e meio ambiente foram reconhecidas no 13ª Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental.
O evento premiou 10 jornalistas, selecionados por um júri composto por três especialistas em comunicação, entre mais de 100 inscrições recebidas este ano. As categorias contempladas foram Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo.
O prêmio tem como objetivo incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas interações com a saúde pública e o meio ambiente. “O prêmio vem parabenizar e reunir os profissionais da imprensa, premiando as melhores reportagens com foco no meio ambiente de Campo Grande”, destacou Gabriel Buim, Diretor-Presidente da Águas Guariroba.
Durante a cerimônia, a concessionária prestou homenagem ao fotógrafo Roberto Higa, que há 50 anos registra a história de Campo Grande e possui um dos maiores acervos de fotos da capital, profissional admirado por toda imprensa.
Em cada categoria, foram premiados dois trabalhos. Os vencedores receberam troféus e certificados, além de prêmios em dinheiro: R$ 15 mil para o primeiro lugar e R$ 7 mil para o segundo.
Os vencedores foram:
- Jornal Impresso: Kâmila Alcântara, do jornal O Estado, com a reportagem “Mesmo com extremos climáticos, Campo Grande é referência em abastecimento de água”.
- Telejornalismo: TV Morena, pela reportagem “Produtores de Água”, produzida por Thayná de Oliveira.
- Webjornalismo: Thalya Godoy e Graziela Rezende do Site Mídiamax – “Inteligência Artificial chega para evitar catástrofes e furto de água em Campo Grande”.
- Fotojornalismo: Marcos Maluf, do Portal MS News, com “Com novas tecnologias, capital enfrenta crise hídrica e garante água na torneira mesmo em períodos de estiagem”.
- Radiojornalismo: Heloísa Garcia Barbosa e Thaís Cintra Pereira, da rádio UFMS, pela série “A série inovação e sustentabilidade na gestão de recursos hídricos”.
Os finalistas abordaram diversos temas relacionados à gestão dos recursos hídricos em Campo Grande, destacando a resiliência da concessionária diante dos desafios climáticos, enfatizaram a importância do abastecimento de água, da expansão da rede de esgoto e da sustentabilidade.