Notícias
O Comitê de Igualdade Racial da Águas Guariroba celebrou na última sexta-feira (24) os 4 anos de criação do Programa Respeito dá o Tom. Para comemorar a data, o Comitê apresentou a nova coordenação que atuará na realização das atividades do Programa em Campo Grande.
A assistente de Recursos Humanos, Nayara de Souza Oliveira, assume a coordenação do comitê local do Programa, enquanto a agente de call center, Gabriela Sena assume a secretaria da coordenação local. Para a nova coordenadora do Comitê local, o Programa Respeito dá o Tom é sinônimo de referência nas ações de inclusão e igualdade racial no mercado de trabalho.
“Quando cheguei na empresa, conhecia pouco do Programa. À partir dos convites para participar das ações junto à coordenação, fiquei encantada com a causa. O Respeito dá o Tom tem um objetivo nobre de ampliar a inclusão racial social. Assim como fui acolhida, quero levar esse suporte para todas as pessoas”, destaca Nayara. “Me inspirei muito na coordenação anterior pelos resultados obtidos até então. É uma iniciativa muito nobre com um programa que se preocupa em inserir cada vez mais as pessoas negras no mercado de trabalho”, afirma.
“Estou há mais de dois anos acompanhando o Comitê e é um orgulho ver como este crescimento do Programa traz a evolução para a sociedade e para as empresas. É uma luta diária que vivemos, acompanhando e vivenciando cada conquista desse espaço no mercado de trabalho” lembrou, Gabriela.
Os 4 anos do Programa Respeito Tom também contou com o sorteio de brindes para os colaboradores da Águas Guariroba, além da Live com o tema “Autocuidado da População Negra” com os palestrantes Vinicius Archanjo, especialista em relações étnicos-raciais, e também da Psicóloga Clínica e Hospitalar e Consultora de Diversidade e Inclusão, Jaqueline França.
Programa Respeito dá o Tom
Lançado em 2017, o Respeito dá o Tom é um programa da Aegea com o objetivo de diminuir a desigualdade racial no mercado de trabalho. Para promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares principais: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.
Entre as ações de destaque estão a criação de comitês regionais e locais, realização de Censo Interno, programa de Trainee, além de ser case de sucesso entre as unidades da Aegea durante a pandemia com vídeos pílulas gravados pelos colaboradores.
A Aegea possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil – uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de direitos humanos e na luta pela igualdade racial da população negra, através da inserção no mercado de trabalho. A certificação significa que a empresa se compromete em realizar ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.