Notícias
Iniciativa visa orientar jovens de escolas públicas sobre dia a dia de uma grande empresa e sobre serviços de saneamento da cidade.
Com recorde de inscrições neste ano, o programa Pioneiros, da Águas Guariroba, terá início na próxima semana com mais de 250 alunos da rede pública de ensino. No ano passado foram 138 inscritos.
O programa, que faz parte das ações de Responsabilidade Social da concessionária desde 2020, tem como objetivo principal aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões no setor de saneamento básico.
“Proporcionamos a oportunidade desses jovens aprenderem sobre diferentes áreas da empresa e os serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes do ensino médio da rede pública”, explica Jhonatan Santos, analista de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.
![](https://www.aguasguariroba.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Pioneiros2-e1723208317711.jpg)
Após as inscrições serem confirmadas, os jovens passam por uma imersão na concessionária, sendo em muitos casos o primeiro contato deles com o ambiente corporativo e a cultura organizacional de uma grande empresa.
Dentro do projeto, os jovens têm a oportunidade conhecer mais sobre o dia a dia da empresa, detalhes da operação de saneamento de sua região, além de receber mentoria de colaboradores voluntários da concessionária e acesso a diversos cursos na plataforma de educação corporativa da Aegea, a Academia Aegea Social.
Após a parte teórica, os jovens são convidados a elaborar um projeto de melhoria para questões relacionadas ao saneamento, sustentabilidade ou meio ambiente de sua comunidade e concorrem a uma premiação local e nacional.
“Já estamos na 5ª edição do programa e em diversas vezes tivemos jovens que se destacaram e em seguida conquistaram oportunidades no mercado de trabalho, inclusive aqui dentro da Águas Guariroba. Enxergamos que essa oportunidade dada transforma a realidade deles”, completou Jhonatan.