Notícias
Com indicadores de saneamento básico evoluindo, Campo Grande universalizou o acesso à água potável.
município de Campo Grande foi destaque no site do Instituto Trata Brasil, uma das instituições mais renomados do mundo no que diz respeito a saneamento básico. O Instituto apontou que a capital do Mato Grosso do Sul tem mais de 916 mil habitantes e leva os serviços de água potável para 100% da população, além de atender 88,1% com coleta de esgoto – como apontam dados do Sistemas Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2021).
O Instituto indica ainda que Campo Grande desperdiça apenas 19,7% da água potável, ou seja, o índice está alinhado com os padrões de excelência em perdas (inferior a 25% em perdas na distribuição), conforme a meta estabelecida para 2034 pela Portaria 490 pelo então Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A reportagem também reforça que a Capital ocupa a 26ª posição no Ranking do Saneamento 2023, relatório divulgado anualmente pelo Trata Brasil que apresenta os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país. A capital do Mato Grosso do Sul evoluiu em duas posições no Ranking do Saneamento em comparação à edição do ano anterior, indicando que tem realizado esforços em busca de universalizar os serviços de água e esgotamento sanitário.
Ainda conforme o Instituto, Campo Grande teve apenas 157 hospitalizações por doenças associadas à falta de saneamento, em 2021. A incidência foi de 1,71 casos por 10 mil habitantes, o que gerou gastos a cidade de mais de R$ 114 mil. Para efeito de comparação com os números nacionais, ocorreram quase 130 mil internações em decorrência de doenças de veiculação hídrica no país – a incidência foi de 6,04 casos por 10 mil habitantes e as despesas somam mais de R$ 55 milhões.
Leia a reportagem completa: https://tratabrasil.org.br/aniversario-de-campo-grande-cidade-esta-entre-as-30-melhores-colocadas-no-ranking-do-saneamento/